CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Cara, tem uma dinâmica nessa carteira que é muito louca. É um lance de “inconsciente coletivo”. Tem gente que embasa os votos. Outros, como eu, não embasam, mas não porque seja um chute, e sim porque é um sentimento intrínseco, que às vezes não sabemos sintetizar por escrito. Fora isso, tem o lance de ter várias cabeças pensando em paralelo. Tem gente que acompanha ativos que eu não acompanho, e vice-versa. Enfim, dá tema pra tese de mestrado em economia.

17 curtidas
4 curtidas

Conforme o colega postou aí embaixo essa tese já existe. Tem vários estudos e até brincadeiras como a do MonkeyTrader no Instagram que provam que uma carteira aleatória bate o índice.
A linha preta escura é o índice. As outras são 50 carteiras aleatórias. Prazo de 5 anos e 5 ativos por carteira:

2 curtidas

Sim, estou ligado na analogia do macaco. Mas tem uma diferença entre a CAFI e essa abordagem das carteiras aleatórias. No caso do macaco, é como sortear as bolas da mega-sena, é uma aleatoriedade verdadeira. No caso da CAFI, é a soma do conhecimento tácito coletivo, que eu poderia chamar de “feeling”, e nada tem a ver com aleatoriedade. E ainda que alguns votos possam ser dirigidos a ações que não vão vingar, o fato de haver várias pessoas na votação dilui o risco de erros e tende levar a carteira para patamares positivos. Pelo menos é isso que o histórico demonstra.

16 curtidas

Concordo. Teria relacao com aleatoriedade se criassemos vaaaarias carteiras (ai algumas delas eventualmente seriam boas). Como e’ apenas uma, nao ha essa relacao. Outra coisa que provavelmente afeta a CAFI e’ a restricao sobre quais acoes podem entrar nela. Imagino tambem que muitas pessoas do forum menos experientes nem votem para nao atrapalhar a carteira (eu nao voto)

4 curtidas

Sim, também tem a ver. Eu, por exemplo, não voto sempre. Tem meses que estou atolado de trabalho e, sem acompanhar o mercado, não tenho feeling de nada.
Mas é justamente aí que entra o conhecimento tácito. O cara pode não ter experiência em renda variável, mas ele ve um movimento na rua (a falta de um produto, placas de vende-se, uma pandemia que se aproxima) ou no ramo em que trabalha, e “sente” que aquilo pode desencadear uma resposta do mercado.
Então, na verdade, só conhecimento de bolsa não apita nada por si só. Tem uma parcela de “vivência real”, de percepção.
Aí, como tem várias pessoas, umas entram com olhar técnico, outras com essa percepção, e forma-se o conjunto da obra.

2 curtidas

@cadu, interessante o comentário sobre ouro. teria o gráfico também com a linha ouro? onde eu poderia baixar as planilhas? obrigado desde já

1 curtida

é verdade… e ainda tem o efeito formiga… como os votos são abertos e nomeáveis, tem gente que vota porque o outro está votando…

3 curtidas

Tem o link para download da planilha no primeiro post deste tópico.

2 curtidas

TASA4
VVAR3
COGN3
BMGB4
PETR4
BBAS3
CEAB3

2 curtidas

Talvez o que agregue seja o fator de haver conhecimento em multiplas areas e até pessoas do forum que trabalham dentro das empresas ou são consumidores direto… gestores bons testam consumo e outras coisas nas empresas… quando vc tem um conjunto disso no forum a tendencia é enriquecer a analise…

4 curtidas

Curioso o aumento na rentabilidade da CAFI de 2016 em diante.

Cafi esta vencendo o ibov há mais de dez anos… de 2011 a 2015 deu uma surra, decansou um pouco e voltou dar surra no ibov a partir de 2016

1 curtida

A titulo de curiosidade joguei a CAFI de Agosto como portfólio no simplywall, seguem resultados;

image

27 curtidas

Que massa esse software, não conhecia!

Muito bacana a interface! É um App aberto? Será que as atualizações de dividendos/JCP são fidedignas?

É sim;

Incorporei recentemente ao meu arsenal sardinha após ver uma postagem do @ vaxp2 no tópico de mypk3. Não fosse esse monte de banco que acaba dando correlação alta entre os ativos essa cafi agosto seria perfeita.

4 curtidas

Desde já parabéns a todos aqueles que contribuem com uma pitada do seu feeling nessa carteira. Se por um lado, menos empresas arriscadas entram, cortando a possibilidade de um ganho expressivo, isso também evita quedas fortes. Um consenso entre os membros do fórum, que também temos que concordar, não é feito somente de experts em análise fundamentalista (eu mesmo sei apenas o básico). Mas é sim um bom norte pra podermos estudar empresas. Se uma empresa está bem posicionada na CAFI não é à toa, pois muitas pessoas viram oportunidade nela naquele mês. Garantia de sucesso não existe, mas é uma ótima fonte de opções para analisar e investir.

9 curtidas

Meus votos:

ENBR3
BRSR6
ABCB4
BBAS3
BBSE3
TUPY3
FESA4
SLCE3

4 curtidas

Votação encerrada.
A noite trago o resultado, por enquanto a parcial é esta - http://plassion.com/bolsa/cafi.php

Ação Votos Peso
ENBR 34 16.4%
ITSA 34 16.4%
BBAS 29 14.0%
SAPR 28 13.5%
BBDC 27 13.0%
COGN 21 10.1%
BRSR 18 8.7%
TUPY 16 7.7%
Total 207 100.0%
14 curtidas