Sem problema justificar… só fica a pergunta … mesmo justificando … dá para ter a contagem automática para facilitar a vida do @cadu ? Ou ela não conta se tiver a justificativa
Sou contra todo o tipo de modificação.
CAFI é um show há mais de década sendo como é.
Se mudar, haverá outro problema. Toda sua base histórica perderá o sentido, porque os resultados anteriores não teriam sido produzidos em conformidade com a metodologia que, então, passaria a ser utilizada.
Acredito que não atrapalha nada
Se eu não me engano bem antigamente era obrigatório justificar os votos @cadu ? Quando o forum ainda era em outro domínio
O que me preocupa em votos não justificados é o efeito formiga. Muitos votando numa ação só porque o outro votou, mas na verdade, nunca parou para analisar fundamentos, balanços, controladores, etc.
Eu acho que o efeito manada é maior que o efeito formiga
Kkkkk vaca leiteira é uma excelente justificativa!!
O Cafi é uma carteira teórica, você pode ou não comprar o ativo se ele não passar pelos seus critérios. Cabe a você estudar os ativos selecionados e decidir ou não comprá-los. No meu caso, por exemplo, normalmente a carteira é divulgada no início do mês e coincide com o meu aporte, aí logo analiso as indicações. Neste mês foram quatro bancos. Eu já tenho dois (ITSA4 e BBAS3), e, por isso em razão da exposição elevada ao setor (mesmo ele estando descontado em relação aos demais) resolvi não aportar. Enfim, a seleção de boas empresas é responsabilidade exclusiva do investidor, porque no dia em que ele tiver prejuízo, o prejuízo será somente dele.
Tem algum tópico que foque nos dividendos para Buy and hold ?
ITSA4 apanhando bastante…
Concordo. A obrigação não faz sentido. Deveria ser só uma política, um guia…Quem quiser, não o segue.
“Tecnicamente falando, a gente está trabalhando em outros elementos que não envolvem CPMF, inclusive na tributação dos dividendos”, disse Canado, acrescentando que a ideia é tributar dividendos em conjunto com uma reforma para a renda corporativa.
Seguem os votos com as justificativas:
BBDC3 - P/VP nas mínimas históricas, 30% do lucro vindo de seguros.
BBSE3 - monopólio do bancassurance, detalhe p/ rural e previdência, payout de 85%.
BRFS3 - melhora na margem c/ produtos de maior valor agregado, cenário macro favorável, gestão.
BRSR6 - carteira defensiva focada no funcionalismo público, indicadores setoriais acima da média.
CGRA4 - negócio regional bem estabelecido, pode eventualmente se beneficiar da quebra do varejo.
HYPE3 - compras de Buscopan e Takeda, bom payout.
PARD3 - ROE elevado e alta retenção dos lucros.
PSSA3 - melhor seguradora em auto, bom potencial de valor.
Fouquet, olá
Apenas uma curiosidade: por que você não carrega itsa na carteira?
J.Black
Itaú e Bradesco são os dois bancões mais confiáveis para investir, qualquer um seria uma boa opção. Fui no segundo, em primeiro lugar, pela operação de seguros maior, por ver mais interessante a longo prazo o segmento de pequenas e médias empresas, e, em alguma escala, por preferir o Bradesco como cliente. Citaria também que se pegar uns 30 anos de histórico, volta e meia o Bradesco consegue a proeza de bater o Itaú em ROE e P/VP, como comecei a comprar em um momento que estava bem descontado, pareceu valer a pena.
Eu que sou fã de bancos, dados os preços fico sempre na dúvida e decido com uma margem de viés bem pequena. Ainda que eu escolha um dos bons listados (itsa, sanb, bbdc, bbas, brsr e abcb)… A decisão é sempre por uma diferença mínima dados os preços e as possibilidades de LP.
Dito isto seguem meus votos:
BRSR6 - empresa razoável, com Carteira de baixo risco sendo o Banco mais atrativo hoje em termos de preço e geração de lucros, e bancos são o negócio mais atrativo da bolsa, com preços bastante descontados em geral… É o bom do bom. Mas todos os outros supracitados são boas escolhas. Sendo brsr a possibilidade de comprar muito com pouco $.
SAPR4 - Empresa boa e descontada perante o potencial. Ainda devemos considerar a possibilidade do novo marco regulatório.
TRPL4 - Opção de diversificação com menor efeito covid.
SAPR subiu bastante recentemente. Na sua opinião, ainda tem bastante margem? O marco já não estaria pacificado?
Matheus, olá
Caso a reforma tributária passe com a taxação de dividendos qual o impacto sobre o DY e preços das ações (bancos) na sua opinião?
J.Black
Ainda não está claro se haverá contrapartida na taxação de dividendos, se não houver a maioria das empresas vai fechar, mais de 50% dos lucros irá para o governo e nenhum incentivo para empreender. Agora se reduzir na outra ponta o efeito pode até ser positivo, empresas reinvestirão no negócio em vez de pagar dividendos gordos. Também tem o fato que a Selic provavelmente ainda será inferior a muitos dividendos pagos.
Acho q tende a ser efeito quase nulo se desonerar as empresas. Não dá p saber se vão diminuir a carga ou aumentar no final das contas. A ponta que será cobrado tanto faz.
A questão é… vai subir ou cair a carga tributária. Eu acho q deve cair ou então teremos q espremer o governo. Tem q ouvir a proposta.