Muito obrigado matheus, depois de ler sobre o seu racional referente a TRPL, resolvi acrescentar na minha carteira juntamente com TAEE.Também estou com ENBR e EGIE
É crescimento + dividendo… a tese é essa.
Melhor doq algumas q ficam 15 anos fala do q vao crescer p depois pagar. E depois dos 15 anos nao crescem prorrogar.
P mim empresa boa cresce e paga muito.
Um exemplo seria ALUP?
Se tivesse que escolher só uma, seria Trpl ou taae?
Tenho trpl mas é uma posição pequena, acho que amanhã vem uma paulada awe vamos ter que esperar uma correção ![]()
empresas de energia eletrica estão todas dando um show…espero que a ENBR não venha FLAT, minha maior posição na carteira de longe… e agora depois de mais um resultado otimo da engie vou ter q me render, dá o braço a torcer e adicionar ela como minha segunda eletrica na carteira.
Problema de enbr e que o principal retorno dela atualmente (distribuição)deve ser o que mais sofreu na parte das elétricas… mas com obs investimentos dela, deve melhorar bem os resultados no lp
ENBR não é uma empresa de crescimento constante, por isso ela tem múltiplos baratos
O negócio é segurar até a receita dela mudar de patamar, acho que ano que vem
Mas creio que a lucro ficará mais estável ou ja esteja ficando…Transmissão ta saindo de 1% pra 22% até meados do ano que vem. Distribuição vai de 34% para 36%, a termica cai de 24% pra 14% e a hidrica tb de 34% pra 24% …
…isso deve ajudar a precificar melhor os resultados dela…e dentre as eletrica a unica que o mercado não virou os olhos ainda é ela. A unica que a cotação estagnou.
O que voces acham de CEMIG?
Eu comecei a pesquisar os potenciais de crescimento de algumas elétricas e fiquei com um pé atrás com a ENBR3. Além disto, o múltiplos baratos são devidos, em grande parte, a não recorrentes:
Na cotação de R$ 18,52 ficaria assim, sem os não recorrentes (busquei os dados diretamente nos demonstrativos da empresa):
| P/L | P/VP | ROE | Margem Líquida | PSR |
|---|---|---|---|---|
| 13,16 | 1,20 | 9,14% | 6,56% | 0,86 |
Por outro lado, me chamou muito a atenção a ALUP11 e a NEOE3, fora a EQTL3 que é excelente.
Enfim, no setor de energia elétrica temos no mínimo umas 10 empresas boas e a ENBR3 é uma delas, acrescentaria ainda além destas 4 citadas: TAEE11, TRPL4, EGIE3, CPFE3, CPLE3 e CESP6.
Quem dera tivéssemos no Brasil 10 empresas de tecnologia (de verdade, não Magalu e afins) com esta qualidade.
Sempre achei a enbr um carro com freio de mão puxado… Eqtl e Egie a meu ver são superiores, mas estão melhores precificadas…
Trpl @fortaleza
Mas escolhi as 2
Fiquei muito tempo escolhendo entre as 3, o cenário começou a mudar c algumas pequenas decisões judiciais que foram se acumulando por anos à favor de trpl, a taesa é muito boa e decidi manter tb.
Alup eu exclui pela indefinição quanto a uma política que proporcione dividedos.
Alup aparenta q vai crescer demais… porém não há ainda uma política definida sobre a destinação dos lucros.
N sei oq vão fazer c eles no futuro. Não gosto desta indefinição.
Não gosto do DNA dela, digo, estatuto… mas reconheço um bom potencial de crescimento e respeito quem gosta e compra. Tenho amigos muito entendidos q estavam em alup. Mas depois de uns 2 anos conversando comigo mudaram.
Poderia ser o contrário, pois conversamos sempre abertamente no intuito de aprender, e geralmente ouço mais do q falo.
Mas alup tb é boa, não há dúvidas.
Não incomoda não ter tag along?
Não me incomoda.
O controlador é mais interessado em comprar as outras do q vender.
Visto q é um dos maiores players do mundo em energia. Domina nos Eua, colombia… boa parte do br… na europa.
Ja disse isso e vou repetir só mais esta vez.
Isa controla trpl
Isa já comprou boa parte da taesa… acho q querem o resto.
Cmig está meio meio q a venda.
Cmig controla Taesa.
P onde vc acha q vão os dividendos de TRPL?
Pq a ISA venderia a TRPL? Sendo q quer comprar o mundo, basta falarem q está a venda. (Isso é especulação minha talvez… ou nâo neh).
Um dia acho q veremos elas unidas em 1 só. E quem vai comandar deve ser a ISA.
Me preocuparia muito se TAESA ou cmig têm ou não tag along… isso sim. São ativos estratégicos p ISA. O governo n tem tanto poder e intenção de comprar nada hj. Mesmo q tivesse, n está à venda o controle.
Entendeu agora?
Quando querem vender, faz mais sentido colocarem tag along. Pq daí já é uma desculpa p controlador aumentar o float… depois vende. O mercado acabaria pagando bem mais por ela se tivesse o tag along. E valeria o enfeite p vender a noiva.
Eu particularmente acho q deveria ser tag along 100,% p todas as empresas e somente ONS… Até lá vou aproveitar muito as distorções.
Muito claramente, me convenceu, amanha eu compro, já namorava ela há alguns meses…
Muito obrigado pelas explicações
N sei como abrirá amanhã… se o mercado estiver animado demais talvez haja algo com maior distorção.
Se o mercado animar muito tome cuidado.
Te indico observar com uma lupa agora os resultados ruins… e as empresas q vão cair. Muitas delas podem ter recuperação fácil ou resultados ruins pontuais.
Eu particularmente estou com um pequeno caixa p aportar, referente aos lucros q obtive com vendas de uma fração de minhas oibr.
Eu acho q vão abrir empresas derretendo em agosto c resultados fracos… mas q podem cair sem muito sentido.
das empresas que tenho não estou muito preocupado com os resultados 2t2020