Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

O problema é que a referência se um ativo esta barato ou caro é a renda fixa, assim sendo, se os juros forem mantidos parabaixo de maneira forçada… vc vai aceitar DY cada vez mais baixos… ainda que a empresa esteja gerando menos caixa e nao crescendo como antes…

O problema maior que vejo é a economia real patinando e os ativos financeiros mesmo não tendo amparo fundamentalista subindo…

É pessimo para sociedade se não vale a pena empreender e jogar seu dinheiro na economia real… eles vão precisar repensar isto uma hora…

1 curtida

Como eu falei, se começar a chover dinheiro na bolsa os empresários vão se aproveitar disso e vão tomar crédito via mercado de capitais, para isso vão investir em alguma coisa e gerar algum valor, seja abrindo novas lojas, construindo empreendimentos, modernizando parques industriais e isso fará a economia girar em algum momento. Dinheiro não fica parado, mesmo com os níveis de poupança subindo alguém gasta esse dinheiro.

1 curtida

@neilson Obrigado pelo retorno, poderia nos informar seus possíveis pontos de entrada nesses ativos? Grato!

@cadu, gostaria de saber um pouco mais sobre a ideia inicial da plataforma/fórum, um pouco da historia desta ferramenta que para muitos aqui é realmente uma escola de aprendizado diário, inclusive com apoio dos integrantes, me sinto a vontade para fazer minhas perguntas aqui, muito mais do que normalmente me exponho.
Se puder contar um pouco a tua historia para nós.

10 curtidas

Somos em 3 sócios, eu, o Rafa e o Cayres, que são excelentes programadores.
A ideia inicial foi do Rafa. Nós não nos conhecíamos pessoalmente, mas ele acompanhava meus posts no forum do infomoney, e o trabalho da CAFI. Ele me chamou, mostrou a ideia de montar uma plataforma voltada pra AF, e me queria na sociedade para montar todo o esquema fundamentalista da plataforma, e eu achei sensacional a ideia. Nosso objetivo nunca foi de rentabilizar este projeto no CP, mas sim de primeiro montar algo bacana, e depois ir evoluindo esta, e adicionando novas funcionalidades, e aí sim rentabilizando a plataforma em um segundo momento. Mas como temos outros trabalhos principais fora da PenseRico, o projeto de evolução da plataforma tem andando mais devagar. Como nosso foco é de LP, tb não temos tanta pressa assim.

Eu tenho umas ideias para a nova versão da plataforma, que acredito que irão revolucionar a AF, facilitando demais a vida do investidor.

49 curtidas

Você poderia colocar no fórum link para doação. Acho que a maioria dos usuários ajudariam.

7 curtidas

Lembro quando você começou a postar no finado fórum do infomoney que um projeto interessante para investidores fundamentalistas iria sair, exatamente na época em que aquele fórum começou a decair completamente e deixou de ser um espaço interessante para o debate sobre investimentos.

Aproveito a oportunidade para lhe agradecer por tudo que aprendi lhe acompanhando durante esses anos…

10 curtidas

A ideia é bacana. Mas penso o seguinte, doação por doação, acho mais bacana doar a pessoas que realmente estejam precisando. Eu acredito que no nosso caso, eu gosto de prestar um serviço bacana e aí sim ter uma remuneração justa por isso. Como a PenseRico não é nosso trabalho principal, fica difícil agilizar a coisa mesmo com injeção de capital. Na verdade o ativo que falta é tempo rs.

26 curtidas

@cadu muita bacana a iniciativa de vcs, parabéns! Foi através do fórum que comecei a investir em RV. Eu também sou programador e estou começando a pensar em desenvolver algumas soluções. Atualmente estou utilizando o Sétimo Digito e Kinvo para gerenciar a carteira, mas ainda não acho bom o suficiente. Ainda não encontrei uma solução simples para gerenciar os ativos junto com a geração das DARF e informe de rendimentos para declaração de imposto de renda

6 curtidas

É diferente Cadu. É uma forma de agradecer pelo ótimo serviço prestado por vocês. A doação seria um incentivo para vocês incrementarem a plataforma.

4 curtidas

Para o pessoal “nervoso” com a euforia, não esqueçam que tem eleições nos EUA esse ano ainda e não será fácil para o Sr. Trump com todos esses acontecimentos. Então acho realmente prudente compor um caixa, mesmo que seja 50/50.

3 curtidas

boa!
quando chegar o ibov chegar a 110k eu posto uma receita de sardinha frita!
A recuperação da bolsa parece que vai ser em “V meio torto” mesmo, já a da economia nem sei quando vai acontecer, mas dizem que a bolsa antecipa uns 6 meses a economia…

2 curtidas

Quero reduzir ao máximo a quantidade de ações mas esta difícil. Tem muita empresa boa com preços bons ( isso contando com recuperação em V, reformas ,etc,etc,etc…)
Se não vier essa cavalaria ai não sei o que vai ser kkkkkkkk.

Bom, praticamente nunca postei no forum, mas acompanho ele religiosamente todos os dias a 1 ano e meio, foi aqui que eu dei os meus primeiros passos na renda variavel. O conhecimento que obtive aqui e venho obtendo é imensuravel. Agradeço demais aos membros do forum pela qualidade nos comentarios. Me faz ter uma base e uma segurança muito grande pra investir. Agradeço principalmente ao @cadu pelo excelente trabalho, com toda certeza, assim como eu, tem diversos usuarios que aprendem muito aqui e acabam nao postando, e agradeço aos demais colegas que prefiro nao marcar pra nao acabar esquecendo de ngm.

26 curtidas

Com o intuito de enriquecer a conversa que alguns dos colegas começaram, em relaçao ao momento chave em que estamos vivendo, venho tentar expor um ponto de vista diferente do que alguns amigos postaram e tentar complementar a visao de outros.

Acredito que o mercado proximo das maximas historicas no exterior (EUA principalmente) como ja esta, vai aumentar ainda mais o fluxo de entrada do dinheiro estrangeiro aqui na nossa bolsa. Apesar da esticada absurda, ainda continua MUITO descontada comparada com os paises de primeiro mundo e os emergentes tbm (principalmemte se for vista em dolar).

Espero que o mercado tenha percebido que exagerou DEMAIS na queda, pra variar. (Lembro do @cadu comentando que o mercado costuma exagerar nas quedas). Como comentei, nossa bolsa é disparada a bolsa que mais caiu ao redor do mundo e agora ta corrigindo essa distorçao.

Se realmente esse pensamento estiver correto, tem folego pra subir ate os 100k nesse mes ainda. Porem é inegavel que é saudavel uma correçao pelo menos por volta dos 89k (ou pelo menos andar de lado alguns dias) para pegar folego e voltar a dar o ultimo sprint ate os 100k.

Como alguns colegas comentaram, os bancos centrais ao redor do mundo imprimiram muito dinheiro, causando uma grande liquidez, esse dinheiro tem que ser alocado em algum lugar e com as rendas fixas perdendo pra inflaçao, é inegavel que a bolsa, na minha visao, é o melhor lugar pra se alocar dinheiro.

No Brasil pode ocorrer uma migraçao forte da poupança e rendas fixas para a bolsa. Selic muito baixa e com perspectiva de abaixar ainda mais no curto prazo. Somado ao fato de ter aumentado muito o interesse de brasileiros na bolsa (acredito que nem 2% estao na bolsa, comparado com os Eua que 80% pra mais da populaçao investe em renda variavel). Exemplo: um ano atras eu nao conhecia ngm que investia na bolsa, só eu. Agora tenho pelo menos uns 10 amigos proximos investindo. (Acredito que muito de vcs estejam passando por isso tbm).

Li em alguns lugares e recentemente escutei o Bredda e o LAPB comentando que, se considerarmos um ano inteiro da econoomia perdido, isso reflete em media no preço das açoes, algo em torno de 7% (considerando que escolhemos boas e grandes empresas que nao vao quebrar, pelo contrario, sairam maiores, mais fortes, com mais mercado e podendo comprar empresas menores por um bom negocio). Acredito que perdemos o 2t20 e boa parte do 3t20.

Pra finalizar, sempre li que o mercado reflete o futuro, ele ta sempre tentando se antecipar ao que pode acontecer no futuro (Pra variar, ja li algo sobre aqui no forum tbm).
É mt obvio que os resultados do 2t20 vao vir muito ruins, mt pior que o 1t20 (embora com ajuda dos membros aqui do forum e outras leituras pela internet, nao acredito que o resultado de algumas empresas vieram ruins, bancos principalmente), entao sera que o mercado ja nao precificou isso ? Acredito que segurar uma grande parte do seu caixa esperando uma queda forte pos resultado do 2t20 pode nao fazer sentido (repetindo, levando em conta que escolheu boas empresas) pois em agosto/ setembro , mesmo com o resultado mt ruim, as empresas podem estar em um patamar de preço bem mais elevado comparado aos que estamos vendo nos 3 ultimos meses. Respeito muito a opiniao de membros que possam pensar diferente. E esse pensamento as vezes diferente, é tao importante quanto os pensamentos parecidos, se por um lado me faz ter mais convicçao nas minhas tomadas de decisao a visao oposta me faz ler um cenario diferente, pisando no freio e tendo mais cautela para as minhas tomadas de decisao.

Bom, desculpe pelo textão, espero que possamos continuar por muitos anos trocando essas informaçoes que ajudam mt as nossas tomadas de decisao.

26 curtidas

Aproveitando o gancho (agora pra finalizar mesmo) gostaria da tradicional avaliaçao de carteira que ocorre com frequencia por aqui.
@cadu e demais membros, se puderem opinar, vao mais uma vez me ajudar muito.

Tenho 90% em Açoes e 10% em caixa.
(Sou jovem, uma estabilidade financeira ate entao) pretendo manter essa alocaçao por alguns anos ate aumentar consideralvelmente capital e aos poucos ir reduzindo a exposiçao.

Ativo. / Pm / Exposição
Bbas3 35,27 / 31%
Itsa4. 10,33 / 22%
Enbr3. 18,59 / 21%
Tupy3 15,92 / 13%
Sapr4. 4,94 / 3%

Obs1: Comprei ItsaH978 , ou seja, direito de comprar itasa4 dia 17 de agosto por 9,76 e aumentaria assim itsa4 para 30% da carteira

Obs2: Sapr4 ficou bastante reduzida pq foi a ultima a ficar no vermelho, enquanto as outras açoes sangravam -20/30/40% , sapr4 praticamente nao sofreu, entao deixei de lado e aportei forte nas outras.

Obs3: Gosto muito da Vale, tinha 20% dela na carteira com pm 47, mas resolvi vender ela por 53 pra alocar em enbr3, tupy3 e nos bancos que estavam caindo de -15% a -30%. Achei um custo de oportunidade que nao podia deixar passar. Quem sabe vem uma correçao mais forte ela nao volte proximo do meu antigo pm. Voltaria denovo.

Agradeço desde ja !

5 curtidas

Real foi uma das moedas que mais se desvalorizou é Ibovespa foi uma das bolsas que mais caiu no mundo.

Estamos muito baratos para os gringos, apertem os cintos.

O efeito do dólar potencializa tudo.

Há um excesso de liquidez no mundo, e aqui está mais interessante que muitos lugares para alocação.

Isso explica em partes pq subiu… É natural a tendência da moeda e da economia tender ao equilíbrio. Mesmo que não chegue… ela tenta.

Então apertem os cintos.

14 curtidas

Eu sinto até vergonha de responder esse tipo de questão. Saiba que sou muito novo ainda na renda variável e que tem gente muito mais capacitada do que eu aqui.
Enfim, por ter 90% em ações e 10% em caixa eu acho que você está muito exposto a bancos. Eu teria mais algumas empresas para consequentemente diminuir um pouco a posição nos ativos que você tem.
Sobre as empresas eu acho boas escolhas principalmente em relação ao preço.

2 curtidas

A finansfera tem reagido com descrença ao fato da captação da caderneta de poupança ter sido recorde nos últimos 2 meses, acredito que isso se deva a, principalmente, três motivos: auxílio emergencial (R$30 Bi sendo injetados na economia todo mês); mudança de mentalidade daqueles que foram pegos sem uma reserva de emergência; e recomposição de reserva daqueles que eram precavidos.

Isso só tende a mostrar que, pelo menos uma boa parte de quem teve que cortar na carne com essa crise, aprendeu uma das primeiras lições da educação financeira. Pode não ser o produto ideal, mas a cada corte na SELIC a diferença paras outras alternativas se reduz e, em face à ignorância de conhecimento, disponibilidade atrelada à conta corrente, liquidez 24/7 é plenamente justificável como meio de reserva de emergência.

4 curtidas