Muitas vezes mesmo com 100% em ações se consegue diversificar bastante. Carteira de qualidade e defensiva faz toda diferença. No cenário atual existe muita tendência pra ações do setor financeiro . No momento temos bancos com bons descontos e de certa forma é um setor perene e que pagam bons dividendos. Elétricas nas crises não cai muito e tb não sobe tanto depois. Muitos colegas ainda com ações do mercado externo e conseguem boas diversificações e bons lucros. Tudo gira na segurança e um bom conhecimento.
Seria bom ver quais ações caso a caso. Já foi falado aqui que o IBOV acabou seguindo um pouco o movimento do petróleo, mas as outras ações seguiram seu próprio ritmo. Na minha carteira, p.e., não tem nenhuma ação, ou uma talvez, que não aportaria nos preços atuais. Pegar PSSA p.e., se não me engano, as ações estavam um pouco acima de 60 antes da crise, depois atingiram um fundo de 41, isso bem depois do IBOV já ter dado uma recuperada, e hoje estão por volta de 45. Não me lembro quanto estavam com IBOV a 62k, mas acredito que fosse mais de 45.
Olha no balanço patrimonial o certo é por casa (independente se mora ou não) e carro como ativos. E no meu caso calculo quantos % do meu patrimônio trabalha para mim, se a casa for pra aluguel, entra nessa conta.
O balanço eu faço como no conceito contábil. Agora tenho sempre em mente aquela visão de ativo como algo que gera renda e passivo como algo gera gasto.
Podemos ter uma correção Boa exta semana devido às crises políticas Brasil/EUA x China x Hong Kong…
Boas compras…
Bbas3
Itsa4
Abcb4
Bbdc3
Brsr3
Tupy3
Sapr3
Enbr3
Sapr3
Tris3
Ugpa3
Prin3
Jhsf3
Logg3
Odpv3
Micos/turnround
Tcsa3
Azev3
Rnew4
Oibr3
Bmgb4
Sgsp3
Hbor3
Eter3
Idvl4
Eu concordo com o pensamento, se traz dinheiro é ativo, se leva é passivo…
mas algumas coisas são meio nebulosas… uma casa, por exemplo, que você compre pra morar, não vai trazer renda, mas vai fazer com que você tenha uma despesa a menos…
Instalar painéis solares seria um gasto, mas se bem planejado pode fazer a pessoa economizar luz por algum tempo. e por aí vai…
Acho que depende da situação de cada um…
Bbas3 < 26
Itsa4 < 8
Bbdc3 < 16
Tupy3 <12
Sapr3 < 4,6
Enbr3 < 15,00
Odpv3 < 12
Abev3 < 11,5
Eztc < 26,00
Klbn < 3
arzz3 < 30
grnd3 < 6
egie3 < 37
flry3 < 20
lren < 35
sbsp3 < 40
wege3<30
vale3< 40
cogn3 < 4,50
pssa3 < 40
mdia3 < 30
hype3 < 28
taee3 < 8,5
b3as3 < 35
Acho que com estes preços há boa margem de segurança…
Concordo, mas sera que veremos esses precos denovo este ano? (queria ver para comprar mais…)
Talvez em alguns ativos… eu to achando essa bolsa cara face a queda de arrecadação e crescimento, instabilidade política e parasitismo de políticos judiciário e elite do serviço publico
Bom dia! Agora (8:30) europa, dj futuros e petróleo (brent) em alta. Em tempos normais, diria que seria dia de leve alta, mas hj em dia (política dominando a pauta), não sei como será. Mas acho que devemos abrir com leve alta. Abc e boa semana!
Apenas para esclarecer, acho que o imóvel próprio é a última salvaguarda (não investimento). Quando falo em investir em imóveis estou me referindo à compra E venda de terrenos, pequenos aptos ou comércio, etc. hoje tem muita coisa barata para quem tem liquidez (com perspectiva de alto retorno em médio longo prazo). Vc compra imóvel barato, aluga por 2 a 5 anos e depois vende na alta imobiliária (se demorar mais continua augando e gerando renda). O mercado imobiliário está em baixa, mas não oscila tanto quanto ações (em tempos de instabilidade política e sanitátia). Abc
Bom dia! Hoje com resultados de Alupar:
Ano que vem vai ser uma porrada de dividendos então.
A manchete está errada. Foi prorrogada a proibição de distribuição de proventos além do mínimo obrigatório. O patamar mínimo legal será distribuído.
Hoje também sai o resultado da IMC ( MEAL3)
Não é nebuloso se você pensar que ter uma casa ou painéis solares te proporcionam uma utilidade que de outra forma você teria que pagar para ter.
Sua casa próprio não te gera renda diretamente, mas indiretamente, já que você não precisa pagar aluguel. Mesa coisa os painéis solares, ou um carro. A questão é pesar e ver se o investimento compensa. Como você colocou, vai depender muito de pessoa pra pessoa e da utilidade percebida por cada um.
Se você levar em conta só o retorno financeiro, é fácil medir, mas há coisas que são difíceis de quantificar financeiramente.
Tem gente que mesmo podendo comprar um imóvel, prefere viver de aluguel, outros acham fundamental ter uma casa própria. Levando em conta as preferências de cada um, os dois estão certos.
Casa própria é ativo, mas não investimento.
Casas para venda é ativo e investimento.
Boa!
Eu tenho 99,9% do patrimônio em imóveis rurais.
Tenho outra parte em imóveis urbanos, não de moradia… investimentos.
E outra parte em Bolsa.
Porém analiso separadamente a parte rural como se fosse uma empresa: não contabilizo valorização e depreciação: apenas geração de caixa. Parte do caixa eu irei te investir em ativos descritos abaixo.
A parte de investimentos de LP estão: dinheiro, ações, terrenos e imóveis de aluguel, gado… e não conto a parte de moradia.
Sobre carro, eu tenho tratores, caminhões, Kombi, utilitários e carros de passeio.
Considero todos ferramentas de trabalho, como máquinas e equipamentos.
As máquinas agrícolas eu só considero como equipamentos, sem finalidade de venda.
Valorização de terras eu nem contabilizo…pois não tem efeito caixa se o objetivo não for venda.
No meu psicológico carro é passivo, por isso gosto que sejam velhos, conservados, bons e baratos… com valores simbólicos.
E quando avalio balanços sigo o mesmo racional, pois apesar de ter estudado bastante contabilidade…na prática penso contrariamente e acredito ter uma visão mais clara enquadrando certos ativos como carro pessoal como se fossem passivos.
Existe custo de oportunidade em se ter uma casa, e se você mora em alguma capital provavelmente será grande. O que você precisa se perguntar seria se o valor da sua casa aplicado em fundos imobiliários, por exemplo, te permite alugar esse mesmo imóvel? Um imóvel de R$ 500k tranquilamente te permite ter um fluxo de caixa de R$2.500,00/3.000,00 em fundos imobiliários na realidade de hoje.