B3SA3 - B3 e Cetip, antiga BVMF3

Só pra deixar claro minha posição. Eu não tenho otimismo quanto a B3 e acho ela cara, porém acho a notícia de novos concorrentes bom pra ela.

1 curtida

Eu não acredito que a chegada de um novo player no setor irá aumentar o número de investidores por conta disso. Ao meu ver neste pto é nulo.
Deve beneficiar uma parcela de investidores que já opera no mercado, aumentando liquidez e reduzindo custos, mas não vejo como este fator iria fazer pro si só aumentar a entrada de novos investidores no mercado.

2 curtidas

O que acredito: Novos players terão que fazer marketing para atrair usuários; gente nova entra no mercado da bolsa como um todo; parte desses novos clientes procurando mais liquidez vão para a B3.

2 curtidas

Marketing para investir na bolsa nunca funcionou. A B3 fez por um bom tempo com o Pelé, tentando fazer um paralelo com a bolsa e futebol, e foi um fiasco. O número de investidores ficou um bom tempo estagnado, e só recentemente voltou a subir. Só uma coisa consegue gerar um bom crescimento (e sustentável) em investidores na bolsa: melhora no cenário econômico (o que ainda está sendo turbinado por conta da forte queda na selic). Por sinal é o que estamos vivenciando agora.
Tem outros fatores que auxiliam nisso tb, como redução de burocracia, aumento no número de corretoras, estímulo a educação financeira, e outros que ainda devem surgir com mais força, como facilidade na tributação, e um maior número de ETFs. Mas o pto chave continua sendo a melhora no cenário econômico.

6 curtidas

A B3 não precisa de marketing para investidor… corretoras e casas de análise e gurus financeiros do instagram fazem isso de graça.

A meu ver o que a bovespa peca é no desenvolvimento de produtos

  • poucas BDRs e com baixa liquidez
  • opções apenas mensais, pouco líquidas, de curto prazo e com baixa liquidez
  • mercado de ETF pouco desenvolvido.
  • poucas empresas listadas (e só viável abrir capital para empresas com alto market cap)
  • perda de IPOs relevantes para bolsas internacionais (pagseguro, stone, xp)

Pra mim, a B3 é pouco eficiente em desenvolver o mercado de capitais no Brasil…

7 curtidas

será efeito da possível concorrência? pro pequeno investidor não muda nada, mas parece que a empresa está se mexendo …
https://ri.b3.com.br/ptb/4485/2020.01.02_FR%20-%20Tarifao%20mercado%20%20vista%20de%20RV.pdf

1 curtida

Mercado reagiu bem hoje na abertura… se tem a ver, não sei.

Update: 5,6%+ agora…
Esse vale não peguei. Aumentei posição no meio do caminho, lá pelos $46.

2 curtidas

https://twitter.com/b3_oficial/status/1212726524836810753?s=21

Cara de pau “issae”.

2 curtidas

A B3 criou uma CPMF sobre os proventos. Inacreditável isso.
Os governos anteriores e órgãos reguladores criaram tantas amarras e burocracias, que tornaram quase impossível um concorrente pra B3. O resultado estamos vendo agora, criaram um monstro. Rezar para o Guedes/Bolsonaro ficarem sabendo disso e mudarem os mecanismos da coisa, facilitando a concorrência no setor. A XP bem que poderia aproveitar que está com caixa e entrar neste segmento com força.

1 curtida

Também achei uma sacanagem essa “CPMF”.
Fora a tentativa de ser boazinha zerando uma custódia que nenhuma corretora cobra e criando uma outra.

Continuo comprado porque ainda acho que tem potencial pra subir, mas estou considerando me desfazer.
Só preciso achar aonde realocar.

2 curtidas
1 curtida

O cara fez abaixo assinado propondo elevar de 20K pra 200K?
Me desculpa, mas continua não fazendo sentido. Ou tem, ou não tem.

2 curtidas

Taxa fixa de compra e venda que o registro e modificação do registro e só…

Qualquer coisa colocando a mão nos proventos e no dinheiro feito pelas ações é roubo…

2 curtidas
2 curtidas
2 curtidas

https://www.fastmarkets.com.br/mercados/rating-do-brasil-b3-e-uma-das-bolsas-mais-caras-do-mundo-e-perspectiva-para-o-ibovespa/

1 curtida
1 curtida
1 curtida

Pelo que o mercado está precificando, fraco mesmo. Teria de crescer uns 30% pra justificar este preço…

1 curtida