CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Análise técnica, na minha visão, não ajuda a fugir de períodos ruins da bolsa. Pode te ajudar a operar comprado ou vendido (ou até ficar de fora).

O que pode te ajudar a se salvar, especialmente na bolsa brasileira, é uma análise muito apurada de macro (o que é extremamente difícil).

De toda forma, eu uso um pouco de análise técnica, especialmente para definir regiões de compra e vendas. Coisas simples como suporte e resistência. Eventualmente utilizo para olhar tendência de alguns ativos etc.

Edti: sobre buy & hold. Eu tenho uma opinião impopular no fórum que é o fato de que acho B&H no Brasil furada para a maior parte dos ativos. A bolsa aqui é muito carregada de ativos cíclicos e o índice manda no fluxo do resto das coisas. Quem não realiza eventuais ganhos deixa muito dinheiro na mesa, na minha visão.

10 curtidas

Cadu, poderia compartilhar um pouco como você utiliza a Análise Técnica? Quais seriam as estratégias? Qual período utilizado nos gráficos ( diário, semanal… )?

Acredito que essas informações suas serão muito importantes, já que o índice Pense Rico eu vi em algum post você falando que faz parte de sua carteira, correto?! E o mesmo tem um retorno muito bom desde 2009. Se você alinha Análise Técnica neste índice seu, os resultados devem ser bem melhores, correto?!

2 curtidas

Ricardo, mas se a pessoa fica de fora num período ruim na Bolsa, com base em análise técnica, ela está “fugindo do período ruim da bolsa”, né?!

Se essa mesma pessoa quiser operar vendido, pode ser também, opção dela. Mas só o fato de ela sair neste período, não entrando nem no mérito de colocar em Renda Fixa, já vai sair ganhando…

Com relação a sua opinião em Buy & Hold, concordo também com você! Esses grandes investidores, tipo o Barsi, realmente tiveram excelentes rendimentos desde que começaram a muitas décadas atrás. Mas se formos ver os últimos 10, 20 anos… Talvez o rendimento não tenha sido tão bom.

Poderia compartilhar quais estratégias você usa na Análise Técnica também? Gráfico Diário, semanal?

2 curtidas

Pode ser minha limitação em termos de conhecimento, mas o que eu quis dizer é que não acho que seja possível determinar período ruim da bolsa com base em análise técnica.

Eu realmente conheço muito pouco do assunto.

E não tenho estratégias relevantes para serem compartilhadas. Meu foco é prioritariamente fundamentos mesmo. Tento também me posicionar de acordo com uma leitura de macro.

PS: talvez essa dicussão seja melhor em outro tópico.

2 curtidas

Eu gosto de análise de tendências. Eu costumo traçar canais de alta e baixa dos ativos que tenho em carteira, e compro ou vendo quando a tendência for favorável.

Um exemplo prático recente foi Logg. Eu tinha reduzido um pouco a posição quando o ativo rompeu a tendência de alta e entrou em tendência de baixa ali na casa dos 22. Depois quando rompeu a tendência de baixa eu aumentei posição ali na casa dos 16.

5 curtidas

Da uma olhada nesses estudos:

4 curtidas

eita que esse mês a gente vai passar de passagem o SP 500.
Carteira tá voando.

1 curtida

Calculei um spolier da rentabilidade mensal até agora: Rentabilidade CAFI mes - Planilhas Google

Valor data inicial Valor hoje Variação Peso
VALE3 63.81 69.67 9.18% 17.00%
BBDC3 13.27 14.54 9.57% 15.00%
SAPR4 4.05 4.32 6.67% 15.00%
ITSA4 8.78 9.65 9.91% 14.00%
BBAS3 44.62 49.49 10.91% 10.00%
LOGG3 23.37 22.32 -4.49% 10.00%
NEOE3 16.12 19.7 22.21% 10.00%
RANI3 8.32 8.45 1.56% 8.00%
Variacao total ponderada (%): 8.37%

8.4% de rentabilidade da CAFI

16 curtidas

votos para julho

prio3
rani3
schu4
vamo3
tupy3
csan3
prnr3
viva3

9 curtidas

Duas que aportei recentemente

VALE3
FESA4

9 curtidas

SIMH3
KLBN4
KEPL3
ALUP11
RANI3
PRIO3
MDNE3

8 curtidas

Meu aporte vai nessas 3
VALE3
SHUL4
ITSA4

8 curtidas

VALE3

5 curtidas

Votos para Julho:

ABCB4
GOAU3
CGRA4
SHUL4 (Essa não fiz aporte, mas estou achando bem interessante).

5 curtidas

Empresas que estou aportando ou aportaria no momento:

BRAP4
GGBR4

8 curtidas

BBDC3
TRIS3
LOGG3
LREN3
FLRY3
MOVI3

8 curtidas

FESA4
KEPL3
TUPY3
LEVE3
SMTO3
UNIP6
SHUL4

(Em relação a última votação, estou reduzindo Brasil Agro e alocando nas demais)

10 curtidas

VALE3
WIZC3
LREN3
SAPR4

6 curtidas

ITSA3
LOOG3
BLAU3
EZTC3
SOJA3
JHSF3
CSAN3

5 curtidas

BBAS3
RANI3
SHUL4
SLCE3
EGIE3
KEPL3
BBDC4
TUPY3

6 curtidas