@heitorod ja fiz negócios com a empresa. Ela vende energia de alta tensão para plantas de mineração. Na epoca eu dava consultoria tanto p empresa como para alguns clientes.
Os clientes são grandes mas oferecem risco maior que a PF, os números são razoavelmente confiáveis.
Já comparou o valuation dela com seus pares? Eu acho que TRPL está bem atrativa…
Conheço um pouco melhor dos players da CPFL pq conheço clientes, fornecedores e a propria empresa.
Eu investiria, mas no momento estou gostando de outras.
uma empresa muito interessante é a Smiles, SMLS.
este é um dos poucos cases da bolsa que apresenta a combinação entre excelentes fundamentos (excelentes mesmo, arrisco dizer ser a melhor de toda a Bovespa neste sentido) e entretanto alto risco, o que condiz também com um potencial de retorno incrível. Bem, todo o case está “preso” na questão da controladora, Gol, e quem acompanha a Smiles nos últimos anos sabe do que me refiro. Incrivelmente, o EV/EBITDA da empresa atualmente está abaixo de 1 (!!!). Ela é uma das melhores pagadoras de dividendos, e se forem observar os dados operacionais recentemente divulgados, apresentam já uma boa recuperação do período pré-crise.
Assimetria de risco aqui me parece muito atrativa, não por acaso é um dos 2 cases de alto risco em que estou apostando no momento (o outro seria o setor de Shoppings). A combinação de fundamentos excelentes + dividendos gordos + modelo de negócio enxuto e de margens muito altas é quase que irresistível. Mas… tudo tem um porém. Neste caso, o porém se chama GOL.
bem, de qualquer forma, acho um case muito interessante e que vale o estudo. Alto risco, sem dúvidas.
Esse é um caso que a ação nunca vai valorizar pela condição e histórico da controladora, você precisa tirar seu retorno através dos dividendos. Acho muito risco perante as demais oportunidades da bolsa. Mas não deixa de ser barata, só que por um ótimo motivo.
Smiles é interessante… eu tinha multiplus e como todo bom minoritário, fui chutado pelo controlador na OPA…
Se fosse uma empresa séria, teria um valuation na casa de 80… essa rusga com controlador fez cair para a casa de 40… e veio a pandemia e está num patamar como se a empresa fosse acabar (o que não faz sentido), na casa dos 15…
Se for ver só a questão caixa, ela tem cerca de 1,5 bi em caixa e um valor de mercado de 1.9bi, quase mais dinheiro do que ela vale…
Sou um pouco mais otimista com a reversão à média… diferente de empresas que precisam de recorrencia para funcionar (aéreas, CVC), a interrupção de viagens na verdade não acaba impactando tanto a SMLS de forma a fazê-la se complicar…
Concordo com o @ostrasize que é uma boa distorça de risco-retorno, e concordo com o @guipasqual que tem uma porcaria de management… ainda mais que a Gol já estava de olho na Smiles para sua sobrevivência ano passado, quem dirá agora!
Multiplus chegou a ser minha maior posição na época que estava cotada a uns R$ 34,00. O único positivo do investimento foi a lição que eu aprendi de um jeito que nenhum livro ou experiência de colega poderia me ensinar.
Majoritário pode montar no minoritário independente de ser ON, PN, UNIT ou o que for.
Gato escaldado tem medo de agua fria. Já fui escaldado, nem passo perto. O PL se resume em um valor intangível, falta de segurança com relação ao controlador.
“Majoritário pode montar no minoritário independente de ser ON, PN, UNIT ou o que for.”
Eu acrescentaria: independentemente de ser novo mercado, ESG, ter código de ética, ter tag along (algo que todo mundo se preocupa excessivamente, a meu ver).
Se os controladores quiserem tungar os minoritários, eles o farão. Vide o caso JHSF. Não há NM nem tag along que impeça. Acho que o histórico da administração, o respeito com os acionistas ao longo do tempo, etc, contam muito mais do que normas e regulações. Os advogados sempre encontrarão uma brecha para escapar da regulação que for.
bem, os riscos de management são claros e já existem há pelo menos alguns anos. Agora mesmo no coronavírus a Gol obrigou a Smiles a comprar mais de 1 bi em passagens antecipadas, para que a dívida com a Delta pudesse ser quitada. Acontece que, no risco de uma OPA, eu duvido que a empresa seria avaliada no valor que está agora, 15 reais.
no pior caso, da Gol entrar em recuperação judicial, vejo a empresa sendo forçada a vender a Smiles e neste caso certamente haverá compradores pagando acima de 15 reais por ação. A Smiles é muito forte, operacionalmente falando, e muito lucrativa. Antes do corona, já com os problemas da Gol de conhecimento de mercado, a SMiles estava cotada a 40 reais (e já era muito barata em termos de multiplos…). A assimetria é muito atrativa.
Vou limitar os votos às minhas posições relevantes:
BRFS3 - processo de reestruturação avançado, preço do frango em alta, otimista quanto aos próximos balanços.
HYPE3 - boa pagadora de dividendos, em processo de alavancagem devido ao M&A, ROE deve subir.
PARD3 - empresa rentável, com horizonte de crescimento e elevada retenção dos lucros
BBDC3 - diante das incertezas do setor bancário operando com juros baixos e alta liquidez, oferece o hedge da operação de seguros.
PSSA3 - tem o melhor desempenho operacional do segmento, que em geral sobrevive apenas de resultado financeiro.
BBSE3 - resultados operacionais sólidos e diversificados, com corretora verticalizada,