CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Não foi bem isso que ele disse…

Paulo Guedes: “Brasil deixará de ser paraíso dos rentistas e inferno para empreendedores”

O novo ministro criticou o excesso de gastos do governo federal e afirmou que o crescimento das despesas corrompeu a política e estagnou a economia

5 curtidas

No video ele fala “vai trabalhar vagabundo”, se referindo aqueles que poupam e emprestam seu dinheiro (rentistas) para governos ineficientes que gastam mais que arrecadam, basicamente todos os governos do mundo.
Não que eu vá ficar contra tudo que ele faz, mas que ele foi bem infeliz na declaração ele foi.

11 curtidas

Essa questão de tributação de dividendos vai da muito oq falar ainda. Resistência deve ser grande no parlamento por conta de possíveis ADIN’s que deverão ser interpostas, alegando bitributação.

5 curtidas

Não sabia deste trecho, realmente pisou na bolsa…

1 curtida

As empresas doam milhões para as campanhas eleitorais, então podem tentar exercer uma certa influência, que será diminuído pelo aumento exagerado do fundo eleitoral. Não que eu seja a favor das doações, mas só comentando.

1 curtida

No final do dia ele está correto, ofendendo ou não… Governo pagando 14% de selic é dizer que a poupança do país tem que ir para Dilma e sua turma ou afins enquanto brincam de controlar a economia …

Qualquer país civilizado no mundo o dinheiro flui para atividades produtivas e não para receber juros de um governo descontrolado… O Brasil arrumado não tem espaço para nada de braçada em Juros, o desarrumado sim.

Comparando, a argentina de ex-colônia mais rica do mundo agora tem juros anuais superiores a 30% …

Ofender rentismo não é ofender quem poupa, é ofender a forma de poupança, e há diversas formas de poupança (aplicações bancárias, títulos públicos, dívidas privadas, ações, Fiis … etc etc etc…)

3 curtidas

O ponto errado do guedes é comparar acionista com trabalhador, como se não tivesse trabalhador que está investindo em ações exatamente para tentar fugir do INSS, da Previdência Privada…

E como se todo trabalhador pagasse 27,5% de imposto de renda… não paga, e como se o acionista não recebesse o resto depois de tudo…

6 curtidas

E a renda não deixa de ser fruto de trabalho, privação de consumo, economia e bons investimentos. Ações, imóveis etc., não deixam de ser isso, ou seja, fruto de trabalho, ao menos no meu caso. Mesmo no caso de herança, se trata de trabalho de algum ascendente.

10 curtidas

Sim, poupança é saudável, até porque se não houver poupador não existe crédito e nem financiamento do governo e empresas, nao é este meu ponto… é que em um país decente a renda que vem de atividades produtivas é ciclo virtuoso, a renda que vem de atividades ineficientes tende a ser viciosa.

O poupador não tem culpa se não tem opções melhores para alocar seu dinheiro, obvio, mas igualmente obvio que se alocação permanece em local ineficiente a tendência no longo prazo o país empobrecer e o investimento antes rentável e improdutivo se tornar pó…

5 curtidas

https://massacinzenta.blog/2019/08/08/rentistas-nao-sao-vagabundos/

3 curtidas

Uma postagem foi mesclada em um tópico existente: Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

Boa noite pessoal. Por curiosidade comecei a ver a correlação entre os ativos da CAFI. Segue o gráfico do mês:

8 curtidas

poderia explicar kkkk

4 curtidas

Nunca consegui entender pq Tupy é tão descorrelacionada da bolsa, ou pelo menos pq os testes dizem que é

Foi um dos motivos para eu comprar

4 curtidas

A correlação diz o quanto dois ativos andam na mesma direção.

Quanto mais claro mais correlacionado. Veja que os boxes brancos são a intersecção do ativo com ele mesmo.

Veja que SAPR4 e ITSA4 por exemplo estão bem escuros. O que indica que os retornos deles são descorrelacionados. Uma ação pode subir muito e a outra não subir ou até cair.

Já BBDC4 e ITSA4 tendem a andar juntas.

O gráfico tá confuso…só vi agora. Depois rodo de novo. Agora o sono bateu rs

13 curtidas

Talvez seria legal ordenar as açoes por correlação (bancos, cogn, enbr, sapr e tirou)

Acho que a tabela dá pra ver melhor. Tirei Tupy pq vi q a base de dados do yahoo finance tá meio cagada pra ela.
correl_cafi_numeros

6 curtidas

Na verdade SAPR ali flutua na carteira, é descorrelacionada com todo mundo. como estamos com metade da posição em bancos a análise fica um pouco prejudicada.

4 curtidas

Acho que a utilidade desse acompanhamento é essa. Ver que estamos com muitos ativos altamente correlacionados e tentar dar mais peso a algum ativo que sirva de contra-peso. Mas por enquanto são só devaneios rs

3 curtidas

Muito interessante, obrigado pela contribuição.