CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Poderia ser criada uma carteira nesse padrão, tipo “carteira otimizada para o proximo mes”, “carteira visando o curto prazo” ou “carteira para swing trade no mes xx” em que se escolhe as ações que a pessoa acha que vão performar bem no curto prazo, no proximo mes, etc…
O que acham?

1 Curtida

Acho legal a ideia, seria uma CAFI momentum. O duro é achar alguém para tocar isso e organizar. Se tiver algum voluntário…rsrs

1 Curtida

Repetindo, com outras palavras, um pouco o que outros já escreveram.
Pela própria definição da CAFI a maioria dos votos são fundamentalistas e no estilo value investing.
Significa dizer boas empresas a preços bem descontados.
Ocorre que quando os preços estão descontados, em geral, o fundo é quase plano (fora as pequenas oscilações estocásticas) e tem duração razoável no tempo.
Daí que dá aquela sensação de marasmo.
Quando o ativo fica mais caro ele é abandonado em função de algum mais descontado.
Por exemplo: Eu tenho comprado Sanepar e acredito que ao fim vou ter lucro. Mas, terei que ter paciência porque ela está num fundo quase plano e vai demorar algum tempo para realmente melhorar, pois, depende de chuva, depende de política, depende de eleição, etc.

Para se ter mais movimentação e não fugir muito do espírito do fórum, teria que ser uma outra carteira com vocação swing trade, conforme alguém já sugeriu acima.

Essa questão de “mais uma carteira” já surgiu aqui também no caso dos FIIs.

8 Curtidas

Isso é uma questão de interpretação.

Como dito nas regras da CAFI: “Prezados Colegas, visando demonstrar que a AF pode gerar uma boa rentabilidade no longo prazo, resolvemos selecionar ações para montagem de uma carteira virtual, que terá a funcionalidade de um índice, com revisão mensal e baseada em fundamentos, objetivando rentabilidades superior ao IBOV e ao Indice de Small Caps. As escolhas das empresas serão por votação”.

Se o objetivo é rentabilidade no longo prazo, não é, ao menos em minha opinião, uma carteira que irá girar com frequência as ações.

Logo, quando os ativos se repetem por vários e vários meses, é porque o consenso do fórum indica que as ações estão descontadas.

Vamos a um exemplo: SAPR4. Há algum tempo vem caindo, ao que tudo indica pelas questões climáticas paranaenses. Quando voltar a chover, é plausível que as ações subam. Nesse período de desconto, é momento de acumulação (e, por isso, tantos votos).

Ao menos meu racional é esse.

8 Curtidas

Mas não existe “acumulação” na CAFI. O ponto é justamente esse.

3 Curtidas

A Cafi deve ser vista como um norte, e não como um fundo. O foco sempre será um alto retorno no LP, e certamente teremos períodos no CP que o índice irá sofrer quedas. Isto faz parte da renda variável.

Hoje olhando o gráfico do S&P500 em reais, este descolou da Cafi. Isto se deve muito mais pela valorização do dólar do que a bolsa dos EUA. E quando olhamos períodos isoladamente, como em 2015, percebemos que eventualmente as ações vão cair, mas que no longo prazo a tendência das ações baratas e eficientes é de valorização.

Como investidor de AF, seja mais dinâmico ou mais para buy and holder, a ideia central sempre deve ser sempre comprar ações com alto potencial de valor (ou seja, baratas), e vender quando elas começarem a ficar bem precificadas. E o objetivo deve ser retorno no longo prazo.

20 Curtidas

Excelente!

3 Curtidas

O CAFI foi muito bem, a maioria dos fundos de ações não chegam nem aos pés e uma minoria com resultado semelhante.

Não fiz estudo, mas se adicionar aportes em quedas o retorno fica algo fora da curva…

6 Curtidas

esperava ver PSSA na carteira de outubro. O que acontece com a Porto Seguro? Apresenta lucros crescentes, tem feito aquisições interessantes, em teoria a alta dos juros favorece o resultado financeiro… entretanto o que observamos é a cotação sofrendo, empresa dessa qualidade valendo 15 bi na bolsa com quase 10 bi em caixa !? Certamente há algo que não estou enxergando, não é possível…

4 Curtidas

Seguros têm uma correlação alta com taxa de emprego formal, acredito ser isso, enquanto taxa de desemprego estiver nas alturas perspectiva de bens segurados reduz.

Sobre o desempenho da cafi a carteiras value, agora em Outubro recuperei perda do ano, bateu 7% hoje rentabilidades do mês!

2 Curtidas

Acho que porto seguro está sofrendo na cotação por custo de oportunidade, BB seguridade e Sulamerica despencaram então o mercado acaba punindo um pouco outros pares para que no relativo uma empresa nao fique tão pior que outras…

Mas seguradoras e bancos estão sofrendo bastante… mas acredito que seja um bom momento para remar a onda , pois em tese vão ter condições de remunerar melhor o capital retido neste ciclo de juros para cima…