Mesmo aqui. Carrinho cheio de Tupy3 e Tris3
Está na minha lista para iniciar recompra segunda feira.
@neilson então vc trocaria FESA4 por TUPY3? mesmo tendo as duas na carteira e tupy sendos mais que o dobro da posição de FESA?
Gravei um novo vídeo:
Me deem depois um feedback por favor.
audio melhorou bastante… nao deixe seu potencial adormecido … teste celular e outros recuros sse for o caso.
Ficou legal. Já tinha tinha baixado a planilha mas não tinha conhecimento para usar. Grato.
Parabéns!!! Muito bom o vídeo, melhorou bastante o som e a qualidade do conteúdo e a forma como explica, é excelente.
Eu já havia baixado a planilha e usava o cálculo do PSBe, nunca usei o do FCD.
Você sempre faz o cálculo dos dois? Ou, em determinada situação, existe um mais adequado?
Feliz Páscoa pra você e toda a família!
Sempre faço nos dois.
Em alguns casos o PSBe apresenta um maior peso na análise, e em outros o FCD.
De uma regra geral, empresas mais focadas em crescimento, o peso no FCD é maior na análise.
Já empresas de valor o PSBe tem um peso maior.
Cabe ressaltar algumas limitações que ambos tem. FCD não consegue calcular preço alvo com empresas em prejuízo. E o PBSe distorce p/ cima empresas com margem liquida inferior a 5%.
Muito bom cadu! Audio melhorou. Obrigado pela aula! Abc e boa páscoa a todos!
Obrigado Cadu, além deste fórum fantástico por todos os seus participantes, agora podemos aprender mais com seus vídeos. Uma dúvida frequente é em qual empresa investir de um determinado seguimento e como sempre, você nos ajuda om informações pertinentes, leve este assunto e teu conhecimento e informação para os vídeos, analisando tal empresa e seus pares.
Muito bom
Cadu, muito bom o vídeo. Parabéns!
No fcd qual o seu critério para concluir o percentual de perpetuidade? Para Petrobrás você prefere usar o PBSe, correto? Qual o seu preço alvo para petr4?
Ps. Se calculasse pelo fcd que percentual de perpetuidade e taxa de desconto usaria? Fiz o cálculo aqui e gostaria de saber se temos a mesma impressão sobre percentuais.
Abs,
J.Black
Perpetuidade eu uso como padrão 3%.
Em alguns casos para um cálculo de um cenário mais pessimista, gosto de colocar 0% nela. Mas se eu não cito o valor desta, é pq estou usando o valor padrão mesmo.
Petro é uma empresa que pode se encaixar tanto no pto de vista de valor como crescimento. Então neste caso diria que os dois métodos teriam um peso igual.
O cálculo que fiz dela, após o balanço anual: PETR4 - Petrobrás - #130 por cadu
Apenas destoamos no fcd, pois considerei uma taxa de crescimento bem menor que a sua. Não só pelo atual momento do mercado, mas por se tratar de uma estatal fui pessimista e projetei 2% rs
Obrigado, Cadu!
Sim, o cenário mudou muito. Na data que montei ainda não tínhamos a magninute da retração no mercado, e nem da queda do preço do barril.
Na verdade não indicava compra ou venda, mas faz uma correlação entre o Psbe e o valor de mercado, e dependendo do valor da constante ele pode apontar que o mercado está em sobre venda ou sobre compra. Eu acho o P/L médio do Ibov um iniciador melhor para se analisar isso.
Não tenho mais.
Cheguei a montar há um tempo atrás, capturando os dados de forma automática das empresas do Ibov. Mas a bmf alterou o link externo de captura, e eu não consigo mais ajustar. Tb nem sei onde foi parar esta planilha antiga que tinha…
Em situação como a atual, na qual a tendência é que na grande maioria das empresas o lucro caia bastante, analisar o P/L médio do Ibov não pode distorcer a realidade?
Se vc fosse recalcular o FCD das empresas que vc tem e que calculou após a divulgação dos resultados do 4t2019, vc diminuiria muito a projeção do crescimento? Isso iria diminuir muito o preço pelo seu cálculo do FCD?
Bem colocado.
O P/L representa um indicador dos últimos 12 meses e não reflete ainda o impacto da retração econômica. Na verdade nem o 1t 20 irá mostrar isso, só veremos o impacto mesmo nas empresas no 2t 20.
Se fosse fazer hoje um FCD diminuiria sim a taxa de crescimento, o que por consequência diminui o preço alvo.
No próximo vídeo vou montar o preço de Logg mas agora já projetando este impacto no lucro.