Como quase ninguem mais justifica votos, queria saber de quem votou quais os fundamentos para tantos votos em ENBR3?
Eu tive a oportunidade de trocar algumas mensagens De whatsapp com o ex CEO da Celpe/Neoenergia (11 anos) e ele me disse que nao recomenda nem NEOE3 e nem ENBR3. Ele nao me respondeu porquê, mas o cara entende do assunto. Entao fiquei com pé atrás. Quais os fundamentos que justificam ENBR3 na CAFI?
@cadu primeiro gostaria de parabenizar por este forum que acompanho há mais de 10 anos. E hoje cresceu tanto e hoje é um sucesso.
Segundo, uma crítica construtiva, era melhor quando todos justificavam (Fundamentavam) os votos, afinal de contas estamos falando de uma carteira de análise FUNDAMENTALISTA. Então deixo a sugestão: nos próximos meses, contabilizar apenas os votos justificados.
Minha sugestão para evitar que 4 ativos similares possam compor a carteira seria limitar a escolha a dois ativos por categoria, divididos em oito grandes grupos:
Mas ai desvirtuaria a finalidade do CAFI. o CAFI eh composto das ações mais descontadas/melhor potencial de valorização e com bons fundamentos naquele momento.
Isto eh, são as mais atrativas da bolsa e não do setor. Limitar por setor ou seguimento, já ocasionaria a possibilidade de escolha de ações não tão atrativas pra Ter q completar A lista.
Se todas, no mês, são do setor bancário, Paciência.
Entendo. Pensei, todos continuam a votar do mesmo modo, porém, no cômputo final, o moderador ignora um terceiro ativo de uma categoria já duplamente contemplada na listagem. Uma vez que sempre alguns ativos ficam de fora, mas com razoável número de votos, talvez não desvirtuasse tanto. No intuito de equilibrar a carteira, somente.
Com esse intuito de balancear a carteira vc poderia da uma olhada nos votos de todo o pessoal. Vc encontrará açoes de outros setores atrativas tb, mas que não entraram no CAFI por conta da limitação de 8 ativos e tb de votos, ja que este é composto apenas das 8 mais bem votadas.
Ex: a TUPY, LOGG, FESA não entraram neste cafi, mas são ações atrativas de outros setores que foram bem votadas pelo pessoal.
Compactuo do mesmo pensamento que você. Acompanho a CAFI desde 2010, desde o infomoney. Quando por lá o D. Junqueira postou o PSbe. E sempre fui acanhado em postar porque não tinha tempo de fazê-lo todo o mês e com as justificativas necessárias. O pessoal poderia dizer se comprou ao menos porque caíram demais em relação aos pares ou coisas parecidas. Coisas simples.
Só mais um adendo, pois ficou muito hipócrita de minha parte.
Essas explicações me levaram a derrubar, la no passado, o mito que análise fundamentalista seria absurdamente complicada. Ajudou-me a largar de vez a análise técnica. Isso ajuda aos novatos e fomenta outros pontos de vista.
E se ao invés de obrigarmos a justificativa, colocarmos um peso maior nos votos justificados?! Seria um baita incentivo… Por exemplo, votos não justificados peso 1 e votos justificados peso 1,5 ou 2.
Só uma ideia, pq sei que a trabalheira de contagem e recontagem dos votos já é massante. rs
Eu apenas acompanho e não voto, mas deixando minha opinião, eu acho que se está dando certo pq mexer, as vezes o simples é o melhor. Obrigando ou complicando pode acontecer de haver uma debandada e poucas pessoas votando podendo até prejudicar o que está dando certo. Só pensaria em modificar o modelo atual se a CAFI começar a fraquezar por algum tempo.
Concordo, a ideia da CAFI é gerar um consenso do fórum. Alguns podem votar em algum mico aqui ou acolá, mas na contagem total chegamos num resultado bem satisfatório. Ficar criando impeditivos só vai diminuir a participação dos usuários e atrapalhar a criação do consenso
Essas justificativas eram uma boa parte da votação e fazem falta mesmo, mas as vezes se tornavam repetitivas também, as vezes eram mais longas, quase teses de investimento, ou mais superficiais. Lembro de justificar muito voto com “vaca leiteira”, “P/L baixo”. Mas sempre enfatizando algo interessante daquele investimento que valia estudar. Sugiro tomar a iniciativa e fazer seguir pelo exemplo, vou tentar não esquecer na próxima.