Pessoal, queria um conselho de vocês… Apareceu a possibilidade aqui de eu migrar dentro de algum tempo para uma outra função na empresa mais bem remunerada, mas que na prática deve dificultar muito meu gerenciamento dos meus investimentos… estou meio indeciso o que fazer com relações as ações, já que acho os fiis mais fácil de acompanhar… pensei em algumas opções e queria ver o que vocês pensam.
Migrar as ações individuais pra BOVA11… Sim, eu sei que paga imposto e não paga dividendos, mas pelo menos continuo exposto sem precisar pesquisar muito. Foi o que fiz no passado em situação semelhante.
Diminuo o máximo o número de ações, pulando fora de empresas mais arriscadas.
Assino uma research ou sigo a CAFI (cria um etf dela logo cadu)
Mas qntas ações vc tem na carteira pra não conseguir acompanhar ? . Acho tranquilo acompanhar em torno de 10 empresas e claro que não sejam de alta risco. Via de regra, as empresas do CAFI da pra acompanhar de boa sem precisar ter q se aprofundar muito em cada balanço ou movimento do mercado.
Eu faria uma 4 opção. Uma carteira de ações enxuta, com umas 6 ações, com foco no LP.
Eu mesmo tenho pouco tempo pra acompanhar o pregão, e é raro abrir o HB durante o dia. A maioria das minhas análises eu faço a noite, e coloco as ordens no HB neste horário tb, com a opção de validar até cancelar.
Antigamente eu fazia swing trade/day trade e ficava o tempo todo na frente do pc com o home broker aberto.
Melhor coisa que fiz foi ir para o lado fundamentalista de longo prazo.
Agora abro o pit apenas quando vou realizar o aporte mensal.
Em relação as ações, escolhi boas empresas, variei um pouco entre empresas de dividendos, crescimento e alguma de turn around. Agora só acompanho os relatórios trimestrais. Não existe muita mágica na bolsa, se o lucro líquido é crescente = valorização das ações.
Sem querer dar uma de psicólogo rs, mas se você está sentindo que pode faltar tempo e que é preciso gerenciar os seus investimentos: provavelmente, seria bom repensar alguns detalhes da sua estratégia.
Eu faria o que os colegas sugeriram. Reduza sua carteira para 6-8 ações e uns 4 fii’s. Acompanhe uma research que faça um bom valuation para nao tomar seu tempo.
Acho que deveria fazer igual o @Cadu e o @a103 comentaram, reduz para algo em torno de 6-10 ações, mantendo até umas 2 mais arriscadas. Isso não vai prejudicar o seu rendimento e vai conseguir acompanhar as ações sem prejudicar o seu trabalho. Eu vivo um pouco disso, sou residente de cir. do aparelho digestivo, tem dias que nem consigo abrir o HB durante o pregão, sempre em cirurgias. Tenho muita ações no momento, mas já estou concentrado em 8-12 ações para longo prazo e uma pequena % em alguns ST para aproveitar essa pernada recente. Tento sempre acompanhar o fórum e aproveitar as informações.
Caso fique muito complicado, ainda tem alguns fundos que são muito bons no longo prazo, essa semana dei uma olhada no HIX.
PS.: Arrependido de não ter escutado a maioria aqui e ter desfeito algumas posições de risco na segunda e terça para montar mais caixa.
Pense pelo lado positivo, você pode estar deixando de ganhar uma pequena porcentagem dentro de um pequeno período de tempo até adaptar sua rotina, mas pelo outro você disse que vai ser uma função melhor remunerada, isso sim vai potencializar os seus aportes e ganhos no longo prazo.
Resumindo: vai conseguir aportar mais ter menos dor de cabeça com o mercado, vai ser bom pra você kkkk
Depende da sua meta, do seu emocional e da sua carteira atual, talvez sejam boas ações e mesmo sem tanto potencial o preço de aquisição pode ter sido bem interessante e não valha a pena desfazer.
Eu particularmente só acho que alguém está pronto para concentrar grana na bolsa depois de ter passado por uma grande queda e por longo periodo… se não passou por isto é melhor ter muitas ações…
Dependendo da sua função ,vc tem um patrimônio maior que é a sua saúde. Veja se o estresse a mais vale o acréscimo do salário. Depende também que fase de vida vc se encontra. Não sei se vale vender algumas ações para ter um conforto psicológico. Mantenha sua meta de LP. Fazer ajustes somente para otimizar a carteira .
Já passei… comecei a investir em 2011. Nesse meio tempo passei 2011 e 2012 só comprando ETF. Depois comecei a ler sobre investimentos e a migrar para as ações individuais. Na verdade tenho muitas ações não porque queira ser megadiversificado, mas porque sempre achei interessante ler os releases e entender como as empresas funcionam e ganham dinheiro… Assim fui comprando aos poucos as que mais me interessavam.
Por exemplo, quando vi o pessoal falando de cogna acabei indo atrás e procurando saber mais, e acabei decidindo ler sobre a estácio, e voilá, hoje tenho as duas na carteira.
Vou dizer que foi mais difícil e desgastante pra mim ver a bolsa andando anos e anos de lado do que aguentar os Circuit Breakers agora.
a) Fazer uma carteira com bova11, small11 e ivvb11.
b) Assinar uma research.
Eu não faria uma carteira com 6 ou 7 ativos, pois considero muita concentração. O risco é muito elevado e ainda neste ano há eleições nos Estados Unidos. Hoje eu tenho 100% em renda variável, mas tenho 23 ações, um fundo imobiliário, IVBB11 e stocks da XP.