BRSR6 - Banrisul

Cara, se tu acha q uma tag along de 100% em estatal te protege, beleza. Eu não acho.

Na verdade o Leite tentou vender parte das ações, mas não conseguiu…

Sim, parte, diferente de privatizar. O governo estadual deixou clara a não intenção de perder o controle do banco.

1 curtida

O que foi posto na mesa foi só o governo reduzir posição… Não a venda de controle .

2 curtidas
1 curtida

Credo pessoal, Leite em momento algum cogitou privatizar o Banrisul. Ele pensou em vender umas ações só e deu. O banco é superavitário e tem uma espécie de monopólio dos servidores estaduais, inclusive em crédito.
O Eduardo Leite é o mais liberal que o RS pode eleger… pra vocês terem idéia, quem lidera as pesquisas pra prefeito de Porto Alegre é a Manuela Davila (era vice do Haddad), PCdoB!
Tirem privatização do radar, quem cogita privatização de banrisul é pq não conhece o estado mais comunista do Brasil.

7 curtidas

Se o teu problema é ser estatal, vc não deveria estar nem na ON.
PN com 100% de tag along tem a mesma segurança que ON.

Mas é o inicio de uma privatização, veja a BR distribuidora, o governo está saindo aos poucos, atualmente só tem 30 e poucos porcentos.

As vezes é difícil vender tudo de uma vez.

Escutem nós gaúchos, Bolsonaro dança É o Tchan no Havaí pelado em rede nacional antes de o Banrisul ser privatizado

10 curtidas

O Governo do RS possui 98% das ações ON. Na linha do entendimento de vocês, vender parte das ações seria muito mais fácil politicamente do que privatizar. Mas até para isso, no patamar atual e num cenário econômico de muitas incertezas, essa possibilidade talvez seja colocada na mesa num médio ou longo prazo.
Talvez o Banrisul tenha se tornado o que é por ser um banco estatal, mas doravante, devido a todos os desafios que os grandes bancos vão enfrentar, menos estado e mais iniciativa privada provavelmente faria melhor ao banco.

1 curtida

Fatos interessantes:

Existe uma lei estadual no RS que para qualquer privatização há a necessidade de um plebiscito… (é, isso mesmo…). Estão discutindo revogar essa lei na assembléia já desde o início do governo. Sem mudar isso, no way. Além de um executivo liberal, o RS precisará ter um legislativo liberal. Mas venda do Banrisul é, algum dia, inevitável, só não é iminente.

Quem mais se opôs às vendas das ações foi, de forma interessante, o Partido Novo… defenderam que ao preço que estava sendo negociado não era interessante pra venda… também micou um pouco a venda pq quando anunciaram a venda a cotação era 23… e logo caiu para 18,5.

10 curtidas

já estavam enrolando pra vender em 2019 que tava tudo bem precificado,
agora eu duvido, apesar de ser a favor da venda…

… justamente por concordar com isso que falastes

sou do RS, e aqui o bairrismo é muito forte, tem muita gente contra a venda, os gaúchos são muito orgulhosos em média, infelizmente muitos
tem essa idéia de que oque é do estado “é nosso”,

como sempre disse meu pai… “nosso é uma ova!”

4 curtidas

ROE

Bradesco 15,5%
Banrisul 15,9%

Sou meio leigo em acoes, mas a impressao que tenho e’ que a situacao e’ ainda melhor: alem de ter um ROE melhor, o custo do “equity” do BRSR e’ menor do que o do bradesco (pelo BRSR ter um P/VP menor). Ou seja, voce paga menos para comprar X reais de valor patrimonial do BRSR e ainda ganha um retorno maior pelo valor patrimonial.

2 curtidas

Também sou do RS e atesto essa visão, rs. Infelizmente a pessoa média aqui é assim.

3 curtidas

Igualmente, sou gaúcho. Compartilho da mesma visão de vcs.

Acho que estamos atrás dos outros estados do sul, mas o orgulho besta faz pensar o contrário.

2 curtidas

Eu gosto de ver a posição dos gaúchos… tenho muitas cotas e considero a opinião pública extremamente relevante no case. Com o fórum conseguimos perceber a corrente dominante num universo. Daqui de MG eu não consigo ter esta percepção.
Eu como acionista, particularmente tenho medo de uma “privatização”, mas considero improvável em curto e médio prazo. Já uma simples diluição do float das ON acho ser muito provável no intuito de melhorar a situação de liquidez do controlador ( O Estado do RS).
O principal motivo de eu não querer uma troca de controle são as vantagens e monopólios que o controlador garante ao Banco como exclusividade em muitos pagamentos de títulos Estaduais, folhas de pagamento, acordos com prefeituras… O que garante o Market share do Banco.
Em caso de troca de controle eu avaliaria quem seria o novo controlador, se fosse uma instituição que confio, certamente continuaria na empresa, especialmente se fossem trocar a marca como fizeram com outros Bancos comprados por Itaú, Bradesco e Santander… Mas se fosse um controlador que não oferecesse uma excelente gestão… não valeria para o acionista, talvez a perda de vantagens só para tirar os interesses do governo.
Portanto no meu entendimento tudo depende e deve ser avaliado friamente.
Acredito que se vc olhar estrategicamente:
O RS precisaria diminuir sua participação no controle, para aumentar as chances de troca de controle. Após esta redução vale começar a especular sim sobre troca de controles. Mas antes disso acho bem menos provável.

7 curtidas

Tenho a mesma opinião… gosto deles que mesmo sendo um banco “pequeno” e regional… ele tem um marketing share muito bom…que outro banco pequeno não iria conseguir… e é um banco que lucra pelo tamanho dele e paga bons dividendos… agora em caso de venda… acredito muito (ai é uma questão de achismo e acreditar) que se alguém compraria e lucraria com isso seria o Banco do brasil…igual fez com a nossa caixa… mais acredito que qualquer grande banco compraria o banrisul de olhos fechados.

2 curtidas

Lembro que aqui em MG ja tivemos o Bemge (foi comprado pelo Itau)

1 curtida

Nem me fale… a integração deu um trabalhão