CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

O calculo existe e é preciso, como o @sr_fouquet exemplificou. Se existem diferenças entre algumas plataformas, é por erro destas.

Na verdade anula o efeito negativo que a cotação sofre quando fica ex-dividendos.
Se fosse incluir os dividendos teria de fazer o calculo deles reinvestidos, o que não ocorre.

Esse reajuste é a mesma coisa que reinvestir.

Exemplo: ITUB a R$30, pagando dividendo de R$1

Em uma plataforma sem ajuste vai parecer que a ação caiu 3.33% após o pagamento. Pois aparece R$30 e depois R$29 (óbvio que estou ignorando outras alterações do mercado).

Em uma plataforma com ajuste, vai aparecer R$29 e depois R$29. 0% de alteração que é o mesmo que ocorreria se o dinheiro fosse reinvestido.

Se usar os 3.33% recebidos para comprar novas ações, você aumenta o seu número de ações em 3.45% (comprando no preço novo).

100.00% x R$ 30 = R$ 30
103.45% x R$ 29 = R$ 30 (não há ganho nem perda)

Repetindo, isso tudo ignorando oscilações do mercado.

3 curtidas

É a mesma coisa. Expliquei acima.

3 curtidas

Não é isso. Neste exemplo vc está ignorando o principal, pois não está levando em conta o maior numero de ações que um reinvestimento dos dividendos faz. E este é o poder da bola de neve que reinvestir os dividendos faz, vc vai aumentando o seu número de ações, e por consequencia, com as valorizações da cotação sua rentabilidade é alavancada. Logo, se vc só ajusta a cotação, vc tira o efeito de reinvestimento dos dividendos.

3 curtidas

Quando se recebe dividendos não se ganha nada. Tudo continua exatamente igual. Se comprar ações da própria empresa com esse dinheiro, só passa a ter mais ações que valem menos (valem menos porque o dinheiro pago saiu da empresa).
Se todo o dinheiro é reinvestido na própria empresa, tanto faz se a empresa paga dividendo ou não.

3 curtidas

Não é bem isso. Dividendos são na verdade uma isenção de IR que vc ganha. Mas voltando ao foco principal, o pto chave que estamos debatendo é sobre o reinvestimento dos dividendos. Vc com isso vai aumentando o número de ações, e a LP isto faz um efeito de bola de neve na rentabilidade.

Se um indice não leva em conta no seu calculo o reinvestimento dos dividendos, aumentando o número de ações, e somente faz o ajuste do preço, como uma boa plataforma de AT, logo não podemos dizer que ele está levando em conta no calculo o reinvestimento dos dividendos.

3 curtidas

Você consegue me mostrar isso com um exemplo numérico ?

Se for comprado todas as ações do IBOV, na mesma proporção e reinvestidos os proventos. Seu valor total seguirá o IBOV. E acredito que o mesmo acontecerá com a CAFI (se o cálculo foi feito baseado no % com ajuste). Óbvio que tirando as taxas e impostos.

1 curtida

0% também será a rentabilidade caso você saque o dinheiro e reajuste a carteira, mantendo tudo em base 100. Por isso não para dizer que a CAFI ou o IBOV reinvestem dividendos, é uma referência teórica apenas, mas serve para as duas situações, de reinvestimento ou saque. Na prática, seria impossível reinvestir pelo descasamento de datas.

3 curtidas

Teria de pegar um ativo, por exemplo BBAS3, e calcular tipo uns 5 anos de rentabilidade pelo gráfico, e comparar com um período tb de 5 anos com a rentabilidade considerando o reinvestimento dos dividendos. Não tenho a menor dúvida que a segunda teria uma performance maior, porém ao meu ver é um calculo trabalhoso demais, na segunda opção, para se fazer.

1 curtida

Pra facilitar. Não há dúvidas, independente da ação que pegar ( ações de empresas boas, claro ), que não reinvestir dividendos eh furada. Se preocupar em “aniquilar” a rentabilidade ao subir PM por reinvestir dividendos não tem fundamento.

4 curtidas

@sr_fouquet , @a103 ,

Mas matecatimente dá a mesma coisa. É óbvio que estamos falando de teoria, se pegar um exemplo prático pode dar pra mais ou pra menos, na data-ex às vezes cai, as vezes sobe.

Posso simular aqui 3 pagamentos de dividendos num período com reinvestimento, claro que a Matemática se estende para um período maior:

Inicio:
Tem-se 100% de ações valendo R$100.00, paga R$ 10 de dividendo, reinveste
Passa a ter 111.11% de ações valendo R$90,00

Ações sobem 33.3% no mercado:
Tem-se 111.11% de ações valendo R$120.00, paga R$ 15 de dividendo, reinveste
Passa a ter 126.98% de ações valendo R$105,00 (valor 5% maior que o original)

Ações sobem 25.7% no mercado:
Tem-se 126.98% de ações valendo R$132.00, paga R$ 12 de dividendo, reinveste
Passa a ter 139.68% de ações valendo R$120,00 (20% maior que o original)

No final tem-se um ganho total de 39.68% no número de ações + 20% na cotação, composto, que dá 67.62%

Se pegar o preço original e fazer os ajuste temos:
100.00 * 0.9 = 90.00 (primeiro ajuste)
90.00 * 0.875 = 78.75 (segundo ajuste)
78.75 * 0.909 = 71.59 (terceiro ajuste)

Esse R$71,59 é o que aparece como valor original no gráfico ajustado:

De R$71,59 para R$120,00 tem-se os mesmos 67.62% de ganho.

7 curtidas

Eu creio que deva ter algum erro neste cálculo, que a uma primeira vista não consegui achar. Vamos ver se algum outro colega consegue ver algo.

Porém se estiver correto, vai ter este efeito na minha cabeça:

3 curtidas

Reinvestir DY aumenta em muito o potencial de rentabilidade…

O efeito exponencial está presente tanto em juros compostos como em reinvestimento de DY…

E o DY deve ser calculado sobre o preço de aquisição do ativo e não sobre o preço de cotação. Daí é outra mágica de se comprar ativos mais baratos… seu DY pessoal tende a ir para as alturas…

E independentemente se vc investe ou não o DY, ele foi pago… e deve ser considerado na rentabilidade…

Ex: Paguei R$ 30.000,00 em 100 ações… há dois anos que distribuíram R$ 3.000,00 nestes dois anos. Cotação atual está em 37.000,00 + 3.000 = 40.000,00

Se eu vender as ações pago imposto de renda sobre o lucro = 7.000,00

Se eu for calcular a rentabilidade é 40.000,00 que meu dinheiro virou, pouco importa o que fiz com DY (mas se reinvestir na empresa aí já afeta, claro)…

30k * 1,33333333333333333333333 = 40k rentabilidade final de 33,33%

5 curtidas

O que o @rogerup na verdade levantou não é sobre reinvestir dividendos nos ativos x não reinvestir.
Mas sim sobre reinvestir dividendos x ajuste do gráfico.

Pelo que ele mostrou, a rentabilidade de se reinvestir dividendos = rentabilidade feita com o ajuste do preço no gráfico. Logo, a CAFI por exemplo, que só leva em conta a performance, com o calculo da rentabilidade ajustado pelo gráfico, já estaria levando em conta o reinvestimento dos dividendos.

5 curtidas

Reinvestir DY aumenta em muito o potencial de rentabilidade…

O efeito exponencial está presente tanto em juros compostos como em reinvestimento de DY…

E o DY deve ser calculado sobre o preço de aquisição do ativo e não sobre o preço de cotação. Daí é outra mágica de se comprar ativos mais baratos… seu DY pessoal tende a ir para as alturas…

E independentemente se vc investe ou não o DY, ele foi pago… e deve ser considerado na rentabilidade…

Ex: Paguei R$ 30.000,00 em 100 ações… há dois anos que distribuíram R$ 3.000,00 nestes dois anos. Cotação atual está em 37.000,00 + 3.000 = 40.000,00

Se eu vender as ações pago imposto de renda sobre o lucro = 7.000,00

Se eu for calcular a rentabilidade é 40.000,00 que meu dinheiro virou, pouco importa o que fiz com DY (mas se reinvestir na empresa aí já afeta, claro)…

30k * 1,33333333333333333333333 = 40k rentabilidade final de 33,33%

O gráfico tem ajuste na distribuição de DY sim, porém isto só é preciso na data da “virada” depois se movimenta e isto vai perdendo essa exatidão de rentabilidade… porque há desconto do DY da cotação , mas isto vai se perdendo nos movimentos do mercado…

Por isto que no cálculo da rentabilidade da carteira deve ser concreto e não com base no gráfico puro… talvez fosse interessante montar uma carteira simulada em alguma plataforma como meus dividendos aí sim você teria a rentabilidade exata…

O gráfico de cotação das ações dá uma boa ideia, mas pode ficar um pouco distorcido.

1 curtida

Esse exato só dá pra chegar na teoria. Na prática depende da hora da compra, impostos, taxas.

A teoria eu coloquei um exemplo acima, com o pagamento de 3 dividendos e oscilação do mercado. Essa teoria é a mesma utilizada pelos índices.

2 curtidas

Sim, mas nos simuladores de corretora você pode colocar isto.

1 curtida

Está perfeito, essa questão é bem teórica mesmo, em tese o que você está fazendo é diminuindo o seu PM com o fator de ajuste, a idéia é obter o retorno intrínseco do ativo. É mais ou menos como um fundo de investimento faz a marca d’água independente de saques e aportes, considerando apenas a performance da carteira (se os saques fossem dividendos e o fundo uma empresa, seria fácil de entender).

2 curtidas

Muito boa a discussão…

Eu acrescentaria que, quando você reinveste os dividendos, você aumenta o seu percentual dentro do capital da empresa e, assim, você passa a ter direito a um percentual maior dos dividendos futuros desta. Este efeito é importante no reinvestimento pois você passa a ter uma participação cada vez maior sem despender novos recursos…

4 curtidas

Se eu reinvisto os proventos na mesma empresa meu potencial de participação nela é crescente, se eu tinha X ações agora eu passo a ter X+ é assim que eu entendo.

3 curtidas