BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. CNPJ 92.702.067/0001-96 FATO RELEVANTE PLANO DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO O BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. (“Banrisul”), em cumprimento ao disposto na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada, e a regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), em especial a Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, considerando as tratativas relacionada à data base da categoria dos bancários, informa que iniciará negociação com as entidades sindicais, visando a implementação de um Acordo Coletivo de Trabalho contemplando plano de desligamento de empregados, denominado Plano de Desligamento Voluntário (“PDV”). Caso aprovado e firmado o acordo, as etapas seguintes necessárias para sua implementação serão adotadas pelo Banrisul. O Banrisul manterá seus acionistas e o mercado informados sobre quaisquer novos fatos atinentes à matéria em questão. Porto Alegre, 17 de agosto de 2020. Atenciosamente, Marcus Vinícius Feijó Staffen Diretor de Finanças e Relações com Investidores Unidade de Relações com Investidores Telefone: +55 (51) 3215-3232 E-mail: [email protected] Website: www.banrisul.com.br/ri
O problema de analises como essa é a precificação do ativo de acordo com o cenário atual. O ativo está mais descontado justamente pelas dificuldades frente a pandemia além do impacto no setor bancario como um todo ultimamente. Quem compra hoje visando um horizonte de pelo menos 2 anos deve colher bons resultados.
Sim, mas notamos uma maior dificuldade do banco no cenário. P lidar c originação via app.
Pessoal que tem o app mantem agt informado quando sairem as novidades.
Eu n estou vendendo não, só comentando q percebi esta dependência de agências maior q outros bancos.
Eu esperava uma maior utilização do app pelos clientes.
Vendeu nada ainda @matheuspiedade ? Quantos % da carteira em brsr6? Pensa em diminuir ou aumentar em algum valor?
meu preço com segurança é os 18,50 …justo uns 24… mais acho que vai ser um dos últimos banco que vai subir…então hoje concentro mais aporte em BB e ITSA…
Agora resultado do banco foi pouco negativo (mais que os demais)… porém os bancos em geral foram negativos para neutros… o que eu vejo no Banrisul e ai é questão de ser do estado… é que ele demora para melhorar o operacional… mais vamos dizer os privados fazem hoje… um dia depois o banco do brasil faz e 2 dias dps do banco do brasil o banrisul faz rs… porém mesmo assim é um banco lucrativo, perene, conservador…
Na minha visão o balanço do Banrisul pode piorar um pouco ainda no próximo relatório … mais nada que por hora assuste… vejo a gestão do banco trabalhando bem… acredito que para o ano que vem volte a normalidade… e ainda acredito que irão focar nas melhorias operacionais e na tecnologia… também não esquecemos que o banrisul é um tipo de banco onde a população vai até a agencia … então isso me tira um pouco a preocupação por hora… e me leva a crer nas melhorias descritas.
Estou com 51%
Nâo vendi nada, continuo comprando.
Mas comprei mais das outras p reduzir a concenteação. Estou balanceando a carteira com aportes. A posição pequena é oibr3… dobrou de valor eu acabei reduzindo.
Agora estou aumentando lentamente as outras, mas comprei BRSR em menor proporção.
eu acho q provisões podem aumentar, mas q o pior já passou em termos da pandemia.
O Banco deve lançar originaçâo de consignado via app mto em breve.
Fiquem de olho.
O PDV pode doer no início mas será ótimo.
Espero que o cenário e a concorrência dê maior ânimo para o banco evoluir, é um cenário favorável para mudanças nesse sentido.
Banrisul é muito forte no interior do RS e com pessoal mais idoso. Entre jovens, é quase feio ter conta no Banrisul… Por livre e espontânea vontade, seria o último lugar onde eu escolheria ter conta
impressão minha ou o resultado foi horrível?
Estão com muito caixa parado, comercial n produziu como esperado, origem de créditos continua ruim.
Por outro lado a inadimplência caiu. Está tudo funcionando bem… só acho q o comercial está precisando de um maçarico no rabo.
Tem uma pilha enorme de $ parada, precisam trabalhar. Tenho ctz q tem gente interessada em crédito, parece q o banco está com medo de originar crédito.
Estou um pouco decepcionado com o Banrisul, imaginei que em termos de administração o banco estaria em nível equivalente ao Banco do Brasil. Com esta nova era de digitalização dos bancos, ele deveria expandir os horizontes para além do Estado, digitalmente falando, sem precisar abrir agências, melhor que ficar lançando pulseiras para pagamento.
FATO RELEVANTE
PLANO DE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO
O BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S.A. (" Banrisul "), em cumprimento ao disposto na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada, e a regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), em especial a Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, em complemento aos Fatos Relevantes divulgados em 17 de agosto de 2020, 14 de setembro de 2020 e 19 de outubro de 2020, informa que, realizadas as mensurações dos impactos financeiros, o Plano de Desligamento Voluntário (“PDV”) terá impactos da ordem de R$ 180 milhões com os custos de implementação, e uma economia anual estimada de R$ 160 milhões a partir de 2021.
O Banrisul manterá seus acionistas e o mercado informados sobre quaisquer novos fatos atinentes à matéria em questão.
Para acessar o documento, clique aqui.
Porto Alegre, 10 de novembro de 2020.
Atenciosamente,
Marcus Vinícius Feijó Staffen
Diretor de Finanças e Relações com Investidores
Unidade de Relações com Investidores
Telefone: +55 (51) 3215-3232
E-mail: [email protected]
Website: www.banrisul.com.br/ri
Balanço foi bom, a carteira é muito pulverizada… consignados são bastante confiáveis, 11% dos imóveis tem garantias reais, a parte agro tbm…
Risco é baixíssimo na carteira… o problema do banco é q estão com muito dinheiro alocado em títulos (tvm) com resultado fraco (-40m só de marcação ã mercado) e o resultado deve melhorar quando alocarem isso em carteira de crédito, melhorando a primeira linha de margem financeira (nii)… isso está relacionado com a percepção de risco da gestão do banco… estão analisando como as carteiras reagem à pandemia, e mediante à uma estabilidade ou melhora devem liberar mais crédito e melhorar as margens.
Outro fator importante é a reestruturação das agências p reduzir custos, diminuindo custos adm, gastos com pessoal… se o enxugamento da máquina evoluir tb trará melhoras.
A originação de consignado de forma fácil e digital deve ser disruptiva para o banco. Isso será um mega avanço tecnológico em termos de lucratividade se der certo.
Aguardo o 4t… acho q o resultado está em linha com outros bancos.
São estes os principais drivers, nii e redução de custos… eu acredito que são desafios bastante plausíveis de serem realizados.
O 4t pode vir com lucro bastante afetado por provisões para PDV (180m), devem fazer provisões do pdv dos 903 funcionários no 4T. Mas as demais linhas devem apresentar melhorias.
Achei a decisão bastante acertada.
Vale muito a pena para quem quer ficar posicionado por pelo menos 1 ano.