Não sei sobre as nuances do mercado (se pretende subir mais 120k ou cair para 60k), mas pauto minhas decisões na análise do cenário econômico como um todo e na análise técnica (Com muita ajuda dos colegas do fórum). Realmente existe muito dinheiro solto no mundo (muito em razão dos juros baixos combinados com print desenfreado), mas a atividade econômica tende a resfriar após essa pandemia, especialmente por conta de empresas se reajustando (algumas fechando) e a perda de empregos. Acho que o retorno da inflação (e na sequência dos juros mais altos) é inevitável, só não dá para saber quando (o que levaria o dinheiro da bolsa de volta para a renda fixa). No Brasil, a economia com a reforma da previdência ficou por conta do coronavoucher, e talvez o governo não tenha força para novas reformas (administrativa, etc). Junto com os colegas, especialmente @wdgi (um entusiasta e conhecedor das ondas de Elliot), entendo que atingimos um alvo e agora devemos passar por uma correção. Assim, reduzi meu percentual na bolsa e estou 70% líquido, pois não vejo a situação do país hoje melhor que a de novembro do ano passado. Em médio/longo prazo a tendência é a recuperação e, possivelmente, a superação dos 120k, mas pelos estudos, acho que teremos um período de baixa. Isso é apenas minha análise do jogo e tudo pode variar (ainda mais quando temos tantos novos players no mercado e medidas para salvar economia - como impressão de dinheiro), mas estou pautando meus movimentos assim. Sigo em bancos (bbas, bbdc, bbse e itsa), energia (enbr) e na tupy, o resto zerei posição. Essa é minha estratégia (com perdas e ganhos) e não recomendação. Aos mais novos recomendo que procurem estudar o máximo possível (com a ajuda dos amigos do fórum) e planejem uma estratégia para o que virá. Acho que no fundo, ninguém está errado (ainda que o planejamento não dê certo), e a bolsa subir é uma questão de tempo (curto ou longo), só acho que no curto prazo a tendência é uma correção e me oriento nesse sentido (posso estar errado). Recomendo a leitura do tópico análise técnica (todos lá são muito estudiosos e contribuem imensamente). Grande abraço a todos.
É sempre assim
Amigo, compartilho da mesma ideia. Encerrei várias posições para fazer caixa
Estou no mesmo barco, 70% líquido, vamos aguardar, bom fim de semana a todos
Meu.amigo, aqui na no há região, o que fechou de empresas entre 15 de abril até ontem… academias, lojas que nem esperaram reabertura, restaurantes( o melhor aqui da região fechou , aluguel 25 mil + 30/40 funcionários quem aguenta) , principalmente aqueles localizados nos pontos comerciais elitizados( aluguel mais caro), concessionárias, Viação 1001 despediu 2 mil funcionários , O Sesc Mineiro aqui perto da minha cidade fechou colocou 700 funcionários na rua e não tem perspectiva de volta. Academias já foram umas 6/8 . Clínicas médicas/odontológicas demitiram uns 30/40% e algumas já fechando .
A realidade tem me doido tanto de ver muita gente já no desespero , negócios arruinados, muita gente depressiva . A retomada vai ser muito difícil , 2020 totalmente perdido e se não houver reformas até o final do ano 2021 vai ser fraco também. Talvez agora com a aproximação do governo ao centrão ajude em alguma coisa, mas acho muito difícil recuperar em 1 ano esses 3/4 meses de estagnação total da economia. E quando reabrir aqui pode ter certeza que o índice de desemprego vai aumentar , muita gente esperando a liberação para fazer promoção e vender o estoque, mandar funcionários embora e fechar a empresa . Conheço mais de 10 que pegaram empréstimo para fechar o mês de abril, imagina maio…
E torcer para os casos diminuírem pois aqui na região tá fodaaaaa. Já perdi 3 amigos pacientes e cada dia aumentam os casos. Região mais afastada dos grandes centros então está uma doideira.
Bem acho que a realidade é essa, aproveitar os lucros na bolsa e surfar essa mentira de recuperação em V.
Boa sorte a todos nas compras e ajustes na carteira.
E quando puderam façam uma doação mínima ai com os lucros para alguma entidade que esteja precisando no momento !!
- Cadu um dia vou ser cabeçudo ( inteligente…kkkk) igual você !!!
Não exatamente, a bolsa é um meio para as empresas capitarem dinheiro barato para fazer investimentos, muitas empresas já voltaram a capitar dinheiro na bolsa. Então que está participando está contribuindo para o desenvolvimento do país. Lembrando que existe toda uma cadeia de valor quando uma empresa destrava um projeto.
Ainda não chegou em meu PM, mas está perto. Reduzi muito de 11 para 7,50. Essa daqui a 2-3 anos pode estar lá nos 20.
Obrigado por compartilhar amigo! Faço votos que as coisas melhorem (e irão) mas é muito triste o que esta acontecendo. Abc
Você está esquecendo que o mundo todo está diminuindo juros, e esse dinheiro vai todo para onde? Parado perdendo da inflação?
O problema da maioria é fazer uma análise e achar que ela está correta, se dê ao luxo de poder estar errado. Se acha a bolsa cara, vá saindo aos poucos, porque você pode estar errado e ela continuar a subir. E o inverso também.
Tenho muitos colegas que tb quebraram. Um deles tinha 5 restaurantes no centro. Já teve até de vender o apto dele por uma merreca só pra diminuir o endividamento.
Outro problema que eu tenho visto mas vejo pouco destaque, são as pessoas em depressão. Estou atendendo muita gente assim. Estão em pânico com a epidemia, a pto de perderem a esperança de continuarem vivos! Um colega meu de profissão inclusive se suicidou.
Tem sido bem difícil mesmo, e eu acredito que a mídia tem uma boa parcela de culpa, assim como os governos, em todo este terror que causaram no povo. Mas cabe ressaltar que o maior culpado disso, queira ou não, é a China.
Agora quem conseguir se manter, e bolar estratégias de retomada, pode ter uma boa oportunidade nos próximos anos. Diversas pequenas empresas irão quebrar, mas quando isso tudo passar, aqueles que continuarem de pé, e aproveitarem a crise para investir em crescimento, vão se fortalecer e ganhar terreno.
tbm tenho um historia triste de suicidio pra compartilhar … minha esposa tem um restaurante de marmita fitness, ou pelo menos tinha, n sabemos se conseguiremos voltar, dispensamos os funcionarios, renegociamos o aluguel , mas a bola de neve se acumulou, faremos os calculos de como sera a volta e a que ritmo para termos uma noção … pois bem um dos nossos fornecedores de marmita se suicidou, ele atendia diversos restaurantes da regiao, como todos fecharam a renda dele foi a zero da noite pro dia, ele com 3 crianças e esposa n aguentou o baque, tivemos a noticia 45 dias atras q ele se suicidou tomando veneno … é algo estarrecedor vc pensar q 3 meses atras a pessoa tava bem , feliz, brincalhona te entregando os produtos …
@cadu @dudusneto
Poxa vida que tristeza !! Percebi essa questão de depressão há uns 30 dias . Alguns pacientes e muitos relatos de amigos. Foda !
Quanto ao negócio da esposa Dudu, acho que a marmita fitness vai ganhar mais espaço principalmente tele entrega. Agora no espaço físico devem impor restrições de quantidade de pessoas por tempo. Se Deus quiser vai dar tudo certo !!
Essa era a mesma conversa quando estava nos 120k.
Em maio, a poupança bateu recorde de captação.
A taxa de juros está baixa? Sim, está. Pode esperar que o DY das empresas vai cair também. E aí? Para onde vai esse dinheiro?
Se a tua lógica estivesse correta, ninguém compraria títulos de países com taxa de juros perto de zero, zero ou até mesmo negativa.
Nossas cabecinhas são de sardinha, ávidas por muito rendimento. Mas quem já tem muito está mais preocupado com segurança.
Melhor coisa do mercado, quando acham que encontraram a resposta a pergunta muda.
Sim, a força dela é nas lojas físicas. Também gosto da marca e da empresa, mas o próximo balanço deve vir bem ruim por conta da quarentena. Em geral, o varejo de lojas físicas e ações de shoppings foram muito prejudicadas. HGTX3, apesar de descontada, pode corrigir mais antes de voltar a subir.
Não é só questão de segurança, veja sigamos que tenha uma reserva de emergência para 10 anos, para que vou ter uma reserva para 15? Não faria sentido. Mesma coisa fazer proteção de carteira depois do fato, já era. Tudo tem seu momento.
O fato é tem mais dinheiro no mundo, e você pode deixar na renda fixa, perdendo dinheiro com toda certeza ou investir seja diretamente na economia real ou indiretamente pela bolsa de valores. Sempre olhando alguma empresa com uma boa relação risco x retorno, essas sempre existem.
Os estudos mostram que os grandes ganhos acontecem eu poucos dias na bolsa de valores, se não tiver posicionado sua chance de acerto será como ganhar na loteria. Por isso que é bom ficar posicionado, para mais ou para menos, conforme próprias expectativas.
Poisé… tem um gráfico bem legal mostrando o retorno do sp500 perdendo os melhores dias do ano. Vou colocar ele aqui…
Por isso mantenho sempre um percentual investido em bolsa… só que acho que quando sobe demais o prêmio de risco diminui muito e muita gente vai preferir perder pouco na renda fixa do que arriscar a perder muito na bolsa.