Se isola apenas idosos e pessoas com problemas de saúde não mudaria muito. Pois os demais estariam se contaminando numa velocidade assustadora (sem isolamento) e continuaria sendo necessário de sistema de saúde pra cuidar dos 20%. Talvez menos, mas continuaria ainda assim sendo necessário isso. E tem mais… uma coisa é vc fazer isso num país de 20mi de habitantes e de primeiro mundo, com a maior parte da população vivendo dignamente. Outra coisa é fazer isso num país em desenvolvimento, como o nosso, com 220mi de habitantes e onde a boa parte da população vive em condições precárias.
Mutação sempre pode gerar um perigo maior, mas isso daí cabe pra qualquer vírus. O Sars por exemplo tinha uma taxa de mortalidade 5x maior que o do coronavirus.
Mas vc só se apegou a primeira parte da solução, isolar o grupo de risco. Ignorou a segunda, testes em massa. Neste caso, o teste em massa serve pra controlar logo a epidemia, quem testa positivo já é colocado em isolamento, igual a Coreia do Sul fez. Com estas duas medidas vc consegue controlar bem a situação, sem parar o país inteiro.
Mas eu li que a Coreia preparou tudo após o último surto do SARS, entrou até em discussão a questão de privacidade. Eles fizeram um sistema de rastreamento dos infectados, por onde passaram, aonde utilizaram cartões de crédito, câmeras de vigilância nas ruas, para poder ir testando todo mundo.
E tem a questão já colocada… é um país menor, com população bem menor. Penso que o mesmo modus operandi aqui seria muito mais difícil e ainda acho que a melhor medida seria a de isolamento mesmo. Mas um isolamento obrigatório.
Esse lenga lenga de esperar a população tomar consciência pra não sair na rua não adianta.
Decreta logo um estado de sítio por 15 dias, impede a circulação de pessoas e aplica teste em massa na medida do possível. Estanca a sangria, não satura o sistema de saúde e talvez controle a situação.
Do jeito que tá vai longe o problema por aqui
Sem dúvida o fato da extensão territorial gigantesca daqui torna tudo mais complicado.
Mas ao meu ver, fechar tudo não será a solução. Pode diminuir a velocidade da coisa, mas o caos e pânico já foi instalado. Daqui a 15 dias os casos ainda devem estar crescentes, e vão ficar prorrogando o confinamento. Já acho possível ficarmos mais de 1 mês assim, pois os governadores já perderam totalmente a noção do peso de suas ações. E de uma forma geral, o custo financeiro que isto vai gerar pras famílias, provavelmente será bem superior ao problema na área de saúde.
Sim, sem dúvida. Prejuízos serão incalculáveis…
Concordo com você quando diz que veremos a posteriori qual era a melhor forma de lidar com o problema tanto do vírus como a ação dos BCs pra segurar a economia.
Por enquanto os países que se saíram melhor foram Coreia do Sul (teste em Massa) e se confiarmos nos dados a Rússia (fechou a fronteira em janeiro).
Bravo…
@neilson colocou o dinheiro em algum lugar (como dólar por exemplo?) ou vai do aguardar a bolsa cair para comprar mais e deixar o dinheiro na conta corrente ou cdb liquidez diária?
Qual o plano para esse dinheiro ?
O ministro falou que não fez isso (testes em massa) por falta de kits para os testes.
Tá faltando kit até nos EUAs.
O Brasil aumentou a produção de Kits para tentar um sistema de amostragem de quem tiver com sintomas. É numericamente impossível fazer o que a coréia fez.
Temos 4x mais pessoas e 85x menos densidade demográfica. Ou seja. Mais área para cobrir logisticamente com os estados fechando as rodovias.
Com relação a fechamento de fronteiras de países vizinhas foi feito no tempo que deu.
Inclusive eles anteciparam 2 dias. O plano era para ser esse domingo.
Acredito que (na medida do possível) estamos no caminho certo.
Mas ainda bem que a ficha caiu!
Dólar eu já tinha e já tenho uma parte boa em cash, achei melhor deixei parado mesmo pois meu pensamento é o seguinte. Esse dinheiro é somente para renda variável e como podemos ter quedas muito acentuadas nas próximas semanas prefiro estar ali a disposição do que fazer aplicação de 0.3/0,4% ao mês . Pretendo fazer nova compra entre 40/50% abaixo do fechamento de sexta nos ativos que quero para minha carteira . Bem , pode.nunca chegar nesses valores, mas tudo pode acontecer. Não faltam notícias negativas para isso e para mim hoje o maior fator a jogar a bolsa para baixo são os novos casos de contaminação na China( + trade war do petróleo), vindo do exterior… talvez tenhamos que viver com restrições por muito mais tempo que possamos imaginar e para nossa economia vai ser um golpe muito forte.
A minha posição atual em renda variável não vai me fazer falta nos próximos anos(5/10 anos) mas prefiro proteger meu capital vendendo com pequeno prejuízo ou no 0x0 deixando margem para novas compras.
Eu.penso da seguinte forma, se em 2018.na greve dos caminhoneiros, tudo funcionou relativamente e foi um desastre, sendo que o exterior estava tudo indo bem. Mas agora, podemos ter uma paralização total durante 2/3/4 semanas ou mais e com o exterior pior ainda. E outra coisa, de que adianta BC inundar o sistema de dinheiro se está todo mundo trancado sem.poder produzir uma grande maioria vai ficar desempregada, pequenos empresários quebrados e grande merda liquidez e financiamento barato para empresas grandes.
Meu pensamento !
Não volto aqui tão cedo e boa sorte a todos nós investimentos.
Cuidem se bem !!!
Estava com 5 aportes engatilhados entre 23/03 e 15/04 , mas acredito que infelizmente a situação vai se deteriorar muito nos próximos dias… chegando a níveis assustadores a partir de 10/04 … pensando em jogar 4 aportes na poupança e deixar um para 20/04 e retardar novos aportes até setembro…
Outros membros que estão na mesma situação, gostaria de discutir estrategias para dar continuidade ao ciclo da bolsa mesmo nesta periodo dificil…
Particularmente entendo que devemos traçar uma estratégia de aporte em empresas resilientes nos próximos 36 meses (ja prevendo retração economica exagerada)…
Alguém mais acima perguntou o que estava acontecendo com as elétricas. Esta aí o porquê !
acho q vc vai acertar…
Foram muitas mensagens para citá-las, mas eu concordo com a quarentena imposta, só acho que demoraram muito a executar tudo. Já estavam vendo o mundo todo sofrendo, nosso primeiro caso foi lá pro meio-fim de fevereiro, as ações deveriam ser tomadas ali. Testa todo mundo que vem de voo internacional, isola essa galera, já faz controle de fronteira, melhor fechar tudo rápido e conter a galera por 15-20 dias do que ficar como foi. Já vem nessa lenga lenga até agora, vão fechar tudo por sei lá quanto tempo.
Melhor para tudo rápido e cedo que acredito levar a um menor tempo fechado.
Não estavam testando todo mundo por aqui, os números são imensamente maior que os divulgados. Aqui na cidade tem relato de gente que tinha todos os sintomas mas não estava em estado grave e foi mandado pra casa sem fazer o teste. Mandaram ficar em isolamento e não virou um número oficial.

Gostaria da opniao dos amigos do forum sobre a minha carteira. quero que voces analisem as empresas e suas respectivas porcentagens para longo prazo, e para atravessar essa turbulencia de forma mais tranquila.
@cadu @sr_fouquet @maicon @neilson @ravenx @resonance @lawyermg @eric @cofre @cpin
A carteira está boa, eu não faria nenhuma alteração.