Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

Muito obrigado @cadu pela sua opinião!

Realmente eu estava mais inclinado a optar por Tupy, pois ela comprou a Teksid e acho que essa compra no longo prazo vai ser uma ótima aquisição e leve3 vem tendo uma queda recorrente da receita que me incomoda um pouco. E eu também vou estudar Cogn e logg.

1 curtida

@cadu só uma última pergunta. Pq no setor de logística você prefere logg ao invés de tegma? Eu nunca estudei logg, mas ao estudar tegma, achei uma empresa bem estruturada. Você conhece a empresa?

1 curtida

Logg é uma empresa focada em gestão de galpões logísticos. Tegma tem tb a parte da operação de transportes rodoviário, que deve sofrer bastante com esta crise. Já tinha tempo que não olhava Tegma, pois vinha com resultados decrescentes. Mas os ultimos resultados deram uma evoluida. Vou ver se analiso a empresa após o 1T 20.

2 curtidas

Muito obrigado @cadu pela atenção!

1 curtida

@sr_fouquet

Hj conversamos durante horas sobre uma única empresa. Mas acho q não deu tempo de abordar estas questões. Então vou opinar por aqui.

Indico estudar BBSE junto com PSSA, talvez dividindo ou concentrando. Pois está com múltiplos interessantes, que espero que se descontar todos os não recorrentes e recalcular deverá ficar próxima a PSSA, talvez não valendo a troca. Como eu e vc já acompanhamos as duas, talvez nem precise perder tempo com a matemática. E da maneira que confio em sua análise arrisco dizer que PSSA deve ser a melhor escolha.

Bradesco eu gosto de comparar com Santander e Itub… Cortando toda a retórica e argumentação eu vejo 3 gigantes. Uma não consegue crescer pq o cade não deixa, ela precisa raspar caixa e se esforçar o máximo para ter ganhos de eficiência. A outra quer passar a anterior, raspa menos o caixa, é menos eficiente pois só raspou o caixa porque estava com medo do olhos gordos do governo, mas ela precisa gerar resultado em bilhões de reais que ela retém todo ano, este volume tão alto é difícil de ser alocado, e por este motivo não tem tanta eficiência quanto a anterior, mas tem muito mais crescimento. A outra, aparentemente é um verdadeiro foguete, que eu nunca gostei tanto, mas se continuar nos mesmos preços que as outras duas… irei dar um carinho especial para ela nas análises, efetivo agora. Bbas é boa, ok. Mas Banrisul é tbm… quase tão boa quanto as outras só que custa a metade do preço. Abcb? Agora, nos mesmos preços não.

Farmácias eu estou fora, saúde a única coisa que sei é que covid é igual gripe, ou seja n sei nada de farmácia. Mas não gosto do setor… qualquer um entra.

Varejo, não gosto. Já tiver guar3 de graça, na época que a empíricus me doou e o Felipe Miranda me bloqueou. Teria novamente se estiverem doando, mas nos mesmos preços prefiro outros business.

Ambev, um sonho comprar, mas não a 14x. concordo 100% com vc … Talvez a 10, 11 … no mas 12x. Pode sofrer com a crise sim. Prefiro aguardar p ver.

Frigoríficos eu olho para o histórico do setor, e já desisto. Apesar dos irmãos serem excelentes.

Ouro, na época do bull marketing vc foi para ouro e eu p terrenos físicos. Vc ganhou muito e eu também.

Pardini, curioso, interessante… No dia que eu encontrar as vantagens e barreiras do business eu vou começar a acompanhar p comprar. Só não tive tempo ainda de entender o business, o modelo as premissas para comecar a ver como olhar os números.

14 curtidas

@paulo99 tenho certeza q vc irá ganhar muito dinheiro se comprou estas empresas agora.

Tupy ou leve? Tupy. As fábricas da Caterpillar não pararam, as mais importantes para o case, as da Scania estão voltando. A Tupy já vai voltar logo, tem contratos de LP para comprimir e quem manda são os compradores. O segmento de pesados e lickups está num ciclo,.que segundo meus cálculos leva pelo menos 5 anos… está no início da alta… ele vai atingir um pico e entrar na queda… as altas duram pouco tempo… as frotas são ampliadas e trocadas e depois vêm uns 5 ou 7 anos piores.

Eu vejo mais potencial em egie3 se vc for ver os projetos de LP programados. Mas isto está no preço também, enbr3 tem bem menos projetos p crescer do que egie3… fazendo a matemática mais simples do mundo, espero que a outra cresça umas 3x mais que a enbr em 5 anos. Não fecho os olhos para Trpl4 que basicamente é uma fábrica de dividendos a ser enviados para a Colômbia e q tem potencial de muita coisa e está melhorando muito sua eficiência, cortando custos trimestre após trimestre.

Alup4 acho ok, mas se todo mundo consegue trabalhar com 4x dívida e pagar 10% de dividendo crescendo muito… pq ela fica com está frescura de não pagar nada? Não gosto do DNA da empresa, desconfio e nem quero ser sócio de um negócio que não me paga nada.

Flry acho ok… n gosto só preço nem entendo do setor.

Tris - na hora q quiser crescer vai pedir dinheiro p vc, vai arrumar mais sócios, depois vai inflar seu ego e não vai te pagar tanto quanto vc investiu se não investir vai ficar diluído. Não quero ego, quero dividen dos… vai de cada um. Cresce sim… muito… Mas arruma muita gente p dividir toda vez q cresce.

JHSF- conversei com gestores importantes, uma pessoa famosa do YouTube, uns Tubarões que investem milhões e tém anos de experiência, além de amigos que tbm mandam muito de bolsa. Todos ela gostam do caso. Eu não sei nem quem é o CEO dela direito, apesar de que já fui convidado para alguns jantares e dizem que é super gente fina. Se um amigo meu fizer 200% nela, que já está 100% pós covid vai mandar o jatinho me buscar, pagar um jantar p mim no Fasano com o CEO dela, tudo por conta p pagar uma aposta (Não só eu, é uma brincadeira quem ganhar mais dinheiro do nosso grupo vai bancar tudo p todo mundo). Já falei com esse pessoal num telefonema… pareciam muito confiantes, mas eu estava ocupado e nem posso opinar. Mas garanto q uns 15 pessoas mais influentes assinam embaixo. Nem posso revelar, mas sei alguns fundos e tubarões entrando.

Lren - não tem o que falar de top do setor. Só não sei o preço.

16 curtidas

@matheuspiedade muito obrigado pelas suas considerações. Estou aproveitando essa crise para ajustar a minha carteira e pode ter certeza que vou levar em conta tudo o que você falou acima.

1 curtida

Só corrigindo acima, a Caterpillar é uma das mais importantes… sobre os ciclos… eles são mais leves em veículos pesados do que em veículos leves… A Tupy atua quase que focada em veículos pesados. E por terem contratos de LP, os ciclos ficam mais suaves ainda e as receitas mais previsíveis.

5 curtidas

Bom dia, Pfrm3 como os amigos analisam os números dela?
Grato!

1 curtida

Esse fórum é um dos maiores achados da finansfera.

Aprendo muito com vocês, obrigado pela dose diária de conhecimento. :clap: :clap: :clap:

20 curtidas

Obrigado pelos comentários, Matheus. Dei uma boa analisada na Ferbasa e gostei bastante. Mais uma para a lista. Não sei se vou conseguir ver todas. Ou sacrifico quantidade ou sacrifico qualidade.

Sobre os laboratórios, é até vergonhoso dizer que fui tentar entender o negócio com um texto do Sebrae. Queria entender o mínimo e fiquei surpreso quando fui ver os gigantes da bolsa, pois eram basicamente as mesmas premissas com os números multiplicados por mil.

Para quem interessar:

Como montar um laboratório de análises clínicas

4 curtidas

Laboratório puro como o Pardini, fica mto exposto aos pequenos players. Cada local está tendo abertura de laboratório, antes os grandes se mantinham pelo volume e exames mais complexos. Mas o valor dos equipamentos de diagnóstico tem diminuído é aquele exame q era coletado de um laboratório pequeno q seria enviado para um grande p ser analisado não é mais.
Não cheguei a olhar os números porque tenho uma noção do Business na prática.

Na área da saúde vejo c bons olhos a GNDI, sei que eles estão comprando muito hospital e clinica falidas, a médio longo prazo pode ter um bom retorno. Mas tb não parei pra analisar o case, mas acho que já tá precificada

3 curtidas

Eu compraria petr e vale para diversificar em mais setores, aumentaria Posicao em bbse para aumentar a segurança. E venderia metade de ouro e compraria ivvb11.

2 curtidas

Eu também ouvi de amigo dono de fabrica de sementes de hortaliças que o agronegócios esta indo melhor nesta crise.

2 curtidas

Podemos ter ainda em maio boas oportunidades de compras no setor elétrico.

10 curtidas

Em Maio e talvez Junho poderemos ter excelentes janelas de compras para quem estava sem grana ou não comprou muito entre 15 de marco e 4 de abril. Mercado tentando precificar os resultados do 2t \ realidade pós quarentena e EUA\Europa retaliando a China.
Grande chances do sp500( ja perdeu a ltb de alta e com volume) ir testar o fundo e levar o ibovespa junto…
Boa sorte a todos nas compras !

7 curtidas

Valorização das ações mais líquidas do IBOV em 2020 ( até 30/04 ):

BTOW 17%
WEGE 16%
MGLU 04%
SUZB -01%
JBSS -05%
RADL -06%
B3SA -08%
NTCO -08%
VALE -16%
VVAR -18%
GNDI -19%
EQTL -20%
RENT -28%
IBOV -30%
LREN -32%
ITSA -34%
ITUB -37%
ABEV -39%
PETR -40%
GGBR -41%
BBDC -42%
BBAS -45%
COGN -52%

Puxando a fila varejistas e empresas que se beneficiam com a alta do dólar. Bancos no fim da fila.

4 curtidas

torço muito por isso, nem tanto por possiveis promoções, apenas pela retaliação em si …

Bom dia! Agora (7:29) bolsas européias, dj futuros e petróleo caindo. No Brasil acho que teremos muita instabilidade política pela frente! Contando com a queda Internacional de sexta (Brasil estava fechado), não me espantaria uma manhã com queda hj de -3 a -5% (vamos ver). Apertem os cintos, o piloto sumiu! Abc e boas compras.

9 curtidas

Bom dia à todos! Resultados de hoje:

image

11 curtidas