CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Ainda acho bem descontada, se o marco passar aí sim estará descontada. Estou coçando p comprar e subir meu PM. Exercendo paciência p dobrar minha posição aqui.

Eu estou inseguro quanto o momento de entrada… Não quanto a valer a pena o business agora.

Já acho atrativo, e tenho convicção (Não sei se escrevi correto cc) que é um dos negócios mais promissores nos preços atuais… só que com tanta volatilidade estou tentando uma notícia de caos p ajudar a comprar barato.

7 curtidas

O risco de ser estatal e o preço histórico na casa de 1 P/VP me impedem de ir muito além do VP, mesmo com o fcd dizendo que a taxa ainda é razoável. Em termos de melhoria não vejo muito upside na cobertura de serviços, para tanto uma CIA do N/NE estaria mais atrativa.

4 curtidas

Concordo, mas é muito provável a aprovação do novo marco. E… Se aprovado a segurança do negócio aumentará muito. Contratos prorrogados por 30 anos. E uma forte expansão nas atividades. Os patamares de preço do setor podem ser re-vistos. Eu já estou posicionado, e não quero ficar de fora ou perder a oportunidade de estar com um % maior em carteira. Estou com uns 5%… gostaria de estar entre 10 e 15%.

3 curtidas

Tenho Sapr-4 com PM abaixo dos 5 reais e hoje ela é apenas 8% da minha carteira…

Estou tentando aumentar posição mas ela só sobe… Eu acho que ela é uma das empresas mais descontadas da bolsa, o valuation para ela estaria entre 15 e 18 reais (SAPR-4).

A empresa está com múltiplos baratos, vem crescendo bastante e ainda paga bons dividendos…

2 curtidas

A Sapr-4 Tem suporte Nos 5.33…tenho ordens em aberto lá pra aumentar posição. Contudo, acho q não volta mais lá. Mesmo se corrigindo até os 83k

1 curtida

Pessoal, tentem evitar neste tópico o uso do nome da ação com o número. Usem somente “SAPR”, se precisar especificar pode usar “SAPR-4” (neste momento está contando 3 votos, e só 1 é voto real)

Qualquer menção ao nome completo das ações é contabilizado como voto na contagem automática.

E no voto, precisa colocar o número para que entre na contagem automática.

8 curtidas

Editei o post…

Com o “-” não influencia né?

1 curtida

Não conta, pode usar. O seu já desapareceu da contagem.

1 curtida

Esse vem crescendo bastante que não faz sentido, a empresa não tem concessões fora do PR, tem +95% de cobertura em água tratada, e uns 80% em rede de esgoto então ampliar base consumidora meio que é pouco relevante. O salto vem de um reajuste tarifário não recorrente e que vai levar 10 anos para vermos outro de mesmo tamanho. Não perpetue o cenário recente porque a conta vai ficar superestimada. Pelos riscos eu faria a conta com uma taxa alta pela interferência estatal (pré-fixado longo +5/7%), um crescimento na base da ordem do PIB e correção das tarifas pela inflação. Pode ser um investimento bom? Lógico que sim, mas ao meu ver a margem de segurança já foi para o espaço e a precificação já considera todas as cartas na mesa.

2 curtidas

Vamos lá!! este mês com explicações!!

Ainda achando que tem potencial… 3 bancos dos quais votarei em dois rs Banco do Brasil, Banrisul e Bradesco são os mais descontados… a escolha por bancos é que hoje acredito que são ainda o setor mais descontado.

BBAS3 - Múltiplos baixos - P/L e V/VP abaixo dos seus históricos, lucros crescentes (isso já bastava rs), porém além disso… está bem descontado que seus pares “grandes”, com indicadores na mesma média, se não alguns melhores. Neste momento de incerta (aumento do PDD) - vejo (igual o banrisul) como empréstimos mais defensivos (agricultura e consignado), está caminhando na área digital (com isso tendência é diminuir os custos), e sendo do governo ajuda a receber bons dividendos (distribui cerca de 40%) - algo que eu busco na minha carteira.

BRSR6 - posso usar a mesma explicação do banco do brasil, o banco possui bons múltiplos e está super barato. Quem assistiu a live que foi postado no fórum do banrisul teve boas ideias sobre o estado do Rio grande do Sul, e sobre o tamanho do banco por lá; outro ponto o banco quer fazer um reestruturação vendendo a parte de cartões, focando no core do banco que seria empréstimos rurais e consignados (ganhando assim eficiência operacional), não acredito hoje em uma rápida digitalização do banco, acredito que no caso dele o forte é estar presente nas pequenas cidades do Rio Grande do Sul, porém acredito que ela deva acontecer, podendo até manter “pontos de atendimento” uma estrutura mais enxuta que um banco, ganho assim mais eficiência operacional.

Itsa4 - podem considerar um “banco”, porém Itaúsa abaixo de 10 sempre um grande negócio.

TRPL4 - aproveitar que deve pagar dividendo no próximo mês, paga bons dividendos, na casa dos 20 está em um preço, é aquela ação que não está cara e não está super barata, está “no preço”, porém vejo potencial na empresa para os próximos anos manter bons DY e se endividar com novos e bons projetos, sua controladora já mostrou capacidade então acredito nisso.

LOGN3 - vejo como uma empresa com bons múltiplos, barata e que tem tudo a crescer os próximos anos… com aumento forte neste ano, porém não compro pois não paga o mínimo de dividendo que eu quero que são os 6%, seria uma ação para o futuro “aposta” - e não é o caso que uso hoje em minha carteira; porém voto nela para a carteira CAFI.

Última empresa de pode ser surpreendente rs

UNIP6 - O marco regulatório de saneamento vai sair, vamos precisar de 500 a 700 bilhões de investimentos na área. Isso por si só mostra um potencial grande para empresa de construção e saneamento, meu voto é na UNIPAR pois ela é que vai fornecer a matéria prima o funcionamento das empresas de saneamento, além é claro para fazer os canos necessários para fazer as instalações rs… brincadeiras a parte… é uma empresa sazonal, depende bastante do preço de sua commodity, porém sua commodity é difícil de abrir outras empresas principalmente em um espaço curto de tempo para concorrer com ela perdeu margem e alguns múltiplos, vejo como algo temporário e ela tem tudo para voltar em um período próximo.

Desculpa pelos relatos grandes, mais pelo que entendi no mês passado as pessoas gostariam dos racionais.

23 curtidas

Fico feliz que meu comentário no mês anterior, sobre as pessoas justificarem os votos, está surtindo efeito.

Seguem meus votos:

BBAS3 - o maior e mais antigo banco. Tenho para aposentadoria. P/VP abaixo de 1 atualmente, bom histórico de dividendos nos últimos 20 anos. Empresa sólida. Setor perene.

BBSE3 - DY extraordinário, na faixa de 15%, muito acima da Selic. Setor perene.

PETR4 - é a base de toda a cadeia produtiva do Brasil. Bom histórido de dividendos. DY na faixa de 4%. Além disso, tem alta qualidade de recursos humanos. A maior parte dos melhores engenheiros estão nesta empresa, visto que é um concurso altamente concorrido e paga bem. Só passam os melhores.

ITSA4 - Dividendos. Além disso, por ser uma holding, tem certa diversificação em um papel só.

SANB4 - DY = 9,8%. É o maior DY do setor.

TUPY3 - acredito na alta do dólar, e esta empresa se beneficia disso.

VALE3 - acredito na alta do dólar, e esta empresa se beneficia disso. Além disso, paga dividendos razoáveis.

7 curtidas

BBDC4, ja trabalhei nele, vende produtos ( seguros, capitalização) que é uma beleza, ta barato.
ITSA4, diversificando e paga dividendos.
COGN3, educação é tudo, quando ela abrir a ipo da Vasta tudo se ajeita.
Caml3, acho que tende a crescer no longo prazo, fazendo investimentos em comida animal no Chile, espero que invista aqui também, no longo pessoas trocam filhos por animais.
SAPR4, está redonda, com o marco regulatório espero que abocanhe outros estados do Sul.
BEEF3, pode ser o momento do setor de proteínas, reduzindo o endividamento, algo que está acontecendo, vai dar um belo up no ativo.

8 curtidas

@leandrado , se possível, coloque os nomes das ações com o número no final. Para que o voto seja contado automaticamente.

Além do que, ações como BBDC e SAPR podem ter votações próximas entre a ON e PN

3 curtidas

BBAS3
LCAM3
VALE3
COGN3
ITSA4
TRIS3
DIRR3
ENBR3

3 curtidas

Só sao 8.

1 curtida

Cogn tá repetida

ITSA4 - Resiliência e bons dividendos
BBAS3 - Está bem descontada, melhora operacional e busca por digitalização
KLBN11 - Projeto PUMAII Capacidade de dobrar a capacidade produtiva, parte da receita dolarizada.
ENBR3 - Não é a melhor empresa do setor, porem acho que é a com maior potencial de valor devido aos novos projetos.

5 curtidas

@leandrado , para contabilizar não pode haver espaço entre o nome e o número no final. Não precisa criar uma nova mensagem, pode editar a primeira mensagem e colocar os números.

1 curtida

@guipasqual, eu ainda acho a margem de segurança muito ampla:

Empresa SAPR-4
Cotação atual 6,39
Preço alvo pelo PSBe está em R$ 15,36 com potencial de crescimento de 140%
Pelo FCD, com taxa de desconto de 9%, utilizando uma taxa de crescimento de -10% para o próximo ano e de 5% para os anos seguintes chego a um valor de R$ 13,75 (potencial de crescimento de 115%)
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado está precificando pelo
FCD um “crescimento” anual de -12% p/ os próximos 5 anos.

FCD
Cotação atual 6,39
LPA anual 0,74
Perpetuidade 3%
Taxa de Desconto 9%
Preço alvo
Ano 1 - Crescimento -10% 11,10
Ano 2 - Crescimento 5% 13,09
Ano 3 - Crescimento 5% 13,31
Ano 4 - Crescimento 5% 13,54
Ano 5 - Crescimento 5% 13,75
Potencial de valorização % 115,1%

9 curtidas

Este mês vou preferir excluir algumas empresas muito boas, mas que tiveram uma valorização muito grande neste mês. Seguem meus votos:

Dentre os 6 principais bancos considero que há uma diferença de atratividade mínima entre eles e que são as empresas mais descontadas atualmente. Contudo, vou escolher os 2 que considero estarem com os múltiplos mais baratos e que tem maior potencial de valorização:

• SANB11: destaque para os dividendos e pro ROE;
  • BRSR6: destaque para o P/L e pelo foco regional;

Os demais votos:

• LOGG3: é a empresa que mais me sinto seguro de ter na carteira, está em plena fase de crescimento, é favorecida pela tendência atual de expansão do comércio eletrônico sem se expor à “guerra de preços” travada entre as varejistas do setor. Por fim, ainda está com um preço justo, sem múltiplos muito esticados;
  • NEOE3: na minha opinião é a melhor relação risco x retorno do setor, a empresa parece melhorar a cada trimestre;
  • SAPR4: enxergo muito potencial de valorização mesmo num cenário pessimista quanto à renovação tarifária, uma das mais baratas na bolsa;
  • ENBR3: umas das empresas com maior potencial de crescimento nos próximos anos e está tão barata quanto os bancos;
  • PARD3: empresa mais barata num setor que deve ter grande crescimento nos próximos anos;

1 aposta:

• BRML3: na minha opinião é a empresa com maior potencial de valorização do setor de Shoppings e deve se beneficiar este mês com o início da reabertura da economia que tende a ocorrer. Além disto, é uma das ações que menos se recuperam do tombo na pandemia;
13 curtidas