O calculo existe e é preciso, como o @sr_fouquet exemplificou. Se existem diferenças entre algumas plataformas, é por erro destas.
Na verdade anula o efeito negativo que a cotação sofre quando fica ex-dividendos.
Se fosse incluir os dividendos teria de fazer o calculo deles reinvestidos, o que não ocorre.
Em uma plataforma sem ajuste vai parecer que a ação caiu 3.33% após o pagamento. Pois aparece R$30 e depois R$29 (óbvio que estou ignorando outras alterações do mercado).
Em uma plataforma com ajuste, vai aparecer R$29 e depois R$29. 0% de alteração que é o mesmo que ocorreria se o dinheiro fosse reinvestido.
Se usar os 3.33% recebidos para comprar novas ações, você aumenta o seu número de ações em 3.45% (comprando no preço novo).
100.00% x R$ 30 = R$ 30
103.45% x R$ 29 = R$ 30 (não há ganho nem perda)
Repetindo, isso tudo ignorando oscilações do mercado.
Não é isso. Neste exemplo vc está ignorando o principal, pois não está levando em conta o maior numero de ações que um reinvestimento dos dividendos faz. E este é o poder da bola de neve que reinvestir os dividendos faz, vc vai aumentando o seu número de ações, e por consequencia, com as valorizações da cotação sua rentabilidade é alavancada. Logo, se vc só ajusta a cotação, vc tira o efeito de reinvestimento dos dividendos.
Quando se recebe dividendos não se ganha nada. Tudo continua exatamente igual. Se comprar ações da própria empresa com esse dinheiro, só passa a ter mais ações que valem menos (valem menos porque o dinheiro pago saiu da empresa).
Se todo o dinheiro é reinvestido na própria empresa, tanto faz se a empresa paga dividendo ou não.
Não é bem isso. Dividendos são na verdade uma isenção de IR que vc ganha. Mas voltando ao foco principal, o pto chave que estamos debatendo é sobre o reinvestimento dos dividendos. Vc com isso vai aumentando o número de ações, e a LP isto faz um efeito de bola de neve na rentabilidade.
Se um indice não leva em conta no seu calculo o reinvestimento dos dividendos, aumentando o número de ações, e somente faz o ajuste do preço, como uma boa plataforma de AT, logo não podemos dizer que ele está levando em conta no calculo o reinvestimento dos dividendos.
Você consegue me mostrar isso com um exemplo numérico ?
Se for comprado todas as ações do IBOV, na mesma proporção e reinvestidos os proventos. Seu valor total seguirá o IBOV. E acredito que o mesmo acontecerá com a CAFI (se o cálculo foi feito baseado no % com ajuste). Óbvio que tirando as taxas e impostos.
0% também será a rentabilidade caso você saque o dinheiro e reajuste a carteira, mantendo tudo em base 100. Por isso não para dizer que a CAFI ou o IBOV reinvestem dividendos, é uma referência teórica apenas, mas serve para as duas situações, de reinvestimento ou saque. Na prática, seria impossível reinvestir pelo descasamento de datas.
Teria de pegar um ativo, por exemplo BBAS3, e calcular tipo uns 5 anos de rentabilidade pelo gráfico, e comparar com um período tb de 5 anos com a rentabilidade considerando o reinvestimento dos dividendos. Não tenho a menor dúvida que a segunda teria uma performance maior, porém ao meu ver é um calculo trabalhoso demais, na segunda opção, para se fazer.
Pra facilitar. Não há dúvidas, independente da ação que pegar ( ações de empresas boas, claro ), que não reinvestir dividendos eh furada. Se preocupar em “aniquilar” a rentabilidade ao subir PM por reinvestir dividendos não tem fundamento.
Mas matecatimente dá a mesma coisa. É óbvio que estamos falando de teoria, se pegar um exemplo prático pode dar pra mais ou pra menos, na data-ex às vezes cai, as vezes sobe.
Posso simular aqui 3 pagamentos de dividendos num período com reinvestimento, claro que a Matemática se estende para um período maior:
Inicio:
Tem-se 100% de ações valendo R$100.00, paga R$ 10 de dividendo, reinveste
Passa a ter 111.11% de ações valendo R$90,00
Ações sobem 33.3% no mercado:
Tem-se 111.11% de ações valendo R$120.00, paga R$ 15 de dividendo, reinveste
Passa a ter 126.98% de ações valendo R$105,00 (valor 5% maior que o original)
Ações sobem 25.7% no mercado:
Tem-se 126.98% de ações valendo R$132.00, paga R$ 12 de dividendo, reinveste
Passa a ter 139.68% de ações valendo R$120,00 (20% maior que o original)
No final tem-se um ganho total de 39.68% no número de ações + 20% na cotação, composto, que dá 67.62%
Se pegar o preço original e fazer os ajuste temos:
100.00 * 0.9 = 90.00 (primeiro ajuste)
90.00 * 0.875 = 78.75 (segundo ajuste)
78.75 * 0.909 = 71.59 (terceiro ajuste)
Esse R$71,59 é o que aparece como valor original no gráfico ajustado:
De R$71,59 para R$120,00 tem-se os mesmos 67.62% de ganho.
Reinvestir DY aumenta em muito o potencial de rentabilidade…
O efeito exponencial está presente tanto em juros compostos como em reinvestimento de DY…
E o DY deve ser calculado sobre o preço de aquisição do ativo e não sobre o preço de cotação. Daí é outra mágica de se comprar ativos mais baratos… seu DY pessoal tende a ir para as alturas…
E independentemente se vc investe ou não o DY, ele foi pago… e deve ser considerado na rentabilidade…
Ex: Paguei R$ 30.000,00 em 100 ações… há dois anos que distribuíram R$ 3.000,00 nestes dois anos. Cotação atual está em 37.000,00 + 3.000 = 40.000,00
Se eu vender as ações pago imposto de renda sobre o lucro = 7.000,00
Se eu for calcular a rentabilidade é 40.000,00 que meu dinheiro virou, pouco importa o que fiz com DY (mas se reinvestir na empresa aí já afeta, claro)…
30k * 1,33333333333333333333333 = 40k rentabilidade final de 33,33%
O que o @rogerup na verdade levantou não é sobre reinvestir dividendos nos ativos x não reinvestir.
Mas sim sobre reinvestir dividendos x ajuste do gráfico.
Pelo que ele mostrou, a rentabilidade de se reinvestir dividendos = rentabilidade feita com o ajuste do preço no gráfico. Logo, a CAFI por exemplo, que só leva em conta a performance, com o calculo da rentabilidade ajustado pelo gráfico, já estaria levando em conta o reinvestimento dos dividendos.
Reinvestir DY aumenta em muito o potencial de rentabilidade…
O efeito exponencial está presente tanto em juros compostos como em reinvestimento de DY…
E o DY deve ser calculado sobre o preço de aquisição do ativo e não sobre o preço de cotação. Daí é outra mágica de se comprar ativos mais baratos… seu DY pessoal tende a ir para as alturas…
E independentemente se vc investe ou não o DY, ele foi pago… e deve ser considerado na rentabilidade…
Ex: Paguei R$ 30.000,00 em 100 ações… há dois anos que distribuíram R$ 3.000,00 nestes dois anos. Cotação atual está em 37.000,00 + 3.000 = 40.000,00
Se eu vender as ações pago imposto de renda sobre o lucro = 7.000,00
Se eu for calcular a rentabilidade é 40.000,00 que meu dinheiro virou, pouco importa o que fiz com DY (mas se reinvestir na empresa aí já afeta, claro)…
30k * 1,33333333333333333333333 = 40k rentabilidade final de 33,33%
O gráfico tem ajuste na distribuição de DY sim, porém isto só é preciso na data da “virada” depois se movimenta e isto vai perdendo essa exatidão de rentabilidade… porque há desconto do DY da cotação , mas isto vai se perdendo nos movimentos do mercado…
Por isto que no cálculo da rentabilidade da carteira deve ser concreto e não com base no gráfico puro… talvez fosse interessante montar uma carteira simulada em alguma plataforma como meus dividendos aí sim você teria a rentabilidade exata…
O gráfico de cotação das ações dá uma boa ideia, mas pode ficar um pouco distorcido.
Está perfeito, essa questão é bem teórica mesmo, em tese o que você está fazendo é diminuindo o seu PM com o fator de ajuste, a idéia é obter o retorno intrínseco do ativo. É mais ou menos como um fundo de investimento faz a marca d’água independente de saques e aportes, considerando apenas a performance da carteira (se os saques fossem dividendos e o fundo uma empresa, seria fácil de entender).
Eu acrescentaria que, quando você reinveste os dividendos, você aumenta o seu percentual dentro do capital da empresa e, assim, você passa a ter direito a um percentual maior dos dividendos futuros desta. Este efeito é importante no reinvestimento pois você passa a ter uma participação cada vez maior sem despender novos recursos…
Se eu reinvisto os proventos na mesma empresa meu potencial de participação nela é crescente, se eu tinha X ações agora eu passo a ter X+ é assim que eu entendo.