Bom, o lucro estimado de 147M foi bem alto. Se pensar que a Lysoform foi vendida por 47M e o LL do 4T17 foi de 30M, o lucro dos 3 primeiros trimestres em 2017 foi um pouco maior do que 60 M (já descontando os impostos da venda marca), o que dá uma média de um pouco mais do que 20M por trimestre. O último trimestre teve um LL maior do que a média dos anteriores. Eu não sei se, no último trimestre do ano, há mais festas, e o povo compra mais detergente, “limpa coisas” etc. Pode ser por isso que o 4T17 foi melhor, mas pode ser uma tendência.
E sem contar que 47M tá bem longe de 50% do LL. Hehehe.
A RL segue sem crescer, e eu não vejo isso como preocupante já que houve LL, coisa que não acontecia há 5 anos. Eu vejo isso como ótimo, já que os custos caíram. Eu falo que a empresa tá com outra mentalidade.
E o PL negativo, na realidade, se alterou bastante. Eram -273M e agora são -146M. Talvez chegue perto de zero no final desse ano.
A liquidez corrente é preocupante mesmo. Pode acreditar: já foi pior nos últimos anos. O índice deu uma aumentada.
O ponto que me faz pensar todos os dias são essas debêntures conversíveis em ações que foram emitidas há uns 4 anos atrás. Se olhar bem, o LPA diluído é mais do que 50% menor. Em junho de 2019, mais de 60M de ações entrarão em circulação, fazendo o P/L ir pra perto de 5 (com o preço atual). Ainda é baixo, mas…
Eu tenho uma % relativamente pequena de BOBR4, e eu acredito de fato na recuperação da empresa pelos produtos que ela vende. Toda vez que vou no supermercado, eu vejo que a prateleira de Limpol fica diluída perto dos outros. O Pinho Bril é a mesma coisa. Eu não posso resumir a empresa nesses dois produtos, mas eu vejo que o modo da empresa operar é outro. E, seguindo as regras do Luis Parisotto, a Bombril é o azarão que eu escolhi.
Vou esperar o próximo trimestre. Se vier com LL próximo dos trimestres de 2017, eu acho que a Bombril vai ter entrado de vez nos trilhos.
Obs.: estou com pouco tempo nesses dias. Por um acaso, tive um tempo para reler o relatório da Bombril e escrever hoje.