BDR x ETF

Bom dia pessoal! Estou com essa dúvida entre BDR e ETF.
Tenho IVVB11 por exemplo. E tem o BIVB39.
O que entendi até agora, BDR paga menos taxa, tem dividendo, e tem a taxa do dividendo.
ETF paga um pouco mais de taxa, e reinveste automático os dividendos.
E acredito que como é mais novo, BDR deve ter menos volume e liquidez. De modo geral seria isso?

Nesse momento, eu pareço mais inclinado ao BDR. Alguém pode me dizer o pq não migrar de ETF pra BDR?

Obrigado!

image

talvez ajude

3 curtidas

Ajudou sim!!! Acredito que o BDR perde em liquidez por ser mais recente. Com o tempo isso vai se ajustando!

Tem que ver se não tem MM. A maior parte das BDRs tem, então liquidez não depende do volume de negócios na B3.

BDR tem imposto sobre dividendo, ETF não sei como funciona

index

A questão é que dá para compensar com o imposto pago lá, então a diferença é muito menor do que poderia ser. Ambos têm dividendos tributados na fonte em 30%

Para acumulação, o ETF é mais eficiente, porque incorpora os 70% de dividendos líquidos diretamente na cota, enquanto no BDR vai ter a taxinha do escriturador, e se tentar reinvestir você vai pagar um spread qualquer na prática e vai ter menos cotas do que se não distribuísse. Se você quer uma renda pingando, o ideal é o BDR, para não tributar em 15% novamente os dividendos que viram ganho de capital no ETF

1 curtida

Acabei indo em ETF mesmo!

A única vantagem do BDR seria você poder convertê-lo no ETF IVV, enviando para uma corretora no exterior em seu nome. Custa $15 mais 0,10% sobre o volume, é feito junto à B3.
Para ficar aqui no Brasil mesmo, realmente o IVVB11 é mais eficiente. Dizem que a Blackrock deve trazer vários ETF ao país, estamos aguardando…

4 curtidas

Já viu alguém fazer isso? É bem interessante essa possibilidade, mas achei que só fizessem para volumes grandes. Pena que tenho certeza que isso é um evento tributável, então comparado a vender para recomprar no exterior não vai ter muita vantagem

Não tenho conhecimento sobre alguém que tenha feito, mas o procedimento está descrito no Banco B3, aba Emissão / Cancelamento:

Não acredito que seja tributável, pois não houve fato gerador de “venda”. Do contrário, você pagaria aqui e lá, quando vendesse acima de R$ 35 mil no mês? Não faz sentido.

engraçado que pra mim foi o contrário… analisando os dois, achei o BDR mais interessante porque mesmo tendo a taxa dos dividendos, ao menos recebo esses dividendos… no IVVB11 ele reinveste automático, o que seria o ideal, se o ETF não pagasse IR sobre Ganho de capital.

O BDR deixa de existir, então é tipo como se o escriturador recomprasse o BDR de você e vendesse a ação como pagamento. Se for posição pequena vai ser isento, mas é tributável. Olha a parte de cancelamento aqui:

Bloco de Citação
Olha a parte de cancelamento aqui:

Segue trecho da reportagem. Tributa se você cancela e venda lá fora. Cancelamento não é venda:

3. Cancelamento da BDR

Caso o BDR tenha sido cancelado, o investidor paga imposto de renda apenas na venda da ação no exterior. Mas, segundo Gil, só haverá tributação se o valor do ativo no cancelamento (ou seja, quanto ele valia na hora que foi cancelado) for superior a R$ 35 mil.

“Se o investidor comprou o BDR pelo equivalente a R$ 10 mil, e ele é cancelado e tem um valor equivalente a R$ 40 mil no cancelamento, precisa pagar imposto sobre o ganho que teve. Ou seja, R$ 40 mil que ele tem a receber, menos R$ 10 mil que ele investiu. Então, ele paga o imposto sobre R$ 30 mil”, afirma.

1 curtida

Sugiro concentrarmos as postagens sobre BDR neste tópico :nerd_face::

1 curtida

Eu não achei ETF do Bijr39. Só o small11 que é da B3.

Pessoal tava vendo aqui…compensa mais BCHI39 do que o Xina11 nao? Pois o xina11 tem a taxa de adm de 0.3%

Estou pensando sobre a mesma coisa…os BDRs não estão compensando mais do que os ETFs (IVVB, XINA, GOLD)? Digo pela taxa de adm menor e pela distribuição de dividendos. O ponto contra parece ser a liquidez menor.

1 curtida

Tem formador de mercado, acho que não seria um problema !

image

7 curtidas

estou estudando esses BDRs de ETFs e tentando descobrir quais são as alternativas mais baratas nos exemplos a seguir:

  • IVVB11 vs BIVB39
  • GOLD11 vs BIAU39
  • EURP11 vs BIEU39
  • XINA11 vs BCHI39
  • ACWI11 vs BACW39

Encontrei apenas um cara comparando esse tipo de investimento, nesse canal de youtube:

A informação disponível na internet sobre esses BDRs de ETFs é escassa, acho que só lendo os documentos oficiais no site da B3 mesmo pra saber: Banco B3 - BDR de ETF

Se alguém tiver lido os documentos e tiver uma resposta deifinitiva, por favor contribuir.