Na nota de corretagem deve aparecer observação se a operação foi day trade, além de imposto de renda day trade retido na fonte
olá pessoal. Aprendi muito neste forum recentemente para montar minha carteira de FIIs, assunto do qual muito pouco entendo e que aqui aprendo. Este fórum me foi muito útil e possui alto nível de discussões.
aproveito a oportunidade para compartilhar aqui minha carteira de ações, algumas das quais tenho na carteira desde 2010, já tendo passado por muitas crises.
minha filosofia de investimento consiste em dividir os investimentos em quatro grupos.
grupo 1 - dividendos e segurança. São quatro empresas, sendo que três delas possuo há mais de dez anos. Não mexo neste porfolio, mesmo em grandes crises. Representa cerca de 50% da carteira.
grupo 2 - “Brasil em que acredito”. Aqui vai muito do meu perfil de investidor. Já viajei muito pelo mundo e busco incluir empresas Brasileiras que são líderes globais e/ou produtos reconhecidos em varios cantos do mundo. Em suma, aquilo em que somos realmente bons mundialmente falando. Estas empresas representam cerca de 25% da carteira. também mexo pouco neste porfolio. Algumas também tenho faz aproximadamente uma década (Natura - demorou quase 10 anos para ter retorno aqui!), ou Ambev (tenho há mais de cinco anos e prejuízo considerável, mas não vendo). Fiz adições ao longo do tempo neste portfolio. A mais recente delas foi a Cogna, que acabou de entrar, e a Marfrig, que substituiu a JBS na época do Joesley day.
grupo 3 - mercado interno. Empresas de alto potencial de crescimento no mercado interno. Aqui estou sempre de olho. Hypera, Fleury e B3SA tenho há muitos anos. A Trisul, Vivara e PetroRio são cases mais recentes. Estas empresas variam de 15-25% do portfolio.
grupo 4 - turn around / alto risco. Escolho de uma a três empresas no máximo, e em prazo de 12 meses busco retorno de no mínimo 100%. As vezes acerto, as vezes erro. Estas empresas costumam formar 5% da carteira e não mais de 10%.
sempre procuro ter não menos que 15 e não mais que 20 ativos no portfolio.
Atualmente a carteira possui 17 ativos.
Dividendos e Segurança
- TRPL - 13%
- ITSA - 12%
- SLCE - 12%
- SAPR - 11%
Brasil em que acredito
5. NTCO - 5%
6. CSAN - 5%
7. ABEV - 6%
8. MRFG - 4%
9. COGN - 4%
Consumo interno
10. TRIS - 4%
11. B3SA - 4%
12. HYPE - 3%
13. FLRY - 3%
14. VIVA - 3%
15. PRIO - 3%
Turn Around / Alto risco
16. BRML - 4%
17. SMLS - 4%
outras empresas que acompanho:
(1) dividendos: Taee, Bbas e Csmg
(2) brasil q acredito: brfs e jbss, wege, goau, mypk, agro, suzb
(3) consumo interno: eztc, jhsf, bidi, dtex, soma, hgtx, arzz
(4) alto risco: ciel, irbr, embr
desejo excelentes investimentos a todos desta comunidade!
A carteira está boa, e os critérios de seleção são interessantes.
Eu só pensaria na troca de Abev por Petr4.
E tb trocaria B3 por Logg3.
obrigado colega!
gosto de petro. Mas não entra na minha carteira pela dependência política.
É sempre um risco adicional, além da variação da commodity.
ela não se enquadraria no que considero como segurança e dividendos. Também não vejo a empresa com grandes diferenciais globais. Por estes dois fatores principais dou preferência à gestão privada, no caso com a PetroRio.
Ambev é um mamute. Se o Brasil inteiro quebrar, ela certamente continuará viva e rendendo lucros. A posição de caixa dela é excelente. Por sinal, penso que pelo valor atual, ela está uma barganha.
já b3 é uma máquina de fazer dinheiro. Negócio escalável, lucrativo, com margens altíssimas. Renda variável deu um boom no BR, mas basta comparar globalmente para fazer uma projeção de crescimento que indica um oceano azul a frente. Sinceramente, o único motivo de pensar em vender b3 é “ser bom demais pra ser verdade”. Mas é ação para buy and hold. Não duvido que ela tenha certa volatilidade no curto/medio prazo, sobretudo se confirmar a taxação de dividendos, ou inevitáveis aumentos de juros. Mas no LP, é díficil imaginar a B3 não gerando mais e mais lucros.
Não conheço LOGG, mas já ouvi falar bem. Acredito que seja uma boa opção, sobretudo aos que conhecem bem este mercado (parece-me ser um case excelente para bons conhecedores do mercado imobiliário e FIIs).
Abs!
Eu vejo B3 muito comparável a Cielo. O que acontecerá se a concorrência chegar? Hoje tem um belo fosso protegendo sua atuação, mas se o mercado deslanchar acredito fortemente que não vão deixar surfar a onda sozinho.
@guipasqual obrigado pelo comentário. Vejo como mercados bem diferentes, de difícil comparação. Para prever qual o futuro da B3, acredito que seja mais condizente observar como este mesmo mercado se comporta em outros países, do que comparar com mercados distintos como no caso da Cielo. Penso ser bastante possível que daqui a alguns anos vejamos cenários semelhantes aos vistos nos EUA, com concorrentes de nicho como a Nasdaq. Não vejo como a B3 possa perder a referência internacional que possui e deixar de crescer, mesmo que o monopólio seja desfeito.
Lembre-se que os mamutes foram extintos
rs
Kkkkk boa
http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbfin/article/view/81949/78263
Sempre bom lembrar pq não somos traders.
Ontem acabei de ler o livro “Lucrando com os tubarões” e lá os autores mencionam que em torno de 95% dos day traders perdem dinheiro nos trades.
Eu acredito que seja, principalmente, porque os DT estão jogando uma moeda para o alto e a cada operação fracassada eles tem menos capital para a rodada seguinte, além de depositar a parte da banca.
Outro ponto, não acredito em análise técnica. O mercado reage muito mais ao último tweet do Mr. Trump do que ai gráfico de tal contrato na última hora. E mesmo que funcionasse em algumas ocasiões, como uma pessoa venceria um robô que faz um milhão de trades antes do DT mais experiente fazer seus primeiros movimentos?
Concordo que operar day trade é muito difícil, pelos motivos citados (comecei assim na bolsa e foi bem decepcionante). Concordo que notícias tem grande influência no mercado em curto prazo, mas discordo quando afirma que análise técnica não serve. Eu vejo AT como mais uma ferramenta de detecção de preço de entrada e saída de um ativo (principalmente média móvel, fundos e topos, macd, obv e banda de bollinger). A AT funciona pelo mesmo motivo que citou (robôs e demais acionistas que aceitaram as convenções formadas). A AT deve ser analisada juntamente com Análise Fundamentalista (essa é a principal - estudo das empresas para ver se vale a pena - vc será sócio) e notícias (recomendo leitura de sites no brasil e exterior - consegue antecipar ou pegar primeiro movimento do mercado). No mais é isso, não
acredito em viver de day trade (mas quando o o papel está lateralizado pode ser interessante para pequenos lucros ou baixar preço médio), mas acho que as informações são importantes para formar/manter/acabar com uma carteira. Essa é a forma que eu invisto atualmente. Um grande abraço amigo e bons investimentos!
Futuros abriram derretendo já, vamos ver o resto do dia
Na torcida para abrir em uma queda boa, ainda não apliquei todo o valor da venda de vale na sexta.
O que a maioria dos que se metem a Traders parecem não perceber é que ser Trader é um profissão e assim como nas outras profissões os que se dedicam mais se saem melhor.
Não dá para ser um médico, advogado ou engenheiro de sucesso se dedicando apenas nas horas vagas ou na hora do almoço.
Uma das mais importantes lições que aprendi no livro ‘Pai Rico, Pai Probre’ quando li durante a minha adolescência, é que para ficar rico, primeiro vc deve focar em aumentar o contracheque. Não adianta ter uma merreca de dinheiro em caixa e fazer daytrade pra ganhar quanto? em média 100, 200, 300 reais por dia? E sob o risco de ainda perder? Isso não vai te deixar rico. Enquanto vc poderia usar este tempo para estudar e se dedicar para uma profissão que vai te dar um contracheque mensal e provavelmente muito maior do que isso.
Depois que já tiver um bom patrimônio e um excelente contracheque mensal… ai sim da pra pegar uma pequena parte e brincar de fazer daytrade.
A pesquisa demonstrou que praticamente ninguém é bem sucedido ao viver de day-trade. Em um cenário no qual 100 mil pessoas foram alvo da pesquisa somente 127 (menos de 1%) conseguiram ganhar mais que míseros 100 reais mensais é a prova cabal que day trade é uma grande furada. Em uma profissão normal, o número de profissionais bem sucedidos é grande. Por exemplo, quanto advogados ganham mais de 100 reais por dia exercendo a profissão? Provavelmente a grande maioria consegue atingir esse patamar. Hoje eu tenho a plena convicção de quem afirma que vive de day trade está mentindo.
Sp500 testando novamente o suporte…se perder hein lelelele
Praias bombaram no feriado e ninguém está mais nem ai para protocolo de máscaras, etc. Acho que em breve vem um pico de covid por ai e junto com ele oportunidades de compras
Pico ? Nós estamos qse adquirindo imunidade de rebanho. Provavelmente algumas capitais já adquiriram. Já estamos a mais de 1 mês com uma alta flexibilidade praticamente no Brasil todo e a cada dia que passa os números de mortes e contaminados caem mais, oq coloca em xeque o isolamento horizontal que foi impostos. Não somos a Europa, aqui boa parte da população já se contaminou.