Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Perfeito @pelicano e @cadu. Acabei tomando o papel para LP. Obrigado pelas opiniões.

1 curtida

Boa tarde pessoal.

@cadu parabéns pelo site e fórum e todo o seu empenho. Já pensou em abrir uma coluna no site principal com alguns links para doação para incentivar seu trabalho?

Nunca havia mexido com ações e, após muito pesquisar, tomei coragem de, visando ao longo prazo, ir comprando de tempos em tempos, gostaria de sua opinião, por favor:

De minha carteira global, quero deixar 50% em renda variável.

Hoje, está em 13% (11% distribuídos em dois fundos de ações e 2% em ações)

Ações:
MPLU3 (40%)
TAEE11 (24%)
GRND3 (18%)
ITSA4 (18%)

Fundos de ações possuo Versa Fit e Alaska Black, cada um representando 5,5% da minha carteira global).

Ainda estou lendo sobre FII e pretendo também começar os aportes. Alguma dica por onde iniciar as leituras?

Se puder dar uma avaliada, agradeço.

2 curtidas

Obrigado pelos elogios @mbielsa.

Para iniciar no mundo dos Fiis, recomendo dar um lida neste topico: Fundos Imobiliários
Assim como usar a planilha que está disponível lá como base.

Sua carteira de ações está boa, talvez só muito con entrada em Mplu3. Para melhprar vc poderia diminuir posição na Multiplus quando ela recuperar o seu preço, e comprar uma nova, como Krot3.

Ia perguntar da MPLU3 mesmo. Tava olhando os indicadores, e achei muito alto o P/VP dela. O que tem a dizer?

P/VP de 19,90.

Depois de umas lidas aqui e ali, me interessei pela Krot3. Estarei entrando nela em breve

1 curtida

Use sempre o P/VP em conjunto com o ROE. Ou seja, o ROe da Mplu3 tb é muito elevado. Isso se explica por conta da vaixa necessidade da empresa em ter patrimônio para gerar rentabilidade, algo diferente de uma indústria por exemplo. Por conta disso o seu PL é pequeno, o que eleva muito o P/VP e o ROE.

3 curtidas

Valeu cadu!

1 curtida

Compra de SAPR4 E MPLU3

Com esses a carteira de LP esta com essas HGTX3 e ABCB4 maos alguns Fiis

Quero mais alguns papeis…tudo LP…compras regulares

2 curtidas

Recomendaria ECOR3 e WIZS3, sendo a WIZS3 mais atrativo já que ECOR3 já se recuperou parcialmente nos últimos dias. SEER3 também é uma boa.

1 curtida

Pessoal boa tarde…tô querendo iniciar posição pra LP em QUAL3… o q acham? Setor, dividendos…preço em si acho q tá compensando! Tô doido pra comprar até o fim da tarde…rs

1 curtida

A empresa cresceu o lucro nos últimos anos com aumentos gigantes nos preços das mensalidades e reduzindo custos. A carteira de clientes encolheu. Essa combinação para melhorar os resultados não é sustentável no longo prazo. Apesar da queda, a empresa continua com um preço relativamente esticado. Se quer uma dica, uma empresa semelhante (mas nem tanto) é Hapvida, que está vindo ai… Tem números MUITO melhores que a Qualicorp e múltiplos não tão superiores.

2 curtidas

Compra em KROT3, carteira de LP.

2 curtidas

Adquiri KROT3 hj a 13,30

Carteira ficou:

TAEE11
ITSA4
GRND3
MPLU3
KROT3

Objetivo: longo prazo com recompras regulares e acompanhamento das ações.

Vou ler sobre Fiis e talvez selecione algumas para entrar na composição da carteira até meio do ano.

3 curtidas

Vlw pela dica, camarada! Vou aguardar então…enquanto isso fico tentado em Krot tb…rs…

1 curtida

Devo reforçar em mdia3 . Espero que a promoção se mantenha.

2 curtidas

Sobre método de precificação de ação, encontrei algo sobre o que Peter Lynch defende.

Peter Lynch: “Se a relação P/L for menor que a taxa de crescimento, você pode ter encontrado uma pechincha. Uma empresa, digamos, com uma taxa de crescimento de 12% por ano e uma relação P/L de 6 é um prospecto muito atraente. Em contrapartida, uma empresa com uma taxa de crescimento de 6% ao ano e uma relação P/L de 12 é um prospecto pouco atraente e uma candidata a perdas”.

Peter Lynch: “Uma forma […] de comparar taxas de crescimento com lucros, ao mesmo tempo em que também levamos dividendos em conta. Encontre a taxa de crescimento de longo prazo (digamos, a taxa da empresa X é de 12%), adicione a taxa de retorno dos dividendos (a empresa X paga 3% ao ano) e divida esse valor pela relação P/L (a da empresa X é 10). 12 mais 3 dividido por 10 é 1,5.

Aplicando os cálculos sobre as ações hj que estão em minha carteira obtive o seguinte:

KROT3 2,51
MPLU3 2,12
ITSA4 0,47
GRND3 0,20
TAEE11 0,19

Por esse método de precificação, KROT3 e MPLU3 estão bastante favoráveis, enquanto ITSA4, GRND3 e TAEE11 estariam com valores não tão justos.

Alguém tem conhecimento sobre?

6 curtidas

Eu acho que é uma formula bem fácil de utilizar e que coloca as chances a nosso favor. Mas… Sempre tem um mas… tem q tomar cuidado com os não recorrentes. um lucro muito grande em um periodo. Uma distribuição atípica de dividendo tbm distorce. Então tem q analisar como vc abastece esses dados. Tenta calcular unip ou eztc. Vai dar bem distorcido.
De todo modo vejo q funciona bem em empresas resilientes, não ciclicas.

1 curtida

Li o livro recentemente, e esta parte também me chamou a atenção.

Primeiro devemos olhar apenas como mais um indicativo, segundo lembrar de pegar a taxa de crescimento de longo prazo (seja conservador).

Você citou KROT, se pegar o crescimento da receita nos últimos 5 anos verá que foi em torno de 26¨, mas nos 2 últimos anos praticamente não cresceu. Altas chances de quando atualizar com o ano de 2018 essa velocidade de crescimento cair, ou seja, acredito que olhou a velocidade de crescimento passada, mas creio eu que deve-se olhar para a rentabilidade de crescimento futura.

Têm empresas que acabaram de deixar de ser de crescimento rápido, então a velocidade de expansão é outra.

Eu acho que é uma boa fórmula para ajudar na decisão, mas deve analisar a projeção de crescimento futuro e isso é subjetivo, pode acertar ou errar, seja conservador para diminuir as chances de erro.

3 curtidas

Formula bem bacana, já tinha visto antes, mas não me lembrava mais dela, acho que vale sim o calculo, uma formula que gosto bastante tbm é do shareholders yield , simples e bem ilustrativa sobre o retorno

2 curtidas

São fórmulas simplistas que tem sua utilidade quando usada em conjunto com outras ferramentas. Eu não gosto muito de fórmulas baseadas em crescimento, pois sempre são sensíveis demais a muitas variações. Dou preferência a fórmulas de valor. Neste pto, acho muito mais interessante o método de greenblatt, que por sinal tem um histórico de rentabilidade muito superior a maioria. E foi este método que usei como base para montar o ranking da nossa plataforma.

7 curtidas

Li um pouco sobre o método do Greenblatt.

Tem um blog cujo autor, Paulo Garcia, tem feito atualizações com base nos relatórios trimestrais e classificando de acordo com o método dele.

Comparei com o ranking da plataforma e verifiquei algumas distinções. Poderia nos explicar melhor?

Segue o link da recente atualização que ele realizou:

http://www.analisandoacoes.com.br/mercado-de-acoes/formula-magica-4t17/

2 curtidas