Boca do Jacaré - Oportunidades Fundamentalistas em tempo de Pânico

Banco do Brasil e construtoras (tris, mdne e mtre) já correspondem a 33% da minha carteira, pretendo continuar os aportes. Tenho arriscado também em also3, shoppings estão a um preço bom. Melhor equilíbrio contudo talvez seria em sanepar e elétricas. Acho que com excessão das varejistas 3.0 da vida, prá min tá tudo muito barato.

3 curtidas

Minha exposição em shopping é através de FII’s, porem estou achando que as ações de shopping estão consideravelmente mais descontadas… ALSO3 por exemplo, apesar do mal momento do setor, possui caixa saudável, div liq/ebitda negativo, pvp: 0,95 e só essa semana caiu -10,5%, anual -49,18%.
Estou inclinado a abrir posição na empresa, de 3% - 5% para aproveitar o momento.

Tem 3 negócios que não perdi a fé nessa pandemia: comida, remédio e embalagem pra mandar no endereço do cliente rs. O kit Brasil, invenção do nosso colega @munniz vem ficando cada vez mais arriscado.

Mas o nível easy da bolsa ainda segue sendo bancos e seguradoras e tem oportunidades muito boas aí para quem está no primeiro dia investindo em ações. Porto Seguro, Bradesco, Santander, BB Seg. O maior risco retorno a meu ver fica com Banri, potencial de upside de 160%.

7 curtidas

E logística pra distribuir tudo isso rs.

8 curtidas

Traduzindo: beef3, brf, hype3, pard3, klbn e logg3 …

Mas por incrível que pareça não acredito que possamos comprar essas ações lá em abaixo… principalente klbn e da area de saúde…

5 curtidas

O que subiu de peso no Ibov foi Vale, Suzano, Magalu e algumas pontuais, tipo CSN, Notre Dame. Vou conferir depois, mas Vale é 13% do Ibov, certo? Subiu 110-120%. Ou seja, o impacto dela no Ibov seria 14-15% em 12m. Mas o Ibov tá em torno de 4-5%, se não me engano.

7 curtidas

O IBOV tá totalmente descolado da realidade do mercado… exatamente pelo que vc está falando, é um indice que foi a 120 com um monte de ações ainda nos 90 mil pontos e outras ainda nos 80 mil pontos e outras estão nos 70 mil no último pregão…

Os fluxo gringo só privilegiou exportadoras e empresas dolarizadas exatamente porque o gringo sabia que o real e empresas nacionais poderiam sofrer…

O gringo veio para o brasil para se livrar do dolar e alocar em comodities seguindo a máxima do ray dalio que cash e is trash já que houve uma impressão insana de dinheiro lá… nao veio porque o brasil deu esperança de voltar a crescer… foram motivos alheios a competência brasileira…

10 curtidas

Bem isso, gringo só veio em empresas expostas ao dólar e principalmente com liquidez. Até os bancos ficaram de fora. O problema é que as empresas que não acompanharam a subida do IBOV com certeza acompanham a queda.

Mas olhando para o cenário banco deveria mesmo estar bem mais “barato” comparando março vs agora do que Vale.
Vale está negociando perto de 3x EV/EBITDA, com um DY trimestral de quase 5%.
Minério é cíclico, mas não tem aumento de oferta em vista, e nesse nível de preço de minério tem dinheiro jorrando pelo ladrão das mineradoras. Acima de 100 dólares já justifica com folga esses preços, cada dia que se passa com o minério nesse patamar elas ficam mais baratas.
Bancos, por outro lado, só tem fatores jogando contra. Se pegar do início do ano passado para agora só a taxa de juros já justifica um valuation deteriorado, sem botar na conta Pix e outras iniciativas.

2 curtidas

Outro ponto sobre o índice, estaria melhor se não fosse o nosso querido presidente sabotando a Petrobrás. É outra que nesse nível de Brent tem um FCF yield obsceno, grande peso no índice e poucos dias atrás estava na casa dos 30 reais.

1 curtida

Vou contribuir neste domingão com algumas visões, provavelmente na semana não terei tempo de interagir aqui no fórum… estou aberto a críticas e ponderações.

------------------------------------

Carteira Defensiva

------------------------------------

Ação / Fundamento

ITSA4 / A solidez bancária do Itaú, resiliência a inadimplência, podendo surfar eventual aumento da taxa de juros e possibilidade de diversificação de capital em atividades promissoras, mitigando o risco dos bancos tradicionais face ao avanço das fintechs.

Abaixo de R$ 10,00 há boa oportunidade, abaixo de R$ 9,00 há uma grande assimetria.

------------------------------------

WEGE3 / Empresa redonda com vocação a se adaptar em cenários adversos e com receita dolarizada. Embora esteja muito “esticada” não deixa de ser um hedge contra a depreciação do real e avanço da argentinização do Brasil. Aqui o lema é cair menos que outras empresas/ ações.

Abaixo de R$ 60,00 com uma queda relativa muito acima de outras empresas / ações, e ainda com depreciação real, configuraria grande oportunidade, pois seria como comprar dólar, crescimento mundial superior ao Brasil… logo… um excelente zagueiro face ao risco Brasil.

------------------------------------

RADL3 / Empresa redonda com acesso ao capital com juros menores que diversas concorrentes… e melhor condição de conseguir sobreviver com margens baixas e de certa maneira canibalizar concorrentes, em um setor perene, duradouro e que se torna cada vez mais essencial com envelhecimento populacional brasileiro.

Abaixo de R$ 22,00 há boa oportunidade, abaixo de R$20,00 é um excelente preço para se proteger.

------------------------------------

FLRY3 / Empresa redonda com vocação ao crescimento em um setor perene em crescimento no longo prazo.

Abaixo de R$ 25,00 há uma boa oportunidade, abaixo de 20,00 é com certeza assimetria de risco.

------------------------------------

VALE3 / Empresa que conseguiu sair da lama literalmente (eventualidades podem retorná-la) com receita dolarizada e beneficiada de forma forte com crescimento mundial ou até mesmo em um crescimento mundial superior ao Brasil (tarefa nada difícil).

Abaixo de R$ 65,00 há uma boa oportunidade, abaixo de 50,00 é barganha.

------------------------------------

KLBN3 / Empresa que trabalha muito bem com seus gigantesco endividamento, pode surfar a modinha do ESG, tem receita dolarizada, e tem como base produtiva a velha e boa terra (ativo real que não tem como ser impresso ou distorcido). Resiliente ao risco Brasil e inclusive a inflação mundial.

Abaixo de R$ 5,00 nas atuais circunstâncias é uma boa oportunidade, abaixo de 4 excelente oportunidade… e se resolverem dar essa colher de chá… abaixo 3,50 é porque Jesus está voltando…

------------------------------------

MOVI3 / Empresa que cresceu num Brasil desorganizado, com juros altos, com queda na renda e muito desemprego. Não está entre as melhores do setor, mas seus múltiplos bem atrativos aos seus pares. Quanto mais esquecido e desmarcado o jogador maior a chance dele marcar um gol, talvez como um Adriano Gabiru em final de mundial.

Abaixo de R$ 17,00 uma boa oportunidade, abaixo de 16 grande… abaixo de R$ 15,00 barganha.

------------------------------------

BEEF3 / Empresa que melhorou bastante sua eficiência nos últimos anos, receita dolarizada, com vocação a alimentar os trabalhadores e cada vez mais ricos asiáticos, com várias plantas em diversos países, o que diminui o risco regulatório e sanitário.

Abaixo de R$ 9,50 uma boa oportunidade, abaixo de 9 grande… abaixo de R$ 8,00 os controladores devem enchem o carrinho tal como ocorreu em 2020…

------------------------------------

LOGG3 / Manter / Boa empresa e com matéria prima resiliente a crise inflacionária, ativos reais imobiliários, em um setor que o Brasil tende ao crescimento (infraestrutura logística), ao mesmo tempo que se apresenta como defensiva pode ser atacante…

Abaixo de R$ 30,00 uma boa oportunidade, abaixo de R$ 25,00 grande oportunidade, abaixo de 20 barganha …

------------------------------------

Outras ações que podem ter ideias semelhantes: HYPE3, PARD3, TAEE11… essa carteira não é uma recomendação, e Tb mesmo que fosse é apenas uma ideia que pode ser refletida a implementar em carteira com outros tantos ativos para se defender de revés político-econômicos.

Outra situação que achoq eu devemos ter em mente: Tenha caixa, se não tiver tenha aportes… o cenário é desafiador e por fim, coloque a mão na sua carteira bem forte há muita gente querendo puxar ela se fazendo de seu amigo.

32 curtidas

Dando sua contribuição! Esse é o objetivo do fórum . :clap:t2::clap:t2::+1::+1:

2 curtidas

Excelente. Parabéns!

Contribuindo com alguns ativos que estou de olho por representarem empresas que eu julgo serem boas porém caíram muito desde a máxima histórica (2021-01-08):

  • BBAS -29%
  • PETR -28%
  • SULA -23%
  • EZTC -22%
  • SANB -22%
  • LCAM -22%
  • ITUB -22%
  • AGRO -21%
  • TRIS -18%
  • ITSA -18%
  • MOVI -18%
  • TEND -16%
  • BBDC -16%
9 curtidas

O que acham de SBSP3? Pessoal em SP parou de usar o serviço? rs

To ha 5 meses sem tomar banho porque o tempo anda meio seco OU sou acionista e vou comprar mais

Apenas uma das duas é verdade…

1 curtida

Tenho SAPR4 e SBSP3 mas sempre esperando o governo afete a eficiência e rentabilidade das empresas. A atividade de fato é perene, mas o lucro, os ativos e os cargos são alvos facilmente deterioráveis com muita facilidade…

Acho que cabe em uma carteira bem diversificada e num portifolio com boa alocações em ações que é o meu caso. Agora se você vai ter pouco exposição em ações eu iria preferir colocar energia elétrica privada no lugar de saneamento.

Por enquanto estou comprando SAPR4 que acho mais vantajosa em comparação.

Resultado da consulta publica sobre o Reajuste Tarifario da Sabesp vai sair começo de Abril,fiquem de olho

1 curtida

Para longo prazo estou achando BBAS3 e BBSE3 excelentes oportunidades.
BBAS3 - valor. com um p/vp abaixo de 1 numa empresa sólida como o BB, em um setor perene, é risco zero no longo prazo.
BBSE3 - dividendos. estimo Preço-teto em 40,00 para pagar 6% aa de dividendos. Grande margem de segurança.

2 curtidas

Não existe risco zero. Cuidado…

4 curtidas