Sugestão, pra começar escolha de 3 a 5 ações da CAFI, de setores diferentes, principalmente. Evitaria ações mais voláteis agora, evitaria pulverizar muito a carteira também. Talvez o ideal é comprar todo mês as 3 mais interessantes/atrativas da CAFI, e aos poucos vai balanceando a carteira…
Baseado na CAFI atual, acho que ficaria com EN-BR (elétrica), um banco (IT-SA, BB-AS ou BB-DC), e SA-PR ou 4 (saneamento), que estão bem descontadas e são estáveis.
Eu evitaria começar com CO-GN, BR-SR e TU-PY, que são um pouco mais arriscadas, com o tempo, pode ir colocando small caps e ações um pouco mais arriscadas na carteira.
Não sei o que você já sabe.
Vou sugerir algo que talvez você já saiba, anyway.
Tem o site statusinvest
que tem lá um bando de indicadores fundamentalistas. Se você não sabe o que significam, seria bom saber. Se já sabe, ótimo.
Lá você pode fazer as mais diferentes filtragens. Também depois de filtrar um pouco você pode fazer o download dos dados e fazer as mais variadas manipulações usando planilha eletrônica.
É possível fazer carteira parecida com a CAFI. A minha costuma variar entre 30 e 80% da CAFI (nunca parei pra contar) e tenho a impressão de que a parte semelhante à CAFI, desde que ficou parecida, é a que mais rende (mas também nunca parei pra analisar).
A grande questão é que seu rendimento será significativamente menor necessariamente, já que pra rodar ativos com patrimônio alto o IRPF vai comer 20% de todo mês que tiver lucro. Pra quem tiver patrimônio muito alto, mesmo mudanças pequenas na carteira exigem vendas em grande volumes. Lembrando que a CAFI é ponderada por pesos também, o que exige mudanças constantes na carteira (ou seja, dá um trabalhinho bom pra replicar de verdade se for levar em conta até os pesos de cada ação).
Março o trabalho pra declararar no IRPF e explicar tudo vai ser maior também. Além de um monte de JCP e dividendo de empresa diferente pra cadastrar e declarar.
Ainda assim, creio que um iniciante, principalmente se tiver patrimônio pequeno, vai ter mais vantagens replicando a CAFI ou quase isso que seguindo as recomendações malucas que muitas vezes há no mercado. Que o diga o macaco Zé batendo vários analistas.
Este mês vou repetir todos os votos, com as mesmas justificativas basicamente:
Os 2 bancos que eu vejo maior potencial de upside:
SANB11
BRSR6
LOGG3 - Excelente crescimento com múltiplos ainda razoáveis. É minha maior posição e continuo comprando.
HYPE3 - Melhores múltiplos do setor de saúde, bom potencial de crescimento nos próximos anos e quase não sofreu impacto na pandemia.
NEOE3 - Melhora operacional no setor de distribuição, capacidade de expansão em geração de mais de 25% e em transmissão: tem potencial de atingir até 5.541 km de linhas e 50 subestações, sendo que atualmente tem menos de 700 km de linhas e 8 subestações em operação.
SAPR4 - Excelentes múltiplos, acabou de ter um bom reajuste tarifário e ainda pode ter sua área de atuação ampliada.
ALUP11 - atualmente tem 5579 km em linhas de transmissão e potencial de atingir até 7929km (mais de 42% de incremento).
BRFS3 - na minha opinião é uma das maiores distorções da bolsa atualmente, a empresa está melhorando a cada trimestre desde 2019 e sua cotação está em quase metade do valor em relação a um ano atrás.
Oi @maicon , seu último comentário está sendo computado como voto no contador automático. Metade das ações que você comentou estão com o número no final. O ideal seria editar e remover o número.
Lembrando a todos, que para a contagem automática ficar correta é necessário que somente as ações votadas contenham o número no final do nome do papel. Nos comentários sobre ações não votadas sempre remover o número no final ou colar um hífen separando do número (ex: ITSA ou ITSA-4).