O S&P 500 nesse período de 1963-hoje retornou 10% a.a. em dólar, considerando o reinvestimento de dividendos, pela calculadora que usei. Eu acho que as pessoas começaram a perder a noção do quanto ele rende, provavelmente porque a média dos últimos 5 anos foi 17% a.a., e dos últimos 3 foi 23% a.a. É por isso que falam que estamos em uma bolha, os retornos de hoje em dia são absurdamente maiores que a média histórica do próprio índice
Nos intervalos de 30 anos que eu calculei, a média do IBOV dá mais ou menos isso, entre 6 a 16% a.a. em dólar, mesmo nos intervalos mais recentes (ou seja, anos 80 para cá). Acho que teve período pior começando no auge do milagre econômico, mas não consigo ver na foto, e já deletei a planilha
Edit: Mesmo com possíveis retornos idênticos, o Brasil continua sendo muito mais volátil e pior em termos de qualidade das empresas (inovação, produtividade, etc). Mas nessa questão do retorno esperado de investimento, os caras não escolhem investimento jogando dardos no mapa e pensam “que merda, caiu no Brasil, e lá só rende 2% a.a. em dólar porque o país é ruim. Bem que podia ter caído na Europa, onde rende 6% a.a. em dólar”. Se a expectativa de retorno do estrangeiro for menor aqui ele vende, até o dia em que cai o suficiente e não é mais, aí ele compra