CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Sugestão, pra começar escolha de 3 a 5 ações da CAFI, de setores diferentes, principalmente. Evitaria ações mais voláteis agora, evitaria pulverizar muito a carteira também. Talvez o ideal é comprar todo mês as 3 mais interessantes/atrativas da CAFI, e aos poucos vai balanceando a carteira…

Baseado na CAFI atual, acho que ficaria com EN-BR (elétrica), um banco (IT-SA, BB-AS ou BB-DC), e SA-PR ou 4 (saneamento), que estão bem descontadas e são estáveis.

Eu evitaria começar com CO-GN, BR-SR e TU-PY, que são um pouco mais arriscadas, com o tempo, pode ir colocando small caps e ações um pouco mais arriscadas na carteira.

Bons investimentos

12 curtidas

Não sei o que você já sabe.
Vou sugerir algo que talvez você já saiba, anyway.

Tem o site statusinvest

que tem lá um bando de indicadores fundamentalistas. Se você não sabe o que significam, seria bom saber. Se já sabe, ótimo.
Lá você pode fazer as mais diferentes filtragens. Também depois de filtrar um pouco você pode fazer o download dos dados e fazer as mais variadas manipulações usando planilha eletrônica.

No site fundamentus

https://www.fundamentus.com.br/index.php

também é possível obter muita informação.

4 curtidas

É possível fazer carteira parecida com a CAFI. A minha costuma variar entre 30 e 80% da CAFI (nunca parei pra contar) e tenho a impressão de que a parte semelhante à CAFI, desde que ficou parecida, é a que mais rende (mas também nunca parei pra analisar).

A grande questão é que seu rendimento será significativamente menor necessariamente, já que pra rodar ativos com patrimônio alto o IRPF vai comer 20% de todo mês que tiver lucro. Pra quem tiver patrimônio muito alto, mesmo mudanças pequenas na carteira exigem vendas em grande volumes. Lembrando que a CAFI é ponderada por pesos também, o que exige mudanças constantes na carteira (ou seja, dá um trabalhinho bom pra replicar de verdade se for levar em conta até os pesos de cada ação).

Março o trabalho pra declararar no IRPF e explicar tudo vai ser maior também. Além de um monte de JCP e dividendo de empresa diferente pra cadastrar e declarar.

Ainda assim, creio que um iniciante, principalmente se tiver patrimônio pequeno, vai ter mais vantagens replicando a CAFI ou quase isso que seguindo as recomendações malucas que muitas vezes há no mercado. Que o diga o macaco Zé batendo vários analistas.

Vai aprendendo e tal.

4 curtidas

Votação, algumas alterações: trocando de elétrica, trocando a holding pela mãe no itaú
EGIE3
COGN3
BBAS3
ITUB3
PETR4
LOGG3
BBDC3
VALE3

4 curtidas

Meus votos para o mês:

TRPL4
BBAS3
SAPR4
EMBR3
ENBR3

5 curtidas

Este mês vou repetir todos os votos, com as mesmas justificativas basicamente:

Os 2 bancos que eu vejo maior potencial de upside:
SANB11
BRSR6

LOGG3 - Excelente crescimento com múltiplos ainda razoáveis. É minha maior posição e continuo comprando.

HYPE3 - Melhores múltiplos do setor de saúde, bom potencial de crescimento nos próximos anos e quase não sofreu impacto na pandemia.

NEOE3 - Melhora operacional no setor de distribuição, capacidade de expansão em geração de mais de 25% e em transmissão: tem potencial de atingir até 5.541 km de linhas e 50 subestações, sendo que atualmente tem menos de 700 km de linhas e 8 subestações em operação.

SAPR4 - Excelentes múltiplos, acabou de ter um bom reajuste tarifário e ainda pode ter sua área de atuação ampliada.

ALUP11 - atualmente tem 5579 km em linhas de transmissão e potencial de atingir até 7929km (mais de 42% de incremento).

BRFS3 - na minha opinião é uma das maiores distorções da bolsa atualmente, a empresa está melhorando a cada trimestre desde 2019 e sua cotação está em quase metade do valor em relação a um ano atrás.

7 curtidas

Meus votos para esse mês:

TAEE11
TRPL4
SAPR4

ITSA4
BBDC3
BBAS3

LOGG3
FLYR3

6 curtidas

respondendo ao colega eu replico a carteira faz mais de dois anos
BBDC4
itsa4
card3
brsr6
tgma3
bbse3
bbas3
enbr3

6 curtidas

BBDC3
ITSA4
BRSR6
SAPR4
EQTL3
TRIS3
COGN3
POMO3

7 curtidas

Oi @maicon , seu último comentário está sendo computado como voto no contador automático. Metade das ações que você comentou estão com o número no final. O ideal seria editar e remover o número.

Lembrando a todos, que para a contagem automática ficar correta é necessário que somente as ações votadas contenham o número no final do nome do papel. Nos comentários sobre ações não votadas sempre remover o número no final ou colar um hífen separando do número (ex: ITSA ou ITSA-4).

8 curtidas

BBDC3
ENBR3
EZTC3
PETR4
SAPR4
VALE3

4 curtidas

SAPR4
TRPL4
EGIE3
BBSE3
BRSR6
BBAS3
BBDC3

6 curtidas

ABEV3
COGN3
EMBR3
ITSA4
JBSS3
SLCE3
SMTO3
PARD3

3 curtidas

Sapr4
Bbdc3
Itsa4
Hype3
Taee11
Caml3
Tiet4
Klbn4

5 curtidas

bbdc3
bbas3
itsa4
brsr6
logg3
sapr4
enbr3
tris3

5 curtidas

BBDC3
ENBR3
ITSA4
LOGG3
PARD3
SAPR4
TRIS3
TUPY3

8 curtidas

ITSA4
BBDC3
LOGG3
LREN3
MULT3
SAPR4
ENBR3
EGIE3

5 curtidas

ITSA4
ENBR3
EGIE3
LOGG3
BBAS3
RENT3
MYPK3
TRIS3

6 curtidas

ENBR3
COGN3
ITSA3
SAPR4
TAEE11
BBAS3
TRPL4
FRAS3

6 curtidas

Sou novo no fórum, a Carteira é formada por votação dos participantes do fórum?

1 curtida