Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

Aqui: comparativo acoes ibov - Planilhas Google

(note que não considero a mínima de 23 de Março nos cálculos, mas sim a média dos preços de fechamento entre o meio de Março e início de Abril)

6 curtidas

eu tenho uma planilha, onde acompanho as que mais se aproximam de fundos.

empresas que já atingiram fundo histórico em setembro:

• ODPV3: fundo desde 2017
  • EMBR3: próximo do fundo histórico do papel
  • VIVT3 / 4: fundo desde 2018

Empresas que ao preço atual estão com upside de no máximo ~ 10% em relação ao fundo de março:

• BRSR6
  • TIMP3
  • HYPE3
  • ABEV3
  • EGIE3
  • ABCB4
  • LEVE3
  • NEOE3
  • BRML3
  • ALSO3
  • MULT3
  • IGTA3
10 curtidas

O brasileiro fez um auê danado quando viram os 20 centavos na passagem do ônibus. Imagina o que não vai fazer quando ver o governo pegando dinheiro em cada saque e movimentação financeira que ele fizer.
Reforma politica daria um bom alívio para o Brasil, mas não vai acontecer.

4 curtidas

O VPA dela está em 4,30 e a mínima do ano chegou a 3,90. Não vejo esse desconto todo que estão falando nos preços atuais.

1 curtida

O projeto é uma loucura. Em uma transação de 1 milhão de reais será cobrado 2 mil reais é um roubo. Fiz uma transferência semana passada no valor de 50 mil, iria pagar 100 reais, caso já estivesse instituído o novo imposto. Os caras estão ficando é loucos.

Se realmente isso for aprovado é pegar os políticos na porrada.

4 curtidas

bem, primeiro que o VPA é um ponto pouco importante, exceto em empresas financeiras. Tirar uma conclusão de compra ou venda com base no VPA é pouco relevante é os exemplos são muitos. Veja COGN, a 0,5 do VPA, ou EMBR, a 0,3 do VPA. Acontece que o Patrimônio da maioria das empresas cairá em 2020, e sempre analisamos reatroativamente a valores de 19. Segundo que, você acha realmente que se Embraer e Cogna vendessem todos os ativos que possuem, eles conseguiriam vender pelo valor que está lá no balanço de 2019? A resposta é um tanto quanto óbvia. Certamente muito do que as empresas e auditores classificam como patrimônio seria questionado, parte não haveria compradores, e o que fosse vendido certamente o seria por valores mais baixos que lá estão.

voltemos à Sanepar. Não me baseio o case pelo VPA, mas por diversos outros fatores.
O principal: lucro, simples assim. Quantas empresas cresceram seus lucros em plena pandemia? Certamente não muitas. A Sanepar foi uma delas.
A empresa possui um negócio perene e lucrativo.
Paga bons dividendos, possui as maiores margens e maior ROE do setor.
Ou seja: ela dá lucros e o faz de maneira eficiente.
O marco do saneamento traz muitas oportunidades de crescimento.
A crise de abastecimento do Paraná é sem precedentes, causado pelo clima. Sou do sul do Brasil, nunca vi Curitiba com 40 graus nesta época e com tão pouca chuva.
Ou seja: momento atual de crise, mas fora do controle da empresa e de sua competência de gestão.

Acho difícil, em termos de risco x retorno, existir uma oportunidade superior a Sanepar hoje. O fator risco tem de ser considerado. Bancos, certamente possuem um upside muito interessante, entretanto vejo o setor com mais riscos que Saneamento. Talvez TRPL, outra de setor perene, eficiência operacional e dividendos. Mesmo assim, fico com Sanepar.

6 curtidas

Abcb4 buscando o preço da subscrição rsrs

3 curtidas

2

Parece que os fundo imobiliarios não sabem ainda sobre a queda da bolsa, nem se mecheram rsrs
Será efeito retardado?

2 curtidas

Exato, como sempre os sacrificados serão os pequenos empresários, profissionais liberais e por aí vai…

1 curtida

Aporte em fundo de ouro, XP trend, variação do ouro sem exposição cambial, 0.5%aa de taxa de adm.
Vou provavelmente aumentar isso ao longo de outubro.

como funciona, é como se comprasse ouro e vendesse o dolar? á que o ouro á é dolarizado?

Isso mesmo. Fundo com hedge. Mas vende dolar e compra reais, assim tb ganha a diferença do cupom cambial (selic - taxa de juros americana). Se selic aumentar, vale a pena.
Tive um tempo um fundo bacana, Western Asset Us index 500, que era a variação % do SP500 + a diferença da taxa de juros… quando estava com a selic a 10%+, isso valia muito a pena.

1 curtida

Uma forma mais racional de alavancar é em cima de fluxos de caixa futuros. Se achar que a bolsa está interessante, faz compra a termo dos seus aportes mensais dos próximos 180 dias. Taxa de 0,5% a.m. (acho que nem isso)

1 curtida

Termo é uma boa para quem não tem nada de caixa… Incluindo, na minha opinião, reserva de emergência… 0,5% am, acho too much… não gosto da ideia de pagar juros, melhor receber! :slight_smile:

1 curtida

Compra a termo e vende call? :thinking:

Tá lindo de ver, neguinho tomando fumo na bolsa e colocando a culpa no Bolsonaro kkkkkkkkkkkkkkk

4 curtidas

Pelo o que eu já li os 0,20% é de cada lado da transação…Imagina você vendendo um imóvel, pagar 15% de IR sobre o lucro (que contabiliza inflação) mais 0,2% do bruto, e 6% na corretagem. Comprando o imóvel então, paga uns 5% de despesas em cartório e ITBI e mais 0,2% desse imposto. Imagine que você aplicou/resgatou esse dinheiro em algum fundo de investimento, mais 0,2%… e por aí vai.

O fundo da XP negocia contratos futuros. Não tem custódia de ouro.

Compra FESA4

1 curtida