Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

Amigo queria levantar um debate.

Se você somar a receita liquida do ano, e dividir pelo valor dos bens alocados (terra, maquinarios, etc) para gerar tal receita, chega em um denominador, razoavel ?

As vezes tenho sentimento que o valor de se trabalhar no segmento esta mais por ser algo bem defensivo em correlação ao volume empregado. Ex:
Prefiro tem x mil hectares de terra avaliados em 30 milhões a ter 30 supermercados, ou 30 clinicas.

Não sei se consegui ser claro matheus.

2 curtidas

Um ROE real deve ficar entre uns 5% a 13% … se for muito bem gerido na minha área. Com muito risco, trabalhando bem hedge, custos, etc.

Isso se vc considerar o valor total das terras e fizer um excelente trabalho.

Agora se vc considerar o caixa total empregado… no meu caso não considero o valor do patrimônio… vc consegue aumentar o caixa bruto em uns 10 a 30% anualmente, sem considerar inflação. Em anos de ciclos ruins vc pode ter um caixa levemente negativo.

Este ano eu tenho expectativa de aumentar meu caixa em uns 30%.

Isso seria um ROE DE uns 5%.

O problema é que não considerei a valorização do patrimônio… se vc combinar valorização + retorno… aí sim vc entenderá pq é difícil comprar terras.

3 curtidas

O que eu quero te dizer é o seguinte:

Imagine que vc tenha, 20 milhões em terras… precise 3 milhões por ano para produzir… Depois de todos os insumos, custos, etc… sobram uns 1 milhão para vc.

Não quer dizer q vc ganhou só 1 milhão… Tem a valorização da terra que é invisível… mas certamente acontece…

Por este motivo acho mais interessante olhar… investimento 3 milhões… retorno 1 milhão…
Investimento 20 milhões… retorno xxx. (Se fosse vender).

Sendo errado para mim:
Investimento: 23 milhões retorno, 1 milhão.
Ou
Investimento 23 milhões, retorno 1 milhão mais valorização.

Se vc nunca for vender… nunca ganhará com a valorização, especialmente se vc só compra e não vende.

7 curtidas

Compartilho a opnião do Robert Kiyosaki. Casa própria é passivo, aliás, a maior dívida que você terá na vida. Tudo que tira dinheiro do seu bolso e não gera em contrapartida é passivo.

4 curtidas

Concordo, mas é relativo.

A pessoa pode pagar um aluguel de R$ 1000 por mês e trocar por um financiamento de R$ 600 por mês de casa própria.

Certamente isso aumentaria o fluxo de caixa do indivíduo e em LP aumentará o patrimônio.

O oposto pode acontecer com alguém que viva com os pais… e decida comprar ou financiar um imóvel, que possivelmente terá um retorno inferior ao caso acima.

Eu Li o livro do Robert e concordo com a teoria… mas na prática é preciso sobreviver e analisar os custos.

O que eu sugiro a vc é que leia o Livro do Robert Allen… Creating Wealth.

Kyosaki copiou o modelo do seu livro do Allen… mas esqueceu de alguns detalhes. E pode ser mais complexo a simples afirmação.

Será uma preciosa leitura… e permitirá ver por outros ângulos… afinal Robert Allen inspirou Kiosaki… eu acho os 2 excelentes… mas para imóveis Robert não fala quase nada… apenas ideias de contabilidade…

O outro já te permite comparações como que fiz acima.

Pratica o que aprendeu no livro de Robert Allen… mas ensina só a ideia… e não como fazer.

9 curtidas

Tem que levar em consideração que o financiamento, que aumentará o fluxo de caixa, mas levará tudo em dobro no longo prazo. Aumentará o patrimonio do curto prazo, no LP passará o pratrimonio para o banco rsrs

1 curtida

Venda MALL11

Sapr3 descolando da SAPR4 mais uma vez

5 curtidas

acho mais um indicativo que vale a pena encher o carrinho de SAPR4

5 curtidas

Por isso falei que se fosse levar em conta só o retorno financeiro, era fácil medir.

Alguém sabe qual o motivo do rali da bolsa nos últimos dias? Descobriram a cura do coronavirus e ninguém me contou?

Dia de aporte e tudo só sobe praticamente há um mês.

3 curtidas

Juros pode ser bom…

Vc pode comprar uma casa sem ter dinheiro, alugar… Pagar o financiamento com o aluguel. Depois de 10 anos ou 30 anos a casa é sua. O inquilino quem pagou para vc.

E existem outras formas de “ganhar” casas e terras honestamente.

Vc pode comprar um imóvel bem mais barato que o valor de mercado, fazer um bom lucro na venda ou aluguel.

Vc pode comprar um imóvel financiado, acima do valor de mercado, a uma taxa alta… paga uma entrada… e faz outro financiamento numa taxa menor… diminuindo o valor q vc pagará… e mudando toda a matemática.

Eu posso falar p vc umas 40 formas de comprar patrimônio sem investir ou possuir nenhum real e ganhar o patrimônio, basicamente graças aos Bancos.

A resposta é Alavancagem… com ela é possível ganhar fazendo operações diversas.

Vc pode comprar barato e vender caro.
Comprar barato e não vender.
Comprar a mercado e vender caro.
Comprar a mercado e não vender.
Comprar a mercado e vender barato.
Comprar caro e vender barato.
Comprar caro e não vender.
Comprar caro e vender mais caro.

Se tiver interesse neste tipo de negócio, podemos abrir um tópico para isso e cada dia posto como fabricar riqueza sem ter nada, honestamente… e usando os métodos que citei acima… é possível ganhar dinheiro até mesmo comprando caro e vendendo barato… quando vc tem uma hipoteca de 30 anos… valor de mercado mudando, taxa de juros podendo ser re-contratada e algumas outras… trata-se de criatividade financeira… O que permite a muitas pessoas usarem o melhor do que o sistema financeiro oferece para honestamente se beneficiar do capitalismo e gerar riqueza… não só para si mesmo… mas beneficiando a todos.

Por se tratar de assunto complexo, se seu interesse for grande eu posso explicar… mas temos que abrir um novo tópico para discutir investimentos em imóveis.

34 curtidas

o tópico “Criatividade Financeira” seria #top

Já li artigos e assisti alguns videos sobre o assunto, mas sempre de mídia estrangeira, nunca encontrei bons conteúdos em pt-br.

5 curtidas

Eu estava achando que era investidores estrangeiros, mas no pelo que a B3 divulgou eles mais venderam que compraram mês passado… Deve ser o pessoal migrando de renda fixa para variável…

3 curtidas

Gostei da ideia de abrir um tópico, pois sou um entusiasta no investimento em imóveis, os quais compõe inclusive a maior parte da minha carteira.

4 curtidas

O problema da alavancagem é que a maré as vezes muda e você é quem está pelado. Veja o exemplo dos brasileiros que compraram casa em Orlando para locar no AirBnB a quem ia a Disney. Negócio da China, pega o financiamento nos EUA (em US$) e aluga remotamente (em US$), os aluguéis são suficiente para cobrir as depesas, então você vai e pega mais uma, duas casas e repete o processo. Aí o mês é Março de 2020 e a Disney fecha, teu negócio da China agora te gera custos em US$, o dólar dispara, teu negócio no Brasil fechou na quarentena e não te dá receita. Ficou complicado.

8 curtidas

Compra SAPR4.

1 curtida

Compra Bradescao por R$ 18,42 :money_mouth_face:

Tava vendo o gráfico dos bancoes (ITUB3 e BBDC3) e o preço atual está próximo do ano 2017, incrível como apanharam nessa crise.

3 curtidas

eu tenho pois nada melhor do que aprender com quem tem história pra contar e resultado pra provar

4 curtidas

+1 voto. Boa a ideia! :grin:

5 curtidas