BITFUT - Futuro de Bitcoin

Wspfut 19/04/2024
No ultimo post, falava sobre a questão de uma correção eminente devido a alta que tivemos. No dia seguinte ao post, tivemos o primeiro movimento que indicava pelo menos uma indicação de entrada na venda (3 candles vermelhos) e a partir dai veio a correção e do ultimo topo até o momento tivemos uma queda de 300 pontos.
E agora o podemos esperar?
Temos uma situação interessante com relação a formação das ondas. Tem sido muito comum especialmente após a pandemia, a onda 3 que normalmente projetamos com 161,8%, terminar em 100,0% e depois a onda 5 fazer a movimentação que normalmente é da 3.
Em um modelo bem simples e sem grandes divisões, vemos que foi o que ocorreu. No caso, por se tratar de uma onda 4, a correção é limitada ao topo da onda 1, e a correção padrão esta em 4.813 pts, ou seja, acima do limite da correção. Se for uma onda 4 ela não deveria se formar em um movimento, então podemos estar perto de uma recuperação que no caso seria a onda 4.b. Esta é uma possibilidade.

A segunda possibilidade que temos, envolve um pouco de imaginação.
Quem acompanha esta sala, sabe que incialmente tínhamos um cenário bem definido, onde podíamos ver facilmente a formação de um movimento, até que em outubro de 2023 tivemos um problema, porque o que estávamos marcando com uma onda 4, terminou dentro do território da onda um, ferindo uma regra muito importante na marcação das Ondas de Elliott.
A questão da “imaginação” esta relacionada se podemos ou não quebrar a regra, porque se trata de um índice com pouca liquidez, e acredito que possamos deixar a regra de lado, porque tirando este problema o movimento foi perfeito.
A onda 2 corrigiu 61,8% da onda 1. A onda 3 ficou em torno de 110,0% da onda 1, e a onda 5 como podemos ver ficou em 161,8% da onda 1, que é exatamente a situação que descrevi no inicio do documento. Ou seja, tudo perfeito exceto a violação da onda 1, que parece que o mercado não levou em consideração, apenas eu com meus critérios rígidos. Pode ser por causa da falta de liquidez, quem sabe, mas como eu sempre falo, o principal objetivo destas analise é ir aprendendo sobre este índice, para aproveitar as excelentes oportunidades que ele oferece. O que muda nesta segunda analise é que o alvo da correção pode ser maior, porque no caso por ser uma onda 2, temos níveis diferentes, sendo o primeiro 4.727 pts bem próximo do primeiro alvo que temos como uma onda 4, e o segundo alvo em 4.360 pts, que é o alvo mais comum de uma onda 2. A única ressalva que preciso fazer, é que tenho observado que em mercados muito fortes, a onda 2, frequentemente para na menor correção que é 23,6% neste caso em 4.954 pts.
De qualquer forma, temos uma região que esta marcada com o retângulo verde que os preços podem interromper a queda, mais ainda estamos a quase 140 pontos desta região.

Qualquer que seja a movimentação precisamos estar atentos, porque antes de buscar o alvo final da correção podemos ter uma onda “b”, que do ponto que estamos neste momento poderia gerar uma alta em torno de 200 pts. Pelo gráfico diário, a onda “c” esta em seu terceiro movimento, o que significa que mesmo tendo algum retorno ele nem será percebido no gráfico semanal. Ainda no gráfico diário utilizando a projeção da retração já estamos em 261,8% e os 423,6% esta exatamente dentro do retângulo.

Projeção da Retração – efeito mola

Para quem não conhece a projeção da retração, vou mostrar aqui como se faz. É muito simples, e muitos consideram que é a forma correta da marcação utilizando Fibo. Para não estragar os meus estudos vou fazer com outro ativo, tem até um exemplo na Petro na outra sala. Vou utilizar o Bova11.
Pode ser feito tanto na onda 2 como na 4, mas o comum é fazer com a onda 2. Observem que depois de identificado a onda 2, colocamos a retração de fibo do início ao final da onda e acrescentamos alguns níveis como esta na figura. Os dois pontos mais importantes são 261,8% e o nível máximo que os preços podem chegar é 423,6%, e de fato ao chegar neste nível sempre vemos uma forte correção tal qual aconteceu na Bova11, Ibov, etc… Vejam que ao bater em 261,8% os preços realmente ficaram testando esta região por muitas semanas.

3 curtidas

Wspfut – 25/04/2024
Como não vou ter tempo de fazer a analise amanhã, vou adiantar um pouco correndo o risco de “queimar a língua”, alias neste aspecto eu ando me saindo bem. Comentei no ultimo post que estávamos prestes a fazer uma onda “b” mas que esta não se apresentaria no semanal. Até agora, porque a semana não terminou e temos dados importantes amanhã, a onda “b” vem se apresentando no semanal e já passou do primeiro objetivo. Se continuar assim temos que ficar de olho nos 5.200 pts, porque se ele de fato se mostrar como uma resistência o movimento seguinte leva o índice para a casa dos 4.840 pts, onde temos o primeiro nível de correção para uma onda 2 em mercados fortes. O movimento corretivo tem em torno de 360 pts, que em dólares (360 * 2,5) dá 900 dolares, mais de 60,0% de ganho sobre a garantia do contrato. Então vale a pena prestar atenção. No mais se amanhã tivermos a perda da mínima da semana, podemos buscar novas vendas, mas com o mesmo objetivo o que dá um ganho bem menor.

4 curtidas

Wspfut 24/05/2024

Quando trabalhamos com índices, temos uma situação a ser considerada que é trabalhar com o gráfico sem ajustes. No curto prazo não faz quase nenhuma diferença, mas no longo prazo a diferença é muito grande. Peço desculpas, mas em alguns momentos trabalhei com o gráfico ajustado que acabou mostrando um movimento bem diferente da realidade.

Nas operações não tivemos muita interferência, já quando a situação são os alvos de longo prazo e o desenho dos canais a diferença é grande. Então a partir de agora vou trabalhar de forma correta.

Mesmo sem o ajuste a expectativa de continuidade de correção não ocorreu e estamos em uma situação bem interessante.

Com o ajuste o termino do impulso estava em 5.378 pts, e chegamos bem perto deste valor o que poderia ser considerado o final do impulso tal como eu fiz. Mas aquilo que se mostrava como uma onda “b”, esta gerando uma grande dúvida. Pode ser apenas devido a pouca liquidez do Wspfut, ou realmente tivemos um movimento meio fora dos padrões.

Os padrões que me refiro são as relações de fibo que temos entre as ondas (onda 2 corrige entre … da onda 1) que não são da metodologia original, mesmo porque Elliott só foi conhecer o uso do Fibonacci, muito tempo depois de formular a sua teoria. O fato é que ao longo dos anos (quase um século) foram sendo adotados certos padrões de correção. Ocorre que nos últimos tempos temos tido uma mudança no padrão corretivo e movimentos hora mais longos hora mais curtos. Mas atualmente quando uma correção não atinge pelo menos os 23,6% a situação fica indefinida.

Vou primeiramente colocar o gráfico e depois a explicação.

Cenário 1

Observem no gráfico as duas ocorrências que se consideradas podem mudar a questão dos alvos. Se considerarmos que a região marcada com o circulo, foi uma onda 2 no caso uma 5.2 então teríamos que considerar a próxima retração como uma onda 5.4. Observem que ela foi maior do que a onda 5.2, ( claro que não tinha como ser menor) e corrigiu até tocar na mma21, ou seja, fez o que esperamos em uma 4. Dentro desta visão, precisamos aplicar uma regra de Elliott de que a onda 3 não pode ser a menor onda, e como ela foi mais curta que a onda 1, não pode ser menor que a onda 5, logo o alvo poderia ficar em 5.620 pts. Entendam bem que aqui estamos aceitando uma formação bastante fora do padrão, mas considerando a baixa liquidez do índice que acompanhamos é até aceitável.

Cenário 2

A forma mais correta de interpretar este movimento não é a descrita acima. Vamos ver como seria, mas já antecipando que também temos uma anomalia.

O correto seria desconsiderar o pequeno recuo e entender toda a onda como uma 5, e neste caso o que teríamos neste momento é uma perna “b” da correção, que projeta uma plana que pode ser irregular, e neste caso iriamos novamente buscar o ultimo fundo. Onde esta a anomalia? Pois é, esta no tamanho da correção.

Estamos iniciando uma grande onda 2, logo temos os padrões corretivos mais fortes da metodologia, então fica a dúvida se realmente a correção começou, porque mesmo em uma situação de forte movimento a correção deveria pelo menos atingir o nível de 23,6% que pela marcação atual esta em 4.893 pts, sendo que se este for o alvo, temos ainda um pouco para subir e então formar uma plana irregular, que muitas vezes é chamado de padrão expansivo, onde a onda “b” supera a onda 5 e depois corrige com a onda “c” ficando abaixo da onda “a” no mesmo deslocamento. Neste momento o deslocamento ainda não é suficiente para que o nível mínimo de correção seja atingido, então deveríamos ter um novo topo, antes do inicio do movimento.

Vou colocar um desenho para ficar mais claro, mostrando a diferença entre uma plana regular e uma plana expandida.

O que fazer então?

Quando utilizamos uma visão de tempo maior, como no caso do gráfico que estamos vendo, nosso objetivo é sempre buscar estar em coerência com o movimento que estamos vendo. Então se o objetivo que temos é de um prazo maior temos que nos posicionar em direção ao movimento, e quando por qualquer razão encontramos um ponto onde devemos parar simplesmente fazemos isto. Ocorre muitas vezes que após sairmos de uma posição, e o movimento continua seguindo a direção que estávamos, vem uma frustração muito grande.

No caso especifico do estudo que fazemos aqui, mesmo que tenhamos errado a direção principal, pelo menos conceitualmente a nossa entrada tem uma regra, que é aquela que coloquei lá no inicio da sala, e então caminhamos dentro de um movimento menor, que para nossa “sorte” tem sido bastante direcional.

Resumindo, no momento a menos que o primeiro cenário se mostre viável, devemos estar mais atentos para venda.

1 curtida

Wspfut 21/06/2024

Tenho apagado tudo que postei a respeito de Etfs de Cripto e de Futuros do Bitcoin. A razão é que estou integrando os estudos, e como a natureza dos movimentos dos ativos que citei são bastante técnicas tal como ocorre com o Wspfut, estou fazendo um trabalho de integração, para tentar ser menos repetitivo do que sou normalmente. Em breve espero concluir o trabalho.

Voltando ao Wspfut

Após 21 meses, formando o que temos marcado como uma onda 5, nos aproximamos finalmente de um ponto de decisão. Foram diversas marcações, muitas das quais confusas, possivelmente devido a liquidez do indice que estamos operando, que tem mantido a marcação da onda 5.4 de forma errada, uma vez que ela não poderia ter penetrado na região da onda 5.1. E além do fato do que os indicadores que nos auxiliam em marcar as onda 3 e 5 como o Macd, e o IFR14, não estarem gerando a divergência que esperamos. No caso do IFR14, podemos ver agora, no que parece ser realmente o final do movimento que ele esta mostrando uma divergência. É verdade que a onda 5, é neste momento a maior das ondas o que pode estar gerando esta confusão nos indicadores, mas vamos ver o nos espera.

No ultimo post tínhamos 2 cenários, sendo que o primeiro tinha uma limitação de tamanho para a onda 5.5 devido a onda 5.3 ter sido a menor, então a 5.5 deveria ser menor que ela, e a projeção marcava com 5.620 pts como o alvo. Com relação ao segundo cenário, ele “quase” pode ser descartado, mas ainda temos uma chance muito pequena de ser uma onda b devido ao 5 movimentos que precisamos para finalizar a marcação e por enquanto só temos 3. Medindo exatamente o tamanho ainda podemos chegar em 5.666 pts, mas podemos ver que a projeção de 423,6%(a mais alta esta em 5.563 pts), e quando vemos a banda de Bollinger de (8,2), já estamos quase fechando acima da banda superior, ou seja, estamos chegando perto. Então agora o que resta de fato é aguardar, mesmo porque, muitos ativos, quando chegam na projeção máxima, levam um tempo antes de começar a realizar. E também temos a possibilidade da marcação estar errada, pois temos uma outra contagem na qual eliminamos o erro da penetração da onda 4. Mas a marcação das ondas parece mais correta agora, a contagem é outra história.

Exatamente a um anos atrás tínhamos a marcação do alvo entre 5.300 e 5.600 pts, só que na época eu estava marcando como uma onda 3, e não como uma onda 5 como estamos fazendo agora, ou seja, podemos ter muitas surpresas na próxima correção. De qualquer forma apesar de não ser o único cenário, já tínhamos esta região como alvo, o que mostra a “capacidade” das ondas de permitir que projetemos o futuro.

Se a marcação de fato for a de uma onda 5, a correção pode chegar nos 4.300 pts que foi o inicio da projeção que utilizamos, uma queda enorme, seria quase um fim do mundo mas apesar de parecer muito grande, foi a mesma correção de 2022, com a alta dos juros americanos. Mas se a onda correta for a 3, a correção tem como alvo os 4.800 pts. Então por enquanto podemos esperar por uma correção forte. O correto seria esperar ao contrario, porque a previsão é que teremos uma redução nos juros americanos e que ela pode começar já em 2024.

Só para esclarecer a dúvida sobre a marcação, é que o Wspfut representa um índice centenário, mas só temos o seu inicio na B3 em 2019, mesmo o Ispfut também não tem informação suficiente, o que vale é marcar o impulso de forma correta.

3 curtidas

Wspfut 09/08/2024

Os estudos do Bitfut (Btfut da B3) tem tomado mais tempo do que o esperado, mas a liquidez tem crescido muito o que vem facilitando um bocado os trabalhos. Tenho mantido os estudos do Wspfut, mas nem sempre dá para publicar. No dia 26/07 fiz um estudo e só agora percebi que não publiquei. Peço desculpas, mas o estudo não estava muito correto porque entendi que a correção estava no final e era só a onda “a”, mas vamos falar um pouco mais para a frente deste assunto, e tratar o que de fato importa.

O Wspfut continua com o mesmo problema de liquidez, e eu sempre que via algo fora do contexto da marcação atribuía a “falha” a liquidez. Ocorre que passei a fazer um estudo mais simples no próprio indice, e lá também encontrei as mesmas movimentações, então o problema é outro.

Tinhamos como limite do impulso 5.666 pts, também tínhamos outros alvos, mas o fechamento mais alto do Wspfut ficou em 5.673 pts, embora tenha chegado a máxima de 5.724 pts, ou seja, a marcação estava bem perto então podemos considerar que estava correta. E foi que começaram os problemas, que não foi a marcação da onda final como uma onda uma 5.5, porque ela pode ser uma 3.3.5, então daria certo de qualquer forma, pois se trata de uma onda 5, só que de grau diferente. Eu sempre coloquei aqui a dúvida sobre esta marcação, e agora a dúvida aumentou. A primeira razão esta no ultimo movimento corretivo que temos no gráfico.

Se a onda em questão é uma onda que estamos vendo é uma onda 2 de um movimento completo a correção pode ser muito severa, mas acontece que temos a possibilidade de estarmos apenas terminando uma onda 3.3 e no caso a correção seria mais branda. O toque na mma34 no momento em que tocamos a correção de 38,2%, tem um cheiro de onda 4, e uma onda 3.4 se encaixaria direitinho neste contexto. Pode não ser, mas seja qual for a marcação correta, temos ai um ponto de retorno e de fato é o que estamos vendo. Se este retorno que veremos em detalhe for apenas uma onda “b” ainda não dá para saber, mas também podemos estar diante de algo bem interessante.

Vamos ter que usar dois gráficos hoje, para poder explicar o movimento, e vamos começar com o semanal. No caso marquei o objetivo pela marcação interna, mas não temos certeza do final da onda 3.4.

Se formos olhar a marcação da onda 3, no movimento principal iniciado em 2020 vemos que o objetivo esta em 7.715 pts bem acima dos 6.997 dado pela marcação interna, então algo esta errado. Observem a regra abaixo.

“quando a onda 3 for menor que 161,8% da onda 1, temos grande chance de que a onda 5 seja estendida e neste caso ela terá, 161,8% do movimento do ponto zero a onda 3, ou do ponto zero a onda 4”. No caso a onda 3.3 teve 138,2% da onda 1, então aplicando esta regra no gráfico, temos que se fizermos os 161,8% do ponto 0 a onda 4, temos exatamente o mesmo número.

Por enquanto são apenas projeções e ainda dependemos da confirmação da onda 3.4, mas o avanço promete ser grande.

Em primeiro lugar espero que de para entender o desenho, e eu nem projetei os novo canal para não aumentar a confusão, mas aqui estamos dando um zoom no semanal. Observem que tivemos uma estrutura de canais que foram respeitadas e uma formação de onda abc que levou a onda “c” no limite esperado, mas isto também é preocupante porque pode ser entendido como um impulso para baixo, que levaria o indice para a casa dos 4.800 pts, e olha que já falei disto no post anterior. Também temos a possibilidade desta abc ser apenas a onda “a”.

O que temos que que monitorar agora é o retorno, pois ele que vai definir o movimento, sendo que o primeiro ponto esta em 5.425 pts (50,0% da perna de baixa) sendo este um ponto crucial e logo após o meu preferido 5.495 pts (61,8% da perna de baixa). Observem que a onda em formação tem o alvo em 5.578 pts que confirma o inicio da onda 3.5.

Enfim são muitas variáveis, mas isto é muito importante, porque de fato operar este indice é algo fantástico, especialmente se você puder operar diretamente no mercado americano.

Sei que poucos leem os posts deste tópico, e eu quero agradecer e para isto vou dar uma dica. Eu não costumo dar indicações, mas vou fazer desta vez, porque é realmente algo muito especial.

Tem um curso, que na verdade é bem mais do que isto, que tem mudado a vida de muita gente.

A AAR (Academia Alta Renda) , com certeza é a melhor escola de trade que eu conheço. Na verdade eles vão bem além disso. Eu já acompanho a bastante tempo fiz os cursos, mas não tinha o objetivo de operar com eles. Meu objetivo era melhorar os meus conceitos para aplicar nos meus robots. Sou assinante das salas e por isto sei que muita gente tem mudado realmente de vida, especialmente os que operam no mercado americano. Na semana que vem vão ter 3 palestras, e com certeza eles vão abrir alguma turma ao final. Eu não sei como fazer a inscrição vou tentar passar aqui mas não sei se vai dar certo. De qualquer forma chama “batendo o mercado”. Tem que ter paciência para assistir , mas vale a pena, especialmente o esquema que eles tem para você operar das 20:00 as 24:00 hs, e melhor sem usar o seu dinheiro, operando através de mesas proprietárias. Eu garanto, não é pilantragem, é coisa bem séria. Espero que possam assistir pelo menos as palestras.

Tai o link

Semana: Batendo o Mercado - Academia Alta Renda

2 curtidas

Ainda não opero no mercado americano, mas essas taxas que eles cobram para operar com margem nas são muito altas? Desde já obrigado. Vou tentar acompanhar as palestras que você falou

Faça a inscrição, tem muito blá blá blá, mas os caras são bons. Eu não opero treinamento, mas as taxas são muito baixas perto do retorno. A grande sacada e voce aprende com eles é ter acesso as Mesas Proprietarias, já vi alunos ganhando uma fortuna e voce também vai ver. Alias voce pode entrar no youtube e se inscrever no canal deles.teve uns treinamentos recente sobre economia, os videos são longos e muitas vezes repetitivos mas vai mudar tudo que voce sabe do mercado.

1 curtida

Conseguiu assistir a live ontem?

Assisti boa parte. Ele mostrou alguns gráficos de Wickoff, mas eu tenho que estudar mais análise técnica para entender bem os desenhos e os pontos de entrada e saída dos ativos. Vi que tinham alunos mostrando ganhos expressivos em Reais e Dólares operando nas salas de chat dele. Ele informa as horas de entrar e sair dos ativos e os pontos de stop loss e stop gain? Desde já obrigado

Eles tem uma sala ao vivo, que acompanham as operações. Quando voce faz o curso ganha o acesso a sala por um periodo e depois tem que pagar uma mensalidade. Quanto estudar a AT, o curso deles é o mais completo que já vi. A estrutura deles é muito interessante.

1 curtida

eu só vejo os candles nos fiis. Aí nas ações coloco as ordens de acordo com os gráficos do google e as médias de 52 semanas. Por vezes dá certo.

Assisti as aulas quase todas, mas os conceitos foram bem iniciais e alguns que puxavam para a análise técnica eu até entendi no gráfico, mas não sei como iria funcionar na prática para entrar nas operações no momento certo.
No curso pago ele fornece informações melhores sobre os candles e o volume para saber quando entrar comprado ou vendido? Desde já, obrigado

Ainda não assisti a terceira live. Vou ver e te falo, mas o que eu sei é que a formação é muito intensa, e vai tomar muito tempo seu, mas sim, eles vão detalhar muito todos os pontos.

1 curtida

Eu assiti o programa, é barra pesada. O treinamento é bem completo, mas vai exigir muita dedicação da sua parte. Voce deve refletir se vle a pena para voce. Como deve ter observado, as pessoas fazem este treinamento para se tornarem Traders. Se este não for seu caso, pelo menos neste momento, agora voce já sabe o caminho.

1 curtida

Obrigado pela indicação. Eu faço bastante day trade em fii, pois acho mais fácil de analisar e de acompanhar o book. Em ações, eu coloco a ordem de compra e venda e vejo se dá certo sem fazer uma análise maior sobre o book, volume e candles. Queria aprender a operar com os índices e melhorar meu aprendizado com opções, mas precisaria de mais tempo para estudar isso, por enquanto vou tentando ler os relatórios gerenciais dos fiis e vendo os indicadores das ações que eu tenho para avaliar o melhor caminho para comprar e vender os ativos.

é o melhor caminho mesmo, tem hora para tudo. conforme eu te falei o treinamento é muito bom, muito acima de tudo que já vi. Eles começam do zero. Mas requer uma dedicação muito grande. Eles haviam dito que não dariam mais o treinamento, mas algo mudou.

1 curtida

Do meu ultimo post

Atingimos a maxima esta semana em 94.065 k e na data da publicação estavamos em 68.785 k, ou seja, o ativo segui exatamente as marcações da onda. Então agora deveriamos ter a continuidade do movimento e ver uma correção, e depois atingirmos o proximo alvo.

5 curtidas

Bitfut 21/11/2024
Este com certeza vai ser um estudo longo, e claro, chato. Mas tem que ser feito, afinal um acerto na direção do Bitcoin, pode de fato mudar todo o rumo dos nossos investimentos, ou para quem opera, criar uma possibilidade de ganhos extraordinários, como na verdade já vem ocorrendo. A grande vantagem do Bitfut, é que você pode operar tanto comprado quando vendido, mas preferencialmente em daytrade devido as altas margens envolvidas. A margem de garantia para operar o “mini contrato” de Bitcoin em operações de mais de um dia esta em 27.000,00, o que é muito dinheiro.
O Bitfut, que é forma que temos de operar o Bitcoin Futuro, sofre a influencia do dólar, que neste este ano já subiu mais de 20,0%. Então para efeito de estudos, vamos trabalhar com o Btfut.
O alvo na região de 95k, não foi respeitado e continuamos avançado e quase tocamos em 100k hoje. O movimento atual tem o seu alvo em 122k (alvo da onda 3), e a expectativa era que tivéssemos um recuo forte, mas por enquanto o ativo não dá sinais de inicio de uma correção, o que seria muito bem vindo neste momento.
Vamos voltar a visão geral, para dar um contexto ao nosso movimento utilizando o gráfico mensal. Ele mostra uma situação um pouco diferente do que foi colocado aqui na sala, mas mantém o alvo do movimento em 122k.

Gráfico bem simples de entender e com os padrões, bem definidos, em seu movimento inicial. Mas o ocorreu foi, digamos assim uma anomalia.
O ativo vinha se “comportando bem”, seguindo as métricas, e neste caso a onda 3.1 deveria ter encerrado em 51k, mas se encerrou em 31k, isto criou uma expectativa de mudança no movimento e ai outra surpresa, porque a 3.3 se encerrou no ponto em que deveria se tivéssemos atingido os 51k, indo buscar o alvo de 261,8% do movimento, e a 3.4 também se encerrou exatamente onde deveria. Com tudo isto o movimento da onda 3, deveria ter se encerrado nos 100,0% da projeção na casa dos 81k, ou seja, mais uma guia seria atendida, porque a 3.5 não poderia romper o topo da 3.3. Explico: nas métricas das ondas, quando a onda 3 atinge a projeção de 261,8% (como foi o caso aqui) a onda 5, normalmente não rompe o topo da onda 3, formando a figura conhecida como topo duplo, que pode indicar a reversão de uma tendência. Não devemos confundir quando a onda “b” faz este papel, porque neste caso, estamos em uma correção plana e o ativo seguira a tendência atual.
O candle parou exatamente no ponto, e ai tivemos a eleição americana, e um gap na abertura do semanal, que nunca tinha ocorrido antes. O Gap sim, mas sempre sendo fechado na semana. Então agora continuamos a tentar entender o movimento com o objetivo único de localizar um ponto de retorno. Na pratica poderíamos considerar este gap como uma exaustão do movimento, mas com a alta que se seguiu em torno de 27,0% ele estaria mais para um gap de fuga.
Apesar das anomalias, que na verdade se resume na forma que a onda 3.5 esta se formando, precisamos entrar mais a fundo no gráfico e procurar entender o movimento.
No dia 18/10/2024, coloquei aqui na sala um detalhamento do que esperava do movimento, buscando um alinhamento e onde víamos a possibilidade de irmos aos 96k, ou 95k como já tinha vários estudos apontando. Isto seria um problema, porque não atingiríamos o alvo em 122k (alvo base da onda 3). O que ocorreu é que mudou tudo.
Tentando explicar o movimento.
Uma coisa eu tenho certeza: no final, como acontece com todos os estudos de ondas, veremos um movimento completo. Sempre tentamos antecipar o que vai ocorrer de forma a criar um modelo operacional, mas as ondas não foram criadas com este objetivo.
Vamos então a mais uma tentativa de explicar o movimento, e ver se conseguimos encontrar um alvo final para o incrível avanço deste ativo. Observem o gráfico abaixo, ele é uma variação do que publiquei anteriormente.

É certo que estamos em uma onda 5 expandida, no caso uma 3.5. Para falar a verdade, em um curso que fiz sobre Ondas de Elliott, o assunto da extensão da onda 5, foi muito discutido, mas eu literalmente perdi a aula, e depois acabei não me preocupando com o assunto. Mas ela tem uma variação, e muitas vezes forma uma diagonal (cunha da AT), mas aqui não foi o caso.
A formação interna da onda 3.5.3, oferece uma possibilidade de entender e projetar o movimento. Ocorre que a onda 3.5.3.3, tem apenas 100,0% da onda 3.5.3.1, logo a onda estendida será a 3.5.3.5 que neste momento se aproxima de um de seus alvos em 102k. O primeiro alvo era exatamente em 81k, onde ocorreu o gap. Então passa a ser um estudo valido. Para complementar a indicação de sobrecompra, estamos a 3 semanas fechando fora das bandas, o que não diz muita coisa porque já tivemos isto ocorrendo diversas vezes. O que chama a atenção é que testamos hoje a R3 (pivot) que esta em 99k, e só fechamos acima da R3, duas vezes em 5 anos, sendo uma delas, em 10/2020 (pandemia) e depois em 2023, quando o Bitcoin começou a se recuperar da enorme queda que teve.
Poderia falar muito ainda, mas acho que já foi o bastante, mas tenho uma observação final, que considero muito importante.
Se de fato atingirmos os 122k (onda 3), teremos um movimento corretivo, cujo alvo básico, fica em 63k (onda 4), uma correção brutal, como já vimos acontecer no Bitcoin antes, de 2021 a 2023, onde o ativo perdeu quase 80,0% do seu valor, onde foi buscar a correção mais profunda de uma onda 2 em 76,4% (dentro do padrão), para como vimos depois, multiplicar o seu valor em mais de 6X. Após a queda (se houver) teremos a indicação de que estamos no caminho para compor o proximo movimento (onda 5) cujo alvo fica em 188k.
Até aqui, mesmo com números elevados, temos as projeções padrões para as ondas, dando suporte aos números. Agora é chute puro, baseado apenas em simetria.
Vamos falar de tempo então. A onda 1 teve a duração de 21 meses, estamos na onda 3, a 24 meses, então deveríamos supor que a duração da onda 5, pode ficar no intervalo, ou seja em 22 meses. Porem temos que pensar na onda 4, e como a onda 2 foi muito longa cerca de 13 meses e complexa, pela guia da alternância a onda 4, deverá ser mais curta, chutando uns 8 meses, então teríamos o topo do movimento (188k) em cerca de 30 meses. Como no momento a distancia entre os topos esta em 36 meses, o correto seria utilizar este número. Final de 2027.

3 curtidas

Bitfut 23/02/2025

O movimento foi perfeito, voltamos a bater na linha do retangulo, tivemos uma recuperação em dois dias, voltamos a tocar a mma34, e agora voltamos a corrigir. Se o fundo do retangulo for perdido podemos ter uma grande oportunidade pela frente. Por outro lado se tivermos uma recuperação e voltarmos operar acima da mma34, provavelmente vamos retornar aos 105k.

3 curtidas

Oi, gosto das suas análises, embora me perca em vários termos! Com o preço do BTC na casa atual, estamos batendo no fundo do retângulo que você sinalizou como suporte. Isto? Neste tipo de análise, você costuma aguardar alguma tendência após tocar este “alvo” ou compraria o ativo esperando a recuperação?