CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Não consigo acreditar no PSBe, segundo ele diversas empresas tem potencial de subir +100%, mas isso nunca acontece (ex. Banco ABC, Ferbasa…) São empresas que não descolam do VP na média. Esse modelo de precificação causa distorções gigantes em ativos com determinadas características (uns para cima, outros para baixo - caso de WEG).

No caso do FCD você desconsiderou todas as premissas conservadoras que mencionei - interferência/ineficiência pelo controle do Estado, estabilização (próximo do limite de estagnação) do crescimento da rede de serviços, redução de taxas de natalidade e preço médio histórico de negociação. Jamais usaria 2% de prêmio para ações, isso geralmente é meu piso para fiis, utilizo a taxa do tesouro prefixado + 4/6% de prêmio de risco, no caso de estatal coloco mais 1% nessa conta, no cenário de crescimento no ano 1 (talvez 2) a empresa será tremendamente afetada pela estiagem e inadimplência então seria interessante supor uma estabilização ou até mesmo queda de lucros nos primeiros períodos. Posteriormente, a empresa não tem um horizonte de crescimento pois já atende quase a totalidade do Paraná, então a perpetuidade tende a seguir o IPCA (correção das tarifas) + taxa de crescimento populacional (~1%). Com base nisso nas MINHAS expectativas vejo uma taxa de uns 13%, crescimento 0 nos próximos 2 anos e 4% nos 30 seguintes. Chego num valor de R$7,93. Da cotação do dia anterior a margem de segurança está em cerca de 20%. Dadas as limitações do “analista” e do modelo para mim é insuficiente e volto minha atenção quando o papel ficar abaixo de R$6,00

12 curtidas

Alterei lá… valeu

Muito bom ler os comentarios que o pessoal esta postando aqui no CAFI… IMHO ficou bem melhor assim. (ainda acho que quem nao quiser comentar pode simplesmente votar – senao isso pode reduzir o numero de votantes e influenciar os resultados da CAFI)

4 curtidas

Ás vezes penso que o psbe pode ter sofrido algumas distorções com as mudanças contábeis que foram sendo introduzidas desde sua criação, mas não tenho a bagagem teórica para questionar isso, também não sei se o Domingos Junqueira ainda o utiliza ou se fez alguma alteração. Mas um dos pontos iniciais era seu alto grau de acerto levando-se em conta os movimentos de m&a.

2 curtidas

Concordo quanto algumas fragilidades do PSBe: costuma exagerar para cima quando analisamos empresas com altas receitas, baixa margem líquida e baixo P/VP; do mesmo modo costuma subavaliar empresas com alto P/VP e margens muito altas. Mesmo assim o considero útil em muitos casos.

Quanto ao FCD, a principal diferença de preço está na taxa de desconto. É complicado definir uma taxa ideal…

2 curtidas

Mas pelo FCD o potencial delas tb é grande, veja o exemplo: FESA e ABCB

O PSBe tem suas limitações, assim como o FCD. O principal é saber das limitações de cada ferramente, e usa-las em conjunto para uma melhor análise. Na minha opinião elas se complementam.

9 curtidas

SAPR4
BBDC4
ITSA4
BRSR6
COGN3
ENBR3
BBSE3
TUPY3

2 curtidas

ITSA4
ENBR3
BBAS3
BBSE3
TRIS3
LOGG3
RENT3
FLRY3

3 curtidas

@samuel.pires , se possível edite sua mensagem e coloque os nomes das ações com o número no final (o número precisa estar colado, sem espaço). Para que o voto seja contado automaticamente.

Além do que, ações como BBDC e SAPR podem ter quantidade de votos próximas entre a ON e PN

4 curtidas

Amigo, pq prefere trpl a taee

3 curtidas
ENBR3 setor perene, boas margens, bom ROE, lucros crescentes, negocia com P/L abaixo da média
ITSA4 negocia abaixo da MME 200 e com P/L abaixo da média
BBAS3 oitava empresa mais atrativa no ranking da plataforma PR; negocia abaixo da MME 200 e com P/L abaixo da média
SAPR4 setor perene, boas margens, bom ROE, lucros crescentes, segunda mais atrativa no ranking da plataforma PR
ABCB4 setor perene, boas margens, bom ROE, lucros crescentes, negocia abaixo da MME 200, a 17a mais atrativa no ranking da plataforma PR
ALUP11 setor perene, boas margens, bom ROE, lucros crescentes
TAEE11 setor perene, ótimas margens e bom ROE, lucros crescentes, 23a no ranking da plataforma PR
BBSE3 setor perene e subpenetrado, boas margens e bom ROE, lucros crescentes, negocia próximo da MME 200
13 curtidas

bbdc3 banco com bons fundamentos e que não subiu tanto quanto seus pares. p/vp histórico abaixo da média. bom dy.
cogn3 multiplos baixos em comparação com seus pares. deve apanhar ainda nos próximos resultados, mas uma boa opção de médio risco para holdar. case disruptivo.
smls3 cotação não está de acordo com possível troca de controle. caso não ocorra a troca de controle segue com bom dy.
trpl4 segue em zona de acumulação a mais de um ano. setor perene. excelente dy. vaca leiteira kkkkk

5 curtidas

BBDC4
BBAS3
IRBR3
COGN3
SAPR4
TUPY3
TRIS3

3 curtidas

ITSA4
BBDC3
SULA11
ENBR3
EGIE3
SAPR4
LOGG3
FLYR3

5 curtidas

BRSR6
BBDC4
FESA4
JSLG3
LOGG3
SAPR4
ENBR3
COGN3

3 curtidas

ITSA4
EGIE3
TEND3
PARD3
HYPE3
BRSR6

3 curtidas

Votos para julho/2020

BBDC3 - Historicamente tem um bom retorno e está descontado
COGN3 - Empresa tem um alto potencial, principalmente se ocorrer o IPO da vasta
ENBR3 - Eletrica muito resiliente com varios projetos em andamento
EZTC3 - Melhor empresa do setor de construção (opnião) - deve acompanhar a subida das demais
SAPR4 - Deve subir na empolgação do marco regulatorio.

6 curtidas

BBDC3
ENBR3
ITSA4
LOGG3
PARD3
SAPR4
TRIS3
TUPY3

6 curtidas

PARD3 (receita crescente)
SLCE3
SMTO3
JBSS3
COGN3 (descontada)
EMBR3 (descontada)

4 curtidas

Basicamente pelo dy… são muito parecidas… taesa está um pouco mais cara… tem um ROE um pouco melhor com contratos bons e pouco mais longos e pulverizado.

Transmissão paulista está mais descontada mas tem apresentado melhorias significativas na nos custos. Tem bons contratos e ainda tenho um pouco de dificuldade p entender os contratos, vou ligar no RI algum dia mas segundo uma apresentação do presidente parece que após os vencimentos os contratos ainda tem enormes chances de acabarem senso renovados.

7 curtidas