Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

Cara… sou sardinha demais…
E como toda sardinha tenho o medo clássico desse Game:

1 - Não levar Game Over o com ficha na mão
2 - Apostar ficha demais de uma vez e ficar sem fichas para o Chefão

O que fazer?
Qual procedimentos vcs fazem (tecnicamente falando) para setar o quanto de aporte diário/semanal fazer para ir aproveitando as variações…

Tipo…
Caiu X aporta Y%
Sibui X aporta apenas Z%

If caixa menor que A
then hold

Sei lá! Vcs tem algum processo assim?

4 curtidas

Tem vários ativos formando topo triplo…
Se romper vai nos 90k ou desaba…
Essa cunha ascendente fomando ai não significa alta !

2 curtidas

Minhas dúvidas também…

eu coloquei % em cada classe de ativo… quando destoa muito eu reajusto…

Isso e bom pra não se deixar levar por otimismo ou pessimismo demais… Só se policiar pra não ficar alterando o percentual toda hora.

Achei um site explicando a idéia…

5 curtidas

@paulo_jr Eu não costumo fazer caixa. O que me ajuda a manter disciplina e evitar a ansiedade de ficar no loop “meu deus, preciso comprar agora - mas vai que cai? mas vai que sobe?” é simplesmente me comprometer comigo mesmo a pegar o meu valor do aporte mensal e usar parte dele logo nos primeiros dias que cai na conta, ou assim que conseguir tirar um tempo. Independente de preço, comprar: a) a melhor oportunidade em termos de desconto no momento; ou b) avaliar entre os ativos “mais atrás” da carteira qual o melhor pra se subir e balancear a carteira.

A outra parte do aporte eu guardo pra acompanhar o mercado durante o restante do mês, e numa eventual queda eu faço a compra replicando a análise que falei acima. Mas não fico esperando “A QUEDA” que vai ser a “grande oportunidade!”, pois acho que isso cria ansiedade e dificulta tudo.
Meus aportes não são de valores altos. Prezo por manter a constância, e como acredito nas empresas da carteira, o foco é no longo prazo.

Isso é o que funciona pra mim e pra outros, mas nem todo mundo tem o mesmo perfil. Respeito todas as estratégias! Espero ter ajudado, abraço!

19 curtidas

Venda- SULA11, BRML3

Muito obrigado pela explicação. Vou tentar fazer isso sim!

2 curtidas

Qualquer coisa estamos aí, se achar outra forma que funcione melhor pra ti, compartilhe também! Assim vamos aprimorando.

Eu já cheguei a conclusão que não são os ativos que estão subindo más sim o nosso dinheiro que está valendo menos. Estou 70 % comprado e desde a semana passada só me desfiz de um pouco de petr4
Segue print da minha carteira, só ações de primeira linha, não quero correr riscos desnecessários:

1 curtida

qual é o racional de Shul4 e ELET3 ?

Tenho 1 ano de bolsa. No início, minha estratégia era buy & hold, sem qualquer previsão de venda de ativo, apenas aportes regulares, visando a acumulação de patrimônio, mas com essa crise que estamos passando, refleti bastante sobre minha estratégia utilizada.

No final do ano passado, tinha ativo na carteira com uma boa rentabilidade e podia ter vendido para embolsar um pouco do lucro e até comprar nessa baixa agora, mas não o fiz, pois estava sendo fiel à minha estratégia.

Agora estou revendo e decidi o seguinte:

1. definir % de alocação por classe de ativo (tipo 60% em ações, 30% em fiis e 10% para caixa) e para cada ativo (tipo 10% em ENBR3), estabelecendo até uns 5% de variação aceitável, passando disso, eu vendo parte para comprar outro ativo mais descontado…
  2. continuar os aportes regulares, pois acredito que no longo prazo, isso trará mais resultados, do que acertar o fundo ou grandes realizações para realização de compras.

Um frase que reforça essa decisão é: " Muito mais dinheiro foi perdido por investidores se preparando para as correções, ou tentando antecipar as correções, do que nas correções propriamente ditas" (Peter Lynch).

Diante disso tudo, o mais importante é cada investidor traçar sua estratégia e procurar ser fiel a ela, lembrando sempre de fazer algum ajuste, caso julgue necessário.
Valeu, colegas. Muito bom esse fórum, tenho aprendido muito.
Abraço!

9 curtidas

Galera, pensando em iniciar uma carteira focada em acumulo de patrimônio e com menor exposição a riscos, quais empresas pensariam para essa carteira?

@cadu @sr_fouquet @matheuspiedade

Começaram a sair os balanços dos bancos nos EUA, JP Morgan e Wells Fargo com redução no lucro de 69% e 89% respectivamente. Winter has come.

9 curtidas

Caramba, devem ter provisionado praticamente toda a carteira!

3 curtidas

Na verdade a JP Morgan informou que pode aumentar o provisionamento caso a crise se extenda. Não foi um provisionamento ultra pessimista.

1 curtida

Elet3. Wilson Ferreira é um dos melhores Ceos do setor, energia não tem tanto impacto com o coronavirus, tir estimado 15 % , perdendo apenas pra Cemig, caixa tranquilo, possibilidade de explodir de preço com a privatização no longo prazo .

Shullz foge um pouco a minha regra de ter grandes empresas em tempos de crise más pra resumir eu vejo ela com um potêncial enorme, ela trilha os mesmos caminhos da Weg.

1 curtida

vou olhar melhor SHUL essa semana, obrigado

1 curtida
2 curtidas

e a dívida dela, o que acha?

Vendi metade da minha posição em HAPV3, 126% de lucro líquido. =D

4 curtidas