Boas compras galera.
Quais as perspectivas para o Petróleo?
Consumo menor que a produção, e os estoques dos países enchendo…
Pessoal, já que entraram na questão de Researchs e tal.
Sobre o curso apadrinhado pelo Barsi: assisti uma live e um usuário perguntou se hoje seria possível se aposentar com dividendos. O Barsi foi meio confuso na resposta, disse que nos 70, salvo engano, existia um Programa do Governo onde a cada ano o seu número de ações ia aumentando progressivamente, isso somado aos dividendos encurtava sua IF. Enfim, isso tudo me deixou meio em dúvidas, não sobre o método e sim sobre o capital que um assalariado, por exemplo, teria que acumular para se aposentar de fato.
Como vocês enxergam isso? É uma utopia ou de fato é possível se aposentar com ações na atual conjuntura? O Barsil foi diligente, teve paciência e pegou uma época onde empresas, como a Cesp, bonificavam à cada ano, além dos incentivos do Governo nesse sentido.
Eu sigo a estratégia, não penso em desistir, mas o post é apenas para refletirmos sobre o tema.
Eu acho que não temos outra opção na verdade… minha opinião é que a previdência oficial não aguenta até eu me aposentar… Então, não conto com ela e se ganhar algo de volta considero como um lucro inesperado.
Dito isso, lembro de um post do viver de renda que falava sobre a taxa segura de retirada, que era de 4% em geral. Assim, você poderia viver de dividendos e afins quando 4% do seu capital pagasse seus gastos anuais… parece condizente com o que está pagando as NTNBs hoje…
Edit: Colocando os links do post
Ouro,Dolar, ações mais conservadoras e renda fixa.
Uma coisa é certa, não tem como viver de dividendos com patrimonio pequeno, pois bem, da para viver se seu patrimonio for compativel com suas expectativas, chuto algo entre 300x e 400x o que você deseja gastar ao mês para começar a ficar tranquilo.
A solução de curto prazo é diminuir ainda mais a produção, o ideal era parar por completo.
Wti (americano) caiu demais, Brent um pouco menos más caindo também
O problema da Petrobras é que por ser estatal tem toda aquela burocracia não é tão simples diminuir o gasto com pessoal, incluso os terceirizados.
O problema da Prio é que ela não aguenta 1 ano com esses preços do petróleo.
Compra petr4 e tend3
Compra BBAS3, GOAU4
Compra BBAS3.
Próximos aportes serão para baixar PM em Prnr3 e Tcsa3.
Estou de olho em entrada em Hbor3 tbm
Tb fiz isso com TCSA3 e PRNR3 para baixar o PM, estão na parte da carteira de TurnAround.
Comprei um pouco mais de TRIS3 para baixar PM e alguns Fiis
Mercado reduzindo a queda já, mas com esses feriados acho que não acontece nada muito relevante essa semana. Queria ter shorteado tudo de PRIO3, mas aí teriam fechado o acordo provavelmente rs
é possível sim
porém, se vc consegue aportar pouco por mês, seu foco deve ser em se desenvolver/aprimorar pra conseguir ganhar mais dinheiro pra conseguir aportar mais, e não ficar perdendo horas e horas em como aumentar 0.5% de rentabilidade. Foco no trabalho e aumentar sua renda.
Faça suas contas suas contas… você ganha 1000 reais… 10% é seu e 20% é do seu patrão… 30%… mês a mês 30%… durante 35 anos… usa a calculadora juros de compostos no ipca e descubra que vc está sendo roubado…
Vejo os investimentos hj em bolsa com a finalidade de complementar a renda daqui uns 20 anos talvez 30 se eu durar até lá. INSS + previdência privada + dividendos + algueis (kit nets). Esse é meu plano. Só dividendo não acho viável.
Invariavelmente vc vai precisar resgatar parte pra complementar a renda, se calcular errado ou viver mais que o esperado cai na história do Jorge Guinle.
Já me posicionei durante as quedas em RV. Queimei a reserva de emergência, que foi reposta após a liquidação do FGC da Dacasa. Voltarei forte nos aportes se houver outra queda substancial no IBOV. Acredito que seja questão de tempo. E vc, @cadu, como tem se “comportado” nos últimos dias?
Neutro. Minhas últimas compras foram com o Ibov na casa dos 63k. Só penso em voltar a comprar se o o Ibov for abaixo disso, ou se bater por volta dos 88k penso em diminuir um pouco a posição em ações.
Diminui um pouco Fleury agora pois estava ficando com uma posição maior do que gostaria.
Aumentei mais BBAS3, TAEE11 e TCSA3.
Próximos movimentos - diminuir PM em prnr3 e entrar em hbor3. (posições pequenas)
Estratégia ao longo do ano será reconstituir meu caixa e deixar as oportunidades para os FIIS, posto que estou 100% alocado em ações. Consegui vender meu fiis com 5-10% de rentabilidade em Março, portanto acho que fiz um ótimo negócio.