SAPR4
CPLE6
ENBR3
TAEE11
MDIA3
PSSA3
CSMG3
CMIG4
TUPY3
PETR4
GUAR3
EUCA4
VVAR3
TRIS3
NEOE3
ELET3
TASA4
SAPR4
BRPR3
BBAS3
Pedro, é no máximo 8 empresas.
TRIS3
SULA11
MDIA3
SAPR4
COGN3
BBAS3
PETR4
NEOE3
Meus votos esse mês, sem mudanças:
AALR3
COGN3
BRPR3
LOGG3
BBAS3
MYPK3
SAPR4
ALSO3
Estaria a CAFI, nos últimos tempos, sendo afetada por um viés trader?
Quais ativos acha que não tem fundamento? Muitos colegas fazem troca de um mês ao outro seja por reequilibrar carteira ou momentum de ativos. Diversidade é grande na votação mas o consenso culmina em uma carteira boa a meu ver.
Quais empregas ganham com alta do dolar e/ou alga da selic?
Dolar = FESA/ VALE
Selic = PSSA/ BBSE
O que acham?
Um problema que vejo com a CAFI (e não necessariamente com as votações individuais) é que pelo sistema de votação em nomes acaba tendo uma concentração setorial / desequilíbrio muito grande.
Não estou criticando escolhas de ninguém.
A CAFI tem histórico acima de qualquer suspeita. Bate todas as carteiras que tem por aí.
Concordo que o consenso culmina com uma boa carteira.
O que vejo apenas é que algumas ações de empresas que estão perdendo fundamentos continuam a ser bem votadas. Aí, penso se a pessoa não está “dando uma de trader”, esperando reação.
Dificilmente um ativo pra Trader vai conseguir entrar no Cafi, até pq só entra os mais votados . Alguns podem esoclher ações de Trader, mas não vão ter votos suficientes pra entrar no cafi
Tem a questão do giro também, é uma carteira que gira pouco, a base quase não muda. Mas é realmente um perfil fundamentalista mais ativo. Só da pouca subida que deram, muitos bancos já foram sumindo da carteira.
Foco no valor atual, em dividendos e longo prazo:
ITSA4
SAPR4
BBSE3
SULA4
ENBR3
VIVT3
MDIA3
EQTL3
Tem muita gente com viés de ancoragem. Lembro que em 2019 dava Ultrapar direto aqui.
Enbr3
Itsa4
Bbas3
Logg3
Tris3
Sapr4
ITSA4
EGIE3
BBAS3
DIRR3
SAPR4
VIVT3
CCRO3
BEEF3
Minha breve opinião: O resultado desse mês deve vir bem pesado também, mas acho que essas características que estão apontando na CAFi não é coisa recente. Sempre foi uma análise fundamentalista que girou muito a carteira. Momentos ruins acontecem mesmo. Em 2015 a carteira perdeu para o Ibov, por exemplo, salvo engano. Em um ou outro ano também. Geralmente atropela. O momento está meio confuso. Muita empresa com bons fundamentos apanhando e as cíclicas disparando. Pode ser que a atenção do investidor mude no decorrer dos próximos meses ou anos. O perigo maior é o risco sistêmico mesmo. A fragilidade da economia mundial e especialmente da brasileira.
- ITSA4
- GMAT3
- ENBR3
- TRIS3
- BBSE3
- VIVT3
- SAPR11
BBAS3 - Muito descontada comparada aos outros bancões. É estatal mas por outro lado tem uma carteira de crédito diferenciada (crédito rural) e provisionou mais que os outros bancões;
ITUB4 - De olho em dividendos e nas ações da Xpart;
SAPR4 - Sólida, crescendo, setor perene e em ótimo ponto de entrada;
BRSR6 - Banco estatal muito descontado;
BBSE3 - Setor de seguros, sólida e com bom DY;
BRPR3 - Muito descontada, ótimo portfólio de imóveis classe AAA e com um preço em descordo com os resultados operacionais;
ENBR3 - Um das melhores no setor;
ELET6 - Apesar da possibilidade de intervenção estatal está com um desconto muito relevante e tem um alto potencial de valorização com uma possível privatização;
- Bbas3
- Beef3
- Mult3
- Tris3
- Eqtl3
- Pssa3
- Sula4
- Pard3