Em relação à ENBR3. Não entendo nada da relação da EDP portugal com os chineses. Por isso desde ano passado não olho pra ela.
14% de queda no consumo em um cenário catastrófico. Levando em conta que outros setores devem perder próximo de 100%, tá ótimo.
Não sei se procede, mas achei interessante compartilhar porque sei que tem colegas aqui nessa situação:
https://twitter.com/joaosandrini/status/1241724201221980162?s=21
Obrigado pela menção ao meu “nome” (lisonjeado
)
Contudo, não opinarei porque minha visão foge bastante do que sua carteira reflete.
Exemplo: não invisto em nada relacionado a petróleo.
Isso não quer dizer que ela seja ruim
.
Ravenx, fiquei curioso agora… qual setor você mais gosta??? Sei que temos de balancear e tudo mais. No caso do petróleo, não investe por conta das empresas, por conta dos dedos do governo ou não gosta de Commodities ?
Enbr3 - pode sofrer pela regulação que lhe imposta, mas considero um setor resiliente a crise sanitária, afinal, energia é essencial. No caso específico da enbr o risco maior é o fato de não ser empresa privada pura, pois tem ligação forte e ativos relacionados com estatais… risco baixo dentro do conjunto de setores e outras ações. se tiver que aportar busque diversificar em outros players do mercado de energia pois está bem concentrado em enbr…
Itsa4 - Composta pela grande maioria de itaú em sua fonte de lucro, um banco sólido, conservador e resiliente, e tem o bônus de estar diversificando sua atividade com boas aquisições… igualmente, baixo risco se comparado a outras empresas da bolsa, mas tb está bem concentrada na carteira, não venderia mas se tiver que aportar aporte em outros ativos…
Vale3 - Empresa que se mostra muito volátil , mas tb bem resiliente, a china precisa da vale e o ferro não está sob debate como o petroleo, acredito que seja uma boa empresa a longo prazo, mas pode sofrer e tem que mitigar seus riscos ambientais, porque se isto ocorrer, vai sofrer todo ressentimento acumulado de uma sociedade tensa e ansiosa por colocar um cristo na cruz , nao so sangrando mas sendo torturado… entao, pessoalmente acho que talvez seja o caso de ter uma posição menor, equilibrando através d outros aportes em outras empresas…
Petr4 - Risco da baixa demanda por petroleo e debate atual da aboliação do petroleo, mas o petroleo é usado tb em mil e uma utilidades como plastico e tem os produtores de petroleo grande força… nao venderia, e aportaria para ir baixando o preço medio nos proximos 5 anos ja que e empresa resiliente e dificilmente vai quebrar…
Pard3 e hype3 - tentaria equilibrar o preço se houver novas promoções nos próximos 12
meses, tentando equilibrar o percentual, acredito em ambos os cases e os considero defensivos neste periodo que saúde é o tema… gosto destes cases … mas preocupe-se com o preço…
Tupy3, Cogn3 e Irbr3 - são bem mais arriscadas que as anteriores, fique atento as promoções e histeria para adquirr, mas controle o percentual… no meu hanking o risco maior é Tupy3 (small cap, logo mais vulneravel), Irbr3 (balanço alterado, mas acho que pode chegar a niveis irreais de desconto), Cogn3 vai sofrer com baixa na renda do brasileiro se esta crise se prolongar…
Em tempos crise , cuide da sua familia aumente sua reserva de emergência e aproveite promoções buscando sempre segurança em vez de rentabilidade… sobreviver na vida e nas finanças e a ordem
Nossa !!! Obg pelo ponto de vista. Muito bom seus comentários.
Eu não adoro PETR4 para o longo prazo, por mais que operacionalmente ela tenha melhorado. Comprando na baixa ajuda, mas eu embolsaria quando revalorizar e veria outras empresas
Eu reduziria a % de IRBR3 em troca de TUPY, PARD, até COGN. Se é uma posição antiga que vc não aportou mais (não parece), eu apostaria valores bem baixos antes de vir algum resultado pós Squadra etc
Preferência minha mais eu teria mais HYPE3, tem os rolos de corrupção, nunca se sabe o que pode dar errado no setor, mas a reestruturação do negócio para saúde foi genial, e vc sente a gana da empresa em ganhar dinheiro nos relatórios. Minha visão
Primeiro, preciso deixar claro que meu portfólio é muito diversificado: invisto em RF, Fundos Multimercados, FIAs, FIIs, Ações, Dólar, Ouro e Cripto (e o que mais aparecer e me parecer vantajoso).
Em RV, antes da crise, eu tinha aproximadamente 1% em FIIs, 25% em FIAs e 10% na carteira própria de ações (agora desbalanceou e estou ajustando).
Sendo assim, como o % da minha carteira própria de ações é pequeno perante o “todo”, fica claro que posso “me dar ao luxo” de montá-la bem diferente de quem tem nela um % muito elevado. Isto é, posso cometer algumas maluquices e ter preconceitos à vontade.
Posto isso, vamos à resposta.
Eu não tenho nenhum setor preferido, tem os que não gosto:
-
Petróleo: negócio complicado de entender nos detalhes (pelo menos pra mim) e tem muuuuuuuuuuuuuuuita interferência externa (vide o problema recente da guerra de preços entre Arábia e Rússia, ferrou com as empresas relacionadas e não tem nada a ver com a commodity e o business em si). Até pensei em fazer um Swing Trade com PRIO3 esses dias, mas seria um tiro rápido de oportunidade, não afinidade pela empresa/setor.
-
Estatais: não me envolvo em nada que o governo tenha poder majoritário.
-
Aéreas e afins: vejo pouca assimetria. Fui contra meio “instinto” e tomei fumo em CVCB3 (apesar do problema ter sido o erro nos balanços e eu não tinha como saber) e estou tomando em AZUL4 (entrei para um Swing Trade e errei feio o timing).
-
Empresas ligadas à veículos à combustão: vejo como um negócio decadente no longo prazo.
Que me lembro agora é isso. ![]()
Os mesmos “cavaleiros do apocalipse” estarão dizendo:
A bolsa já tinha precificado o pior cenário, a China já tem o controle da situação, algumas medicações são bem eficazes no tratamento.
Dirão isso quando a bolsa subir novamente…
Podem “printar” esse post.
Eu sinceramente não sei como o pessoal chega a conclusão do que já está precificado ou não…
Até pq entre os agentes do mercado não tem muito um consenso do que vai acontecer daqui pra frente.
Eu espero que a situação melhore o quanto antes e que ja estamos na pior parte. E que achem logo uma cura pra essa bagaça.
Velho… não é uma epidemia… é uma pandemia!
Se ficar tudo trancado pelo tempo de todos ficarem bons a gente corre o risco de ficar sem imunidade suficiente para aguentar contágio externo.
E ai iniciar um novo surto mais na frente.
Sem que soltar aos poucos essa galera!
Concordo com testes em massa, isolamento total de doentes e idosos 60+
Poisé… isso é o segundo desafio, que a China está enfrentando agora… como você retorna a atividade econômica sem que haja novos contágios. Eu sinceramente não sei como se faz sem testar de forma maciça a população.
Os cálculos que o governo está fazendo é num gráfico de crescimento de casos novos diários.
E colocar numa função do tempo tentando imaginar a % de casos graves que vão precisar de leitos.
E ficar avaliando a cada 2-3 dias.
Se a curva subir demais -> + Restrição
Se a curva estiver tranquila -> + Liberdde
Sem esses dados ambos os lados estão “certos”
O que não acho certo é essa falta de comunicação entre a união e os estados.
Por conta dessa birra política as hierarquias vão para o chão.
Cara, até onde estão falando, não existe essa de evitar contágios e sim retardar, de forma que o sistema de saúde consiga dar conta dos casos graves.
O que as pessoas parecem não compreender é que pelos estudos o ritmo de contágio do Corona é quase 2x ou mais que o H1N1, para quem entende juros compostos é fácil ver como isso pode sobrecarregar rapidamente qualquer sistema de saúde.

Tem que vê se o pessoal parou de comer morcego, do contrário tá arriscado ainda. É uma bomba relógio aquele lugar, só Jesus sabe qual vai ser a próxima doença.
Deve q eles não conhece churrasco, deve ser isso.
Achei a carteira muito boa. No futuro, quando as coisas acalmarem, tentar diminuir exposição em enbr3 e itsa4, mas para agora está ótima. Abc