Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

Dia de desconto em VIVT

1 curtida

Eu acompanho o ativo, sou economista, ligo no RI…

O @vkjr me ajuda muito e entende muito de investimentos, assistiu uma conference call e contribuiu com muitas informações em conversas que tivemos em particular.

O @sr_fouquet também é um mestre.

Aprendo com muitos destes mestres aqui do fórum. Além disso sou ferrenho seguir do Lynch, Buffet, Barsi… sigo muitos destes.

Eu só acompanho uns poucos papéis e assim fica mais fácil.

Ainda sou pouco experiente, mas o @sr_fouquet e o @vkjr tém umas 5 s 10x mais experiência que eu.

Segue nova configuração da carteira.

15 curtidas

Interessante a porção em FESA, analisei ela há um tempo atrás, mas lembro que lucro e margem estavam com uma trajetória não tão bonita.
Qual o seu racional para ela?

1 curtida

Obrigado por compartilhar seus estudos e sua percepção do “case”, Matheus. Quanto aos fundamentos, acho que é consensual a boa posição da empresa. Minha principal dificuldade em apostar alto em BRSR6 reside no risco político de toda empresa controlada pelo Estado.

Na minha visão, o risco de ingerência política por algum “caudilho” que seja içado novamente ao poder é ainda maior no RS…

2 curtidas

@ccvalerio sobre fesa4: Dividendos e governança me agradam, o histórico da gestão e reação perante as adversidades tem sido satisfatório, vejo que a empresa é bem gerida. Existe muito valor nisso.

A alta do dólar ajuda muito. Espero uma leve retomada de preços em CP mas com dólar bem melhor. Porém não compro olhando para isso.

Já tenho uma posição antiga e considero os preços dos ativos baratos. Está sendo negociada nos melhores preços do últimos tempos.

Meu racional é o mesmo de se comprar um pedaço de terra… Talvez hoje o milho, a soja ou o produto não estão nos melhores preços… Mas a gestão da Fazenda é excelente… E a terra está sendo vendido barata.

O que quero dizer é que o preço da commodity vs o preço das Minas, das operações e da gestão estão discrepantes.

Se vc for olhar lucros ou resultados… estão ligados ao dólar e ao mercado de commodities… quando eu compro… Não estou comprando o mercado de commodities nem de dólar… isso é só parte do hedge da empresa.

O que eu estou comprando são as minas, as máquinas e os projetos futuros… E estão a preços bastante atrativos e com excelente margem de segurança para longo prazo.

Se fosse uma fazenda, estaria quase pela metade do preço da terra… o que vai além disso oscila tanto que poderia cair pela metade ou dobrar nas próximas horas… então eu excluo o dólar ou a commodity da minha análise… oq conta aqui é principalmente o P/VPA… a gestão e o potencial.

Acompanhar o preço de ativos, terras, minas, imóveis não é fácil. A renda fixa não acompanha… Eu acho que os ativos estão baratos… independente do mercado.

15 curtidas

A questão que fica: Na hora que o preço da commodity explode, você vende? Empresa assim funciona como uma mola, vai comprimindo, comprimindo e uma hora vem com tudo. O Bredda fica postando gráficos que as commodities estão no Low histórico, nesse momento é dificil acreditar que em recessão elas subam, mas vai que a solução para a crise passe por um “New Deal”…

3 curtidas

@guipasqual
Da commodity não, mas se a ação tivesse hoje a 40 reais venderia e compraria Banrisul por exagero do mercado.

Não sou tarder e preferia não vender… preferia que o preço não subisse nunca mas que os lucros sim… agora se eu estiver diante de grandes discrepâncias de preço prefiro aproveitar as oportunidades.

Não da para saber ao certo o valor de Ferbasa hoje… Mas certamente… 40 reais seria muito… 30 a 25… já deixam incertezas, 18 para baixo já começa a ficar barato.

Vc nunca tem certeza… Mas sabe aproximadamente quanto valor tem. Eu acho que a 14 reais tem ótimas perspetivas de lucros para o LP… A medida que a commodity for oscilando e permitindo ganhos… as vezes muito altos, outras vezes piores…

A empresa está se tornando cada vez mais verticalizada e diminuindo a dependência de energia e outros fatores de produção. Energia é um fator determinante. A Ferbasa poderia se tornar auto suficiente em algum momento no futuro.
No Brasil temos sol o ano todo…

Na Bahia tem bastante sol e vento, as terras são baratas… A Ferbasa tem bastante Terras baratas. Ela é auto suficiente também com florestas de eucalipto. As placas solares e turbinas eólicas estão se tornando cada dia mais acessíveis. E com preços competitivos frente a outras fontes. Temos um potencial que está sendo explorado pela gestão para gerar vantagens competitivas.

Essa verticalização é muito interessante… as novas máquinas que foram compradas também podem melhorar muito a eficiência da empresa… logo os resultados tendem a melhorar independente do mercado.

14 curtidas

Obrigado pelos comentários, Matheus. Já que tocou no ponto governança, não te preocupa não ter tag along?

2 curtidas

Nossa que aula tanto sobre a FESA quanto sobre Banrisul…muito obrigado a todos aqueles que sempre contribuem para o nosso crescimento. Esse fórum foi um dos maiores achados dos últimos anos !!!

3 curtidas

Tenho as duas empresas, e também sigo confiante nos cases.

2 curtidas

@ccvalerio não.

O controlador faleceu, doou quase tudo para uma fundação educacional chamada de fundação José de Carvalho… em homenagem ao mesmo e contribuindo para a sociedade. A fundação usa os dividendos para manter escolas excelentes gratuitas para crianças carentes.

Não acho que teriam ambição ou condições de vender o ativo e acabar com a fonte de dividendos que mantêm a fundação.

5 curtidas

Comparação gráfica entre FESA4 e VALE3. Muito interessante!!

(VALE em RED)

1 curtida

Suponho que Fesa seja a melhor se for um gráfico de lucros… se for preços… Não sei dizer.

4 curtidas

Gráfico (mensal) de preços. Vale sinalizada em vermelho

1 curtida

1 curtida

O que o pessoal acha da CRFB3?! Parece uma empresa bem redondinha

Compra de Vale3, próximo tiro quando se aproximar dos 35 …

Eu tinha mas vendi pra comprar outras que pareciam melhores… tá com o ecomerce subindo bem mesmo antes do covid. Expandindo bem, comprando as lojas da rede Makro recentemente. Complica um pouco a análise só que tem o banco Carrefour dentro da empresa, e não sei como ver a qualidade do crédito que eles estão concedendo.

2 curtidas

@sr_fouquet @vkjr como esta a composiçao da cateira neste momento?

Segue carteira atualizada. Só esta faltando BBAS3 que ainda nao sincronizou no app, estou aumentando posiçao aos poucos, creio q deve estar em 5% do portifolio

5 curtidas