Se você somar a receita liquida do ano, e dividir pelo valor dos bens alocados (terra, maquinarios, etc) para gerar tal receita, chega em um denominador, razoavel ?
As vezes tenho sentimento que o valor de se trabalhar no segmento esta mais por ser algo bem defensivo em correlação ao volume empregado. Ex:
Prefiro tem x mil hectares de terra avaliados em 30 milhões a ter 30 supermercados, ou 30 clinicas.
Um ROE real deve ficar entre uns 5% a 13% … se for muito bem gerido na minha área. Com muito risco, trabalhando bem hedge, custos, etc.
Isso se vc considerar o valor total das terras e fizer um excelente trabalho.
Agora se vc considerar o caixa total empregado… no meu caso não considero o valor do patrimônio… vc consegue aumentar o caixa bruto em uns 10 a 30% anualmente, sem considerar inflação. Em anos de ciclos ruins vc pode ter um caixa levemente negativo.
Este ano eu tenho expectativa de aumentar meu caixa em uns 30%.
Isso seria um ROE DE uns 5%.
O problema é que não considerei a valorização do patrimônio… se vc combinar valorização + retorno… aí sim vc entenderá pq é difícil comprar terras.
Imagine que vc tenha, 20 milhões em terras… precise 3 milhões por ano para produzir… Depois de todos os insumos, custos, etc… sobram uns 1 milhão para vc.
Não quer dizer q vc ganhou só 1 milhão… Tem a valorização da terra que é invisível… mas certamente acontece…
Por este motivo acho mais interessante olhar… investimento 3 milhões… retorno 1 milhão…
Investimento 20 milhões… retorno xxx. (Se fosse vender).
Sendo errado para mim:
Investimento: 23 milhões retorno, 1 milhão.
Ou
Investimento 23 milhões, retorno 1 milhão mais valorização.
Se vc nunca for vender… nunca ganhará com a valorização, especialmente se vc só compra e não vende.
Compartilho a opnião do Robert Kiyosaki. Casa própria é passivo, aliás, a maior dívida que você terá na vida. Tudo que tira dinheiro do seu bolso e não gera em contrapartida é passivo.
A pessoa pode pagar um aluguel de R$ 1000 por mês e trocar por um financiamento de R$ 600 por mês de casa própria.
Certamente isso aumentaria o fluxo de caixa do indivíduo e em LP aumentará o patrimônio.
O oposto pode acontecer com alguém que viva com os pais… e decida comprar ou financiar um imóvel, que possivelmente terá um retorno inferior ao caso acima.
Eu Li o livro do Robert e concordo com a teoria… mas na prática é preciso sobreviver e analisar os custos.
O que eu sugiro a vc é que leia o Livro do Robert Allen… Creating Wealth.
Kyosaki copiou o modelo do seu livro do Allen… mas esqueceu de alguns detalhes. E pode ser mais complexo a simples afirmação.
Será uma preciosa leitura… e permitirá ver por outros ângulos… afinal Robert Allen inspirou Kiosaki… eu acho os 2 excelentes… mas para imóveis Robert não fala quase nada… apenas ideias de contabilidade…
O outro já te permite comparações como que fiz acima.
Pratica o que aprendeu no livro de Robert Allen… mas ensina só a ideia… e não como fazer.
Tem que levar em consideração que o financiamento, que aumentará o fluxo de caixa, mas levará tudo em dobro no longo prazo. Aumentará o patrimonio do curto prazo, no LP passará o pratrimonio para o banco rsrs
Vc pode comprar uma casa sem ter dinheiro, alugar… Pagar o financiamento com o aluguel. Depois de 10 anos ou 30 anos a casa é sua. O inquilino quem pagou para vc.
E existem outras formas de “ganhar” casas e terras honestamente.
Vc pode comprar um imóvel bem mais barato que o valor de mercado, fazer um bom lucro na venda ou aluguel.
Vc pode comprar um imóvel financiado, acima do valor de mercado, a uma taxa alta… paga uma entrada… e faz outro financiamento numa taxa menor… diminuindo o valor q vc pagará… e mudando toda a matemática.
Eu posso falar p vc umas 40 formas de comprar patrimônio sem investir ou possuir nenhum real e ganhar o patrimônio, basicamente graças aos Bancos.
A resposta é Alavancagem… com ela é possível ganhar fazendo operações diversas.
Vc pode comprar barato e vender caro.
Comprar barato e não vender.
Comprar a mercado e vender caro.
Comprar a mercado e não vender.
Comprar a mercado e vender barato.
Comprar caro e vender barato.
Comprar caro e não vender.
Comprar caro e vender mais caro.
Se tiver interesse neste tipo de negócio, podemos abrir um tópico para isso e cada dia posto como fabricar riqueza sem ter nada, honestamente… e usando os métodos que citei acima… é possível ganhar dinheiro até mesmo comprando caro e vendendo barato… quando vc tem uma hipoteca de 30 anos… valor de mercado mudando, taxa de juros podendo ser re-contratada e algumas outras… trata-se de criatividade financeira… O que permite a muitas pessoas usarem o melhor do que o sistema financeiro oferece para honestamente se beneficiar do capitalismo e gerar riqueza… não só para si mesmo… mas beneficiando a todos.
Por se tratar de assunto complexo, se seu interesse for grande eu posso explicar… mas temos que abrir um novo tópico para discutir investimentos em imóveis.
Eu estava achando que era investidores estrangeiros, mas no pelo que a B3 divulgou eles mais venderam que compraram mês passado… Deve ser o pessoal migrando de renda fixa para variável…
O problema da alavancagem é que a maré as vezes muda e você é quem está pelado. Veja o exemplo dos brasileiros que compraram casa em Orlando para locar no AirBnB a quem ia a Disney. Negócio da China, pega o financiamento nos EUA (em US$) e aluga remotamente (em US$), os aluguéis são suficiente para cobrir as depesas, então você vai e pega mais uma, duas casas e repete o processo. Aí o mês é Março de 2020 e a Disney fecha, teu negócio da China agora te gera custos em US$, o dólar dispara, teu negócio no Brasil fechou na quarentena e não te dá receita. Ficou complicado.