@paulo_jr Eu não costumo fazer caixa. O que me ajuda a manter disciplina e evitar a ansiedade de ficar no loop “meu deus, preciso comprar agora - mas vai que cai? mas vai que sobe?” é simplesmente me comprometer comigo mesmo a pegar o meu valor do aporte mensal e usar parte dele logo nos primeiros dias que cai na conta, ou assim que conseguir tirar um tempo. Independente de preço, comprar: a) a melhor oportunidade em termos de desconto no momento; ou b) avaliar entre os ativos “mais atrás” da carteira qual o melhor pra se subir e balancear a carteira.
A outra parte do aporte eu guardo pra acompanhar o mercado durante o restante do mês, e numa eventual queda eu faço a compra replicando a análise que falei acima. Mas não fico esperando “A QUEDA” que vai ser a “grande oportunidade!”, pois acho que isso cria ansiedade e dificulta tudo.
Meus aportes não são de valores altos. Prezo por manter a constância, e como acredito nas empresas da carteira, o foco é no longo prazo.
Isso é o que funciona pra mim e pra outros, mas nem todo mundo tem o mesmo perfil. Respeito todas as estratégias! Espero ter ajudado, abraço!
Eu já cheguei a conclusão que não são os ativos que estão subindo más sim o nosso dinheiro que está valendo menos. Estou 70 % comprado e desde a semana passada só me desfiz de um pouco de petr4
Segue print da minha carteira, só ações de primeira linha, não quero correr riscos desnecessários:
Tenho 1 ano de bolsa. No início, minha estratégia era buy & hold, sem qualquer previsão de venda de ativo, apenas aportes regulares, visando a acumulação de patrimônio, mas com essa crise que estamos passando, refleti bastante sobre minha estratégia utilizada.
No final do ano passado, tinha ativo na carteira com uma boa rentabilidade e podia ter vendido para embolsar um pouco do lucro e até comprar nessa baixa agora, mas não o fiz, pois estava sendo fiel à minha estratégia.
Agora estou revendo e decidi o seguinte:
definir % de alocação por classe de ativo (tipo 60% em ações, 30% em fiis e 10% para caixa) e para cada ativo (tipo 10% em ENBR3), estabelecendo até uns 5% de variação aceitável, passando disso, eu vendo parte para comprar outro ativo mais descontado…
continuar os aportes regulares, pois acredito que no longo prazo, isso trará mais resultados, do que acertar o fundo ou grandes realizações para realização de compras.
Um frase que reforça essa decisão é: " Muito mais dinheiro foi perdido por investidores se preparando para as correções, ou tentando antecipar as correções, do que nas correções propriamente ditas" (Peter Lynch).
Diante disso tudo, o mais importante é cada investidor traçar sua estratégia e procurar ser fiel a ela, lembrando sempre de fazer algum ajuste, caso julgue necessário.
Valeu, colegas. Muito bom esse fórum, tenho aprendido muito.
Abraço!
Elet3. Wilson Ferreira é um dos melhores Ceos do setor, energia não tem tanto impacto com o coronavirus, tir estimado 15 % , perdendo apenas pra Cemig, caixa tranquilo, possibilidade de explodir de preço com a privatização no longo prazo .
Shullz foge um pouco a minha regra de ter grandes empresas em tempos de crise más pra resumir eu vejo ela com um potêncial enorme, ela trilha os mesmos caminhos da Weg.