A chance de você se lascar duplamente é maior, uma vez que vocÊ tem pouca experiência.
Continuaria aportando normalmente. Buy and hold. Fundamentos não mudaram. Vc não sabe onde eh o fundo. Vender pra tentar comprar mais barato eh especular, até pq vc nao sabe quão mais barato vai está e se vale a pena girar patrimonio, pagar IR pra fazer isso.
Vi em um outro fórum que o ibov ia pra 65k e a partir daí era bom comprar abev3, pq ia aumentar o consumo de álcool com a depressão do povo kkkkkkkkk
Prejuízo é virtual. Está ali na sua planilha, mas ele ocorrerá apenas se você vender. A bolsa de valores te dá duas oportunidades: Ganhar dinheiro em mercado de alta e comprar maior quantidade de ações baratas no mercado em queda. Ou seja, praticamente impossível perder dinheiro. Aí é só deixar o tempo trabalhar.
Em termo de valor não dá nem para comparar, hoje a Petrobrás é muito mais eficiente.
O problema é o tempo…
Veja, quem entrou na bolsa em 2008 ali nos 70k, 12 anos depois e está em 86k, perdendo feio da poupança…
De qualquer forma sigo otimista para o longo prazo
PETRD22 - strike 22,20, venc 20/04
PETRE75 - strike 24,72, venc 18/05
cabe ressaltar que foi compra a seco, fora do dinheiro, ou seja, é um dinheiro que pode virar pó…
Acho um equivoco, tem que entender que você comprou renda, futuros lucros. A não ser que tenha mudado seu cenário de lucros das empresas, então deve permanecer e só aproveitar para comprar mais barato.
Veja este gráfico. IBOV caiu -22% em pouco tempo. Até quando iria a queda? O que vc faria se estivesse comprado?

direito de comprar petr4 dia 20-4 por 22,20?
direito de comprar petr4 dia 18-05 por 24,72?
Pensei em comprar mas queria opções com o preço mais proximo da cotação atual olhei petre152, petrd16 e petrd17 mas não tinha nada no book
Não acha muito longe da cotação atual? Muito risco?
Isto foi em janeiro de 2016. Marquei com uma seta vermelha no gráfico abaixo. Veja o que aconteceu com o IBOV depois disso:

A questão é que nestas quedas fortes aprece que o mundo vai acabar, e o IBOV vai cair uns 90%. Se vc for um investidor focado em LP, não precisa se preocupar tanto com isso, e deve aproveitar estas quedas pra ir comprando aos poucos. Acertar topos e fundos é muito dificil, e quando acertar a maioria das vezes será por sorte. Ninguém sabe pra onde a bolsa vai, se continua a queda ou se inverte. O que sei é que tem muitos ativos com bom potencial de valorização no LP.
Sim e sim
Mas foi um capital pequeno, que pode ir a zero sem me levar junto rs, e para alavancar os ganhos se a PETR voltar a subir nas próximas semanas.
Isso mesmo
Em 2016 eu estava bem pessimista com o rumo do país, por conta do (des)governo da Dilma: https://clubinvest.boards.net/post/6327
Estava com uma posição em ações lá nos EUA, e com muitos FIIs e poucas ações. Acho que era 75% em FIIs.Foi neste começo de ano que comecei a vender FIIs e aumentar em ações.
Tô disposto a uma reformulação geral na carteira. Qual seria na sua opinião a carteira ideal para longo prazo?
Pensei em ENBR, LOGG, COGN, TUPY, PETR, ITSA, BBAS, FESA, RAIL, CESP…
Concordo, mas tenho algo a acrescentar:
Fazendo uma comparação, em julho de 2009 o Ibov tava em 55k, o que em relacão a hoje teria um ganho de aproximadamente 55%.
Enquanto a CAFI valorizou mais de 700% (considerando esse mês de queda).
A diferença que vejo é que no primeiro caso se encaixa muito dos investidores “preço não importa”, que segura ação como casamento, já no caso do CAFI ao atingir o preço justo a ação é retirada da carteira.
Então como sigo a estratégia do preço justo, prefiro verificar o que minha carteira rentabilizou e não o que o Ibov rentabilizou. Da mesma forma como foi questionado a ação da PETR, ela pode estar no preço de 2008, mas se você a tivesse em 2008 e tivesse vendido ao atingir o preço alvo, poderia recomprar em outras quedas e fazer o mesmo, acho que essa é a estratégia que boa parte dos foristas segue.
Mas pra aqueles que fizeram um casamento com PETR, realmente agora só podem lamentar.
E pra finalizar, sobre o Ibov estar igual a 2009 creio que devemos verificar o lucro das empresas, se nossos ativos têm o mesmo lucro de 2009, então o preço já está justo, mas como as ações têm um lucro maior que em 2009, a tendência é a cotação voltar a subir e acompanhar o lucro após a “epidemia” e guerra do petroleo.
Esses são meus pontos de vista.
Só deixaria FESA, RAIL e CESP de molho, e focaria no restante.
Poderia adicionar VALE3 tb.
A ideia é exercer ou vender a seco?
Eu ficaria comprado…se são boas empresas ñ teria pq correr esse risco duplo de realizar preju e possivelmente se ferrar operando vendido…acho q ñ vale à pena…sem falar q a qualquer momento o vírus da gripe modificado ( e apenas isso ) pode se estabilizar…a Rússia e Arábia podem chegar magicamente num acordo e as bolsas irão corrigir essa queda discrepante…tudo faz parte dos planos dos tubas…realizando lucros e comprando nos mesmos preços de outrora…pra mais tarde subir novamente…este é o ciclo q eles adoram…
Vender a seco