Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

Exemplo hipotético.
Teu patrimônio é 100k.
Toca um termo de mais 100k.
Fica exposto em 200k.
Bolsa cai 50% até novembro.
Perdeu 100k
Ficou com zero.

se vc falou, então tá certo. Dentro do que eu tinha entendido, era “aposta na alta” a ideia e a call se dá perfeito para isso, já que ele não especificou a carteira. Agora se as finalidades são distintas, retiro meu comentário.

as chances são sempre as mesmas: cair 50% e subir 50% , todo pensamento contrário disso é expectativa e futurologia. Quanto mais certeza, pior é.

1 curtida

Termo é operação alavancada.
É operar com dinheiro dos outros.
Se o mercado cair, vc pode se explodir.

ok

Pelo que eu entendi ele não estaria alavancando, certo?
Estaria assim:

Ativo
A receber 100
Açoes 100

PL 200

Vai ficar:

Ativo
A receber 100
Termos 100
Ações 100

Passivo
Termos 100

PL 200

E finalmente:

Ativo
Ações 200

PL 200

3 curtidas

C - Tupy

Última compra, meu preço teto era no máximo 15 e pouco.

1 curtida

Boa, vou fazer isso mesmo, já tenho a ideia de quanto vai ser investido em cada mês.
No caso eu vejo como uma assimetria positiva o risco/retorno.
Mais fácil, hoje, o mercado cair 30% ou subir 30%?
Até novembro estaremos cada dia mais perto do anúncio da vacina, um baita gatilho de alta, na minha opinião.

2 curtidas

Respeitosamente, não é assim.

Termo é SEMPRE operação alavancada. Isso é por definição e é inafastável.

A pessoa hoje estará operando com mais patrimônio do que tem. Estará tomando dívida para aplicar em ações. Isso é alavancagem.

O fato de você ter dinheiro para receber no futuro em nada muda a estrutura da operação a termo.

Eu vou receber meu salário no mês que vem, no outro, no outro e por aí vai. Se eu fizer um termo hoje, estarei alavancado.

O que define se uma operação é alavancada é se ela está sendo feita com capital de terceiros e se há risco de perda de mais de 100% do capital próprio colocado na operação.

5 curtidas

Alguém explica essa subida de usim5

2 curtidas

Hoje acho mais fácil cair 30% do que subir 30%.

Em nada me espantaria ver o IBOV nos 60k ainda em 2020.

Me espantaria muito ver o IBOV nos 110k ainda em 2020.

Mas é como você falou. É uma questão de avaliar se há assimetria positiva para o risco/retorno.

Sei que estou sendo chato, mas, em 2008, levei uma lapada com um termo em VALE5.

Então, amigo, falando com carinho, antes de implementar, dá mais uma pensada. Calcula quanto teu patrimônio atual vai recuar se tudo der errado e vê se você suportaria isso psicologicamente.

3 curtidas

O que eu entendo por alavancagem é quando você tem um efeito multiplicador sobre a sua rentabilidade. Como você havia citado, as ações caem 50% e, por estar alavancado, perco 100%. Quando tenho ativos que garantam o pagamento futuro dessas compras, meu único risco é travar um preço de p.e. 20 reais e na data de liquidação, ver que poderia pagar 10 a mercado. Mas se estou satisfeito com 20, para mim não há problema. O que os especuladores fazem é comprar termo para ganhar apenas na diferença de preço, vendendo o ativo na data de liquidação. Mas esta é uma operação bem diversa.

2 curtidas

Fouquet, termo tem esse efeito multiplicador. Se não fosse isso, não teria razão para existir.

Veja a definição da Clear para operação alavancada e veja que o termo é um dos exemplos:

“Operações alavancadas são aquelas nas quais você pode se expor em valores bem maiores que o seu próprio patrimônio, podendo gerar resultados muito positivos, mas também prejuízos de alta magnitude. Desta forma, operações alavancadas são indicadas apenas para investidores e traders experientes. Operações a termo permitem uma alavancagem, para operações de Swing Trade (curto, médio e longo prazo) de, em média, duas a três vezes.”

3 curtidas

É uma questão de abordagem, não dá para generalizar. Os contratos cambiais ou financeiros p.e. foram criados primordialmente para realização de hedge. Mas aí tem uma renca de gente especulando só na margem. Cria uma imagem ruim e acho difícil um consultor financeiro sugerir o uso destes. Mas não tira a nobreza dos instrumentos de serem usados de maneira conservadora e correta.

5 curtidas

Valeu, Elson… Sempre bom ver a foto mais ampla. Quais os parâmetros para as linhas azuis, superiores e inferiores? Vi que elas acompanham a linha média (amarela). É só um desvio padrão da média?

considerando que o patrimônio estará em dinheiro, sua premissa é perfeita. Acho que o amigo está considerando patrimônio em ações como garantia, aí passa uma ideia diferente da alavancagem do termo.

4 curtidas

Sim, é o mesmo princípio das opções.
É um instrumento que pode servir como hedge, lucros/perdas travados, ou até mesmo como uma leve alavancagem.
Mas tb permite fazer alavancagens agressivas que podem te quebrar.
O principal é de que forma o investidor vai usar esta ferramenta.

5 curtidas

25% para cima e 25% para baixo da média móvel aritmética de 21 períodos.

Só fica bem no gráfico mensal.

Se for semanal ou diário, temos que reduzir esse percentual.

1 curtida

aproveitando, HGRU11 vc considera interessante a entrada em até qual valor?

2 curtidas

não sei tbm mas ela estava devendo uma alta em referência ao IBOV, enchi o carrinho a R$4,30 e acima de R$6 vou diminuir um pouco de posição pois esta pesada na minha carteira