Seguem meus votos p/ a CAFI dezembro 20:
Vou indicar empresas que acredito ainda terem um bom potencial de valorização, as quais também sofreram uma queda mais forte, e uma outra parte de empresas que continuam com bom potencial de crescimento.
Empresas mais voltadas p/ crescimento:
TRIS3
LOGG3
TUPY3
COGN3
Empresas com foco maior em valor:
BBAS3
PETR4
ENBR3
ITSA4
Quem acompanhou o processo da Oi e acampava na porta da empresa (desde o R$1), via uma relação bem favorável para retorno (não era meu caso que não acompanhei), mas isso mostra que percepção de risco e informação sobre a empresa costumam andar em vias opostas. Mas é até interessante pois esse comentário mostra um pouco o viés do mercado, hora de estudar CVC?
Isso com certeza… PRIO3 foi uma que conforme fui estudando fui criando mais confiança no investimento. Só que o que não gosto são empresas que ainda tem resultados negativos mas uma promessa de melhoria… além de oi, fiquei fora de Forjas Taurus e Log-in, por exemplo.
Oi acompanho de perto, está entregando tudo que promete, aí até da vontade de aportar mais. Em outubro tem tudo para sair da RJ, mas o risco dela já vai diminuir sensivelmente depois da venda da fibra co.
É um ativo que todo mundo está choramingando, mas que vai surpreender. Já estou com um bom ganho, mas a empresa só melhora, vou ficar até não ver tanto potencial de upside.
Teve a lei das falências que aumenta o prazo da dívida de 84 meses para 120 e ainda vai ter desconto de 2.9 bi extra na dívida.
Acabei de assinar o Oi Fibra, vou pagar menos e ter uma velocidade 5x maior. O atendimento hoje não lembra em nada a Oi de anos atrás.
Vou colocar duas fora do radar da maioria como growth . LJQQ3 e GMAT3. Me parecem muito interessantes pelo momento do setor considerando:
LJQQ3 -> mini leroy merlin regional, segmento imob ganhando momentum e tudo que for construído será reformado, mobiliado etc.
GMAT3 -> ganha com ou sem lockdown 2a onda, inauguração novas lojas, temas fiscais no MA.
Essa é conhecida, JBSS3, pelos resultados, melhora de governança e um trigger muito interessante quando ocorrer saida do BNDES o mercado vai deixá-la mais solta, imagino estar travada ainda para tomarem essa parte pelo menor valor possível ( vide o que ocorreu com VALE3 que tenho 20% do PL nela, posição cresceu muito organicamente, pós 30% de valorização ).
BPAC11 , SULA11, HYPE3 e TRIS3. essas já são mais conhecidas.
Meus votos esse mês, com mudanças (sai FESA, pois não gostei dessa história/patamares de hedges até 2021, entra AALR, tá atrasada e diagnósticos por imagem tendem a retomar padrão pré pandemia; sai BRSR, pois, com base no resultado 3T20, parece-me que a recuperação e a retomada no crescimento do lucro será mais lenta que de outros bancos, entra ALSO, pelo desconto pandêmico e acreditando na retomada do setor de shoppings):
AALR3
COGN3
BRPR3
LOGG3
BBAS3
MYPK3
SAPR4
ALSO3
Sigo acreditando em setor financeiro, elétrico e imobiliário para os próximos trimestres. Weg ainda vai mostrar muitos resultados com o cambio alto (acho mais fácil chegar a 100 do que 50). Petrorio no médio prazo com os MeA vai aumentar muito as receitas e Fleury acabou ficando um pouco para trás no último mês, mas ainda é uma aposta de longo prazo.
Eu tenho observado o CAFI há algum tempo e percebo que as ações mais votadas normalmente são aquelas que estão com melhores preços naquele momento (grandes potenciais de retornos), veja, por exemplo, Sanepar provavelmente será a ação escolhida para o mês de Dezembro e embora tenha excelentes indicadores fundamentalistas está em um preço excelente.
Uma sugestão para quem pretende seguir o CAFI: adquira as três ações mais votadas no mês, sem fazer qualquer movimentação de venda.
Vamos lá pra dezembro:
ITSA4: Bancos muito descontados em relação a outros setores. Com a nova holding criada pelo Itaú para abarcar a XP, destravará muito valor pra Itaúsa, além da aprovação do CADE da compra da Liquigás no médio e longo prazo.
BBAS3: O mais descontado dos maiores bancos.
TRIS3: Potencial de crescimento, ainda mais se a taxa básica de juros se mantiver até 4% pra 2021.
SHUL4: Pra mim é uma mini Weg com preços convidativos, além de ser uma Microcap com crescimento acelerado.
JBSS3: Setor de proteínas imensamente descontado em relação ao preço do dólar atual e a receita com vendas.
SULA11: Com o Covid houve o congelamento no reajuste dos seguros/planos de saúde. Em 2021 terá dois reajustes. É uma empresa seguradora com os dois pés na área de saúde. Logo estará sendo negociada com múltiplos mais próximos desse setor.
SAPR4: Empresa boa pagadora de dividendos, num setor que com a votação do veto do saneamento deve andar. Pra mim é a maior oportunidade hoje.
ENBR3: Vai pagar o mínimo de R$1,00 de dividendo por ação a partir de 2021. O setor de energia é um dos mais descontados da Bovespa. Dentro do setor a ENBR3 é quem inova com projetos de mobilidade elétrica, além de ter um P/VP de 1,16.
Eu não vou votar baseado apenas na minha carteira, mas sim nos ativos em que eu aportaria no momento. Seguem meus votos:
Dentre os bancos eu tenho votado sempre no Santander, mas atualmente ele é o banco com menor queda no ano entre os 6 principais por causa da grande subida nos últimos 2 meses (cerca de 50% quase). Sendo assim vou retirar ele este mês (por não ser um ativo que aportaria agora) e deixar o Banrisul:
BRSR6: destaque para o P/L, pelo foco regional e por negociar num preço cerca de 85% abaixo da máxima do ano e apenas 20% acima da mínima do ano. O último resultado foi muito fraco, mas o PDV aprovado vai gerar uma enorme economia a partir de 2021, representando o valor do lucro de cerca de 1 trimestre;
Para os demais votos, na minha ordem de prioridade:
HYPE3: empresa que vai sair da crise melhor do que entrou por causa das compras de Buscopan e Takeda, além disto a pandemia afetou pouco ela, vide os resultados dos últimos 2 trimestres. Está num setor resiliente (pode crescer independente da atividade econômica) e favorecido pelo envelhecimento da população. Bons dividendos;
NEOE3: a empresa apresentou crescimento do lucro em 11 dos últimos 12 trimestres! Em geração: atualmente tem mais de 3500 MW de capacidade instalada (sendo 500 MW de parques eólicos) e tem mais de 1000 MW de capacidade instalada em construção de ativos eólicos, o que aumentaria em mais de 28% sua capacidade instalada para 4500 MW. Em transmissão: tem potencial de atingir até 5.541 km de linhas e 50 subestações, sendo que atualmente tem menos de 700 km de linhas e 8 subestações em operação. Além disto a empresa se beneficiará pelo IGP-M mais alto;
SAPR4: enxergo muito potencial de valorização mesmo num cenário pessimista quanto à renovação tarifária, apresentando múltiplos muito descontados;
LOGG3: é a empresa que mais me sinto seguro de ter na carteira, está em plena fase de crescimento (mais de 30% no lucro a cada trimestre) com imenso potencial de aumento da ABL, é favorecida pela tendência atual de expansão do comércio eletrônico sem se expor à “guerra de preços” travada entre as varejistas do setor. Por fim, ainda está com um preço justo, sem múltiplos muito esticados;
ALUP11: múltiplos baratos, atua principalmente no setor de transmissão que é bastante resiliente e o principal: atualmente tem 5579 km em linhas de transmissão e potencial de atingir até 7929km (mais de 42% de incremento);
BRFS3: os preços dos seus produtos tem se recuperado. A empresa está melhor em 2020 e isto ainda não se refletiu no preço da ação.
JBSS3: a empresa vem apresentando resultados excelentes e na minha opinião é uma das empresas com maior potencial de valorização (talvez a maior) com base nos últimos anos.
Também não vou votar apenas em ativos que tenho em carteira, mas em ativos que ainda acho que tem uma boa margem de segurança para compra, apesar da subida do Ibovespa. Tenho alguns, outro não.
Segue os ativos desse mês em ordem de prioridade.
Meus votos vão para aquelas em que eu foco o aporte mensal por acreditar que os papéis estão mais descontados.