CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Este é o LPA do do último trimestre. Nós usamos nos dados dos indicadores os valores anuais.

Então, soma-se o lucro liquido dos 4 trimestres anteriores e divide-se pelo número de ações?
É isso?
Estou estranhando que o lucro liquido do 4T17 da SAPR4 está uns 15% mais baixo que o LL do 3T17. E o LPA do 4T17 está 1,44 e o do 3T17 está 1,45.
Se a fórmula é LL/numero de ações, a relação deveria ser exatamente igual não, uma vez que o número de ações de 2016 e 2017 continuam iguais?

2 curtidas

Exato.
O número de ações pode não ter mudado, mas o lucro muda todo trimestre.
No 3T 17 o LPA anual seria: 3T 17 + 2T 17 + 1T 17 + 4T 16.
Já no 4T 17 o LPA anual é: 4T 17 + 3T 17 + 2T 17 + 1T 17.

Ou seja, vc muda todo trimestre 2 dos LPAs trimestrais, dos 4 que compõem a soma. Entra o novo do último trimestre, e sai o mais antigo.

3 curtidas

Nossa, tem razão.
O LL do 3T representa apenas uma pequena parcela dos lucros que entraram no cálculo do LPA.
Muito obrigado pelos esclarecimentos Cadu!

1 curtida

Quando uma empresa sai da cafi seria porque perdeu atratividade como foi o caso de Fleury. as especativas são de piora e a empresa não consegue gerar mais valor

1 curtida

Geralmente sim. Como a CAFI é resultado de uma votação de diversos foristas, então pode ter ocorrido ou uma piora nos fundamentos, ou um ativo mais atrativo no momento, ou baixa perspectivas futuras. Eu não saberia responder esta questão com maior precisão, pois não votei na FLRY nem quando entrou e nem quando saiu da carteira. Mas dando minha opinião pessoal sobre o ativo, acho uma empresa excelente, mas olhando com base em Valor, vejo ela com pouco potencial. Mas com base em Crescimento, aí sim fica mais atrativa.

2 curtidas

obrigado

1 curtida

Este mês devido a um lapso de memória não votei. Mês que veem voto sem falta. Meu voto seia ALup4, CCRO e TAEE11

1 curtida

Aí Rafael,

parece que vcs estão fazendo escola, heim.
Não digo pelo ativo da matéria, mas pelo fato de estarem convergindo AF com AT.

http://www.infomoney.com.br/lojasamericanas/noticia/7313096/acao-que-graficos-fundamentos-apontam-mesma-direcao-compra

2 curtidas

fala @ancasodi, eles nos ouviram ou vasculharam nosso fórum hehe

2 curtidas

boa kkkk

1 curtida

Cadu, boa tarde. Se você fosse aplicar em renda variável hoje, aplicaria 50% no CAFI e 50% no PenseRico Top Picks, ou como aplicaria? Por que? Pensando no longo prazo…

1 curtida

Até o final de 2015, o índice PR acumulado estava em 262,01% e o CAFI em 115,84%. Ou seja, enorme vantagem para o índice PR. Mas em 2016 e 2017, o CAFI rendeu muito mais. Saberia dizer por que?

1 curtida

A resposta é volatilidade.

O índice PR eu montei baseado na minha carteira, que visa diminuir a volatilidade do mercado. Por conta disso uma boa parte da carteira é investida em FIIs.

Já a CAFI está totalmente voltada p/ ações, em especial pequenas e médias empresas.

Com isso em anos que o IBOV subir muito forte, certamente a CAFI terá um resultado bem superior a PR. Mas o inverso também ocorre, em períodos de queda, a PR perde muito menos. E uma das lições que aprendi com o Buffett no mercado, é nunca perder dinheiro.

Ambos os índices servem p/ te dar um norte, e a escolha de qual delas se basear depende do seu perfil. Se for jovem, e estiver começando com pouco capital, diria p/ ir na CAFI. Senão, pensaria mais na PR, onde a diversificação é melhor.

3 curtidas

Boa tarde.

Li bastante a respeito da CAFI, inclusive nos tópicos mantidos anteriormente nos fóruns anteriores. Achei interessante.

Contudo, Cadu, gostaria de saber se você, pessoalmente, investe conforme o índice ou, então, conforme o índice PenseRico, ou elas são para você apenas carteiras meramente virtuais?

No aguardo.

1 curtida

O índice PenseRico sou eu que monto sozinho, e é totalmente baseado na minha carteira.
A CAFI foi um projeto que criei, e sempre participo da votação, assim como diversos outros foristas.

Vejo os dois com a principal função de ser um guia p/ o investidor, além de gerar um debate sobre as empresas escolhidas com os votos. A diferença entre elas está na maior diversificação da PR, pois abrange FIIs, o que reduz sua volatilidade. Mas ambas podem ser facilmente replicadas caso o investidor deseje.

4 curtidas

Entendo.

Pode postar um print do seu home brocker atual, ainda que ocultando os valores, para mostrar o quão fiel é sua carteira real ao índice?

Gostaria de ter uma credibilidade maior se o que consta lá realmente foi pensado para se aplicar na vida real.

uai…com a devida venia…ele ja passa de graca tudo aqui e ainda tem de provar q investe nas coisas q passa?

Ele nunca falou q investe fielmente nas carteiras…de certo q tem alguns papeis…mas essa prova penso ser fora de cogitacao

6 curtidas

Putzzz brother…

A credibilidade do CADU e da PR está mais que constatada pelos seus post, esclarecimentos, pesquisas, estudos, ajudas a todos os foristas, etc.
Basta vc ler os vários tópicos da PR.

Penso até que não foi sua intenção, mas esse post seu beirou o desrespeito, heim!

4 curtidas

Verdade…sao prayicamente dez anos de trabalho e resultados…pide errar como qq outro…mas os resultados provam a acertividade…mas sobretudo creio q o trabalho dele seja p troca de ideias…nao é um resuarch

Como o colega falou…creio q nao foi sua intencao…mas foi mal…

2 curtidas