CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

-> CAFI Julho 20:

Ação Votos Peso
ITSA 40 18%
ENBR 38 17%
COGN 31 14%
SAPR 30 13%
BBAS 28 12%
BBDC 23 10%
BRSR 20 9%
TUPY 15 7%
17 curtidas

Por curiosidade copiei a planilha CAFI e simulei o que ocorreria se os pesos fossem sempre iguais para todas as 8 acoes (mas mudei apenas de 2014 ate hoje).
A rentabilidade acumulada foi de 832% para 835% (quase nada de diferenca!).

8 curtidas

Ações mais arriscadas costumam ter peso mais baixo… porém o potencial de valorização compensa… é o caso da tupy3 que enquadra bem essa concepção de gestão de risco…

1 curtida

Tentei fazer isso 3 vezes, mas o excel dava um erro e eu perdia tudo. Aí deixei quieto o backtest, mas acho melhor o formato com proporção ingênua (vi isso nos stories da Suno e tive que usar…) para evitar concentrações absurdas como ocorreu recentemente com ENBR e também para quem segue a carteira não precisar alterar posição sempre que tal papel foi mantido na carteira, mas ganhou ou perdeu um par de votos no mês a mês. Agora o ideal era ter quem abraçasse o projeto de fazer o mesmo com fiis, será que bateríamos os novos índices como tem acontecido com a CAFI?

2 curtidas

Fiz isso no Google Calc. Quando tiver tempo quero fazer mais experimentos. Ex: e se colocarmos peso maior para as menos votadas? E se suavizarmos um pouco os pesos? etc. De qualquer forma, acho interessante que pesos identicos nao mudam muito o resultado da carteira (essa informacao pode ajudar as pessoas na hora que forem balancear a carteira)

2 curtidas

Por que votam em cogna aqui na carteira? Olha os lucros anuais de 2010 até agora, parece uma montanha russa

2 curtidas

Preço. Está praticamente de graça nós patamares atuais

3 curtidas

Por qual motivo, não é como se os fundamentos estivessem bons e o preço baixo. os dois estão baixos

1 curtida

A Cogna é uma empresa em franco crescimento no ensino superior, ensino básico e no ensino à distância. Ele cresce sua receita em dois dígitos há mais de uma década. Hoje é negociada abaixo do seu valor patrimonial e possui a sua dívida controlada (DL/PL <0.5). O lucro sofreu muito nos últimos anos, mas todo o setor sofreu em razão da diminuição dos subsídios governamentais, mas mesmo assim, a empresa conseguiu crescer nesse cenário adverso.

Se isso não for motivo pra comprar uma ação, eu não sei quais parâmetros você utiliza.

4 curtidas

Eu questionei isto no tópico dela e rendeu uma discussão boa:

https://forum.penserico.com/t/cogn3-cogna-educacao-ex-krot3-kroton/174/427

A conclusão que cheguei é que o mercado considera ela uma empresa disruptiva, tipo uma Magalu do setor de educação (como falado por um colega do fórum). Além disto, estão apostando nos ganhos em escala de sua plataforma e na diversificação recente da empresa.

Pra 2020 não se espera nada dela por causa do FIES e porque os anos anteriores foram fracos também. Com a pandemia, este ano deve ter um aumento na inadimplência também…

Eu até entendo a lógica de investirem nela, mas continuo achando que ela destoa sendo tão votada para uma carteira de análise fundamentalista.

4 curtidas

Eu entendo que as altas recentes são efeito “pump & dump” das manifestações do Ferri. A quantidade de pessoas que acompanham e apostam no que ele diz é imensa. E o público das redes sociais dele opera como manada: ele fica repetindo que “Conga é 10” e quando aparece outra pessoa para dizer que “Conga não é 10”, essa pessoa é xingada e escrachada.

Entendo que a Cogna é uma boa companhia e de fato tem um programa disruptivo e de alto investimento em educação à distância, mas os resultados não são tão positivos assim. Como o colega apontou acima, os lucros anuais desde 2010 “parecem uma montanha-russa”.

Agora, penso que surfar na onda pode ser uma ideia interessante, a curto prazo. Vai chegar o momento do “dump” em que a tendência vendedora vai ser muito intensa, e podemos ter lucro com isso. Para médio ou longo prazo, contudo, pode ser arriscado.

2 curtidas

Vi um anúncio da Empiricus onde aquele CEO deles disse que a carteira dele teve rentabilidade de 350% de 25 de junho de 2015 até 25 de junho desse ano. Qual é a rentabilidade da CAFI? pra gente criar nossa casa de análise e vender mais kkkk

3 curtidas

A Empiricus usa de um artifício bizonho pra poder fazer este tipo de divulgação. Eles criam umas 10 carteiras diferentes. E depois de um tempo, as carteiras que performaram mal são “apagadas”, e criam uma nova. E as poucas que tiveram uma performance boa, são mantidas e viram este anúncio.
Digo isso pois já vi eles fazerem isso no passado, e mais de uma vez, e certamente continuam com esta estratégia.

15 curtidas

Conga é 15 num prazo mais longo, mas se chegar nos 8 na semana que vem diminuo a posição.

1 curtida

Eu pensei nisso, que eles colocam só aquelas ações que tinham peso de 1% ou algo assim e foram as que mais cresceram kkkk, mas ainda não respondeu a pergunta, qual foi a rentabilidade da CAFI nesse tempo?

Não sei informar, tem de fazer o cálculo.
No primeiro post deste tópico tem o link pra download da planilha, e lá vc tem toda a rentabilidade mensal histórica. Quem tiver curiosidade pode fazer este cálculo.

À CNN Brasil , Guedes explicou que o texto propõe a tributação de dividendos: “ *Às vezes 1 assalariado paga 1 Imposto de Renda alto e alguém que já é milionário ou bilionário não paga nada sobre os dividendos”.

https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/negocios/paulo-guedes-diz-que-governo-fará-4-grandes-privatizações-em-90-dias/ar-BB16nELV?li=AAggXC1

3 curtidas

Isso ai… compre na alta e venda na baixa.

Gosto bastante do vacas leiteiras e oportunidades de uma vida - nome péssimo - dá Empiricus. São ótimos é custam 5 reais.

Mais uma vez punir os que tem educação financeira e investem e poupam para o futuro. Desde que ele chamou os rentistas de vagabundos tem um filtro a mais sobre esse cara.
A tributação dos dividendos seria mais justa se fosse para aqueles que tem milhoes em patrimônio.
É por essas e por outras que dizem que ser empresário no Brasil é loucura.

6 curtidas