CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

CAFI tá perdendo no ano de todos os benchmarks comparados na figura. Acho que as indicações já estão viciadas há um tempo. SAPR, ENBR e ITSA não saem da carteira nem a pau.

3 curtidas

Parece que em 2013-2015 ocorreu algo similar…(depois disso a CAFI disparou em relacao aos outros benchmarks).

Veja Novembro/2015:

Novembro 2015 Desde Jul/09
Indice Rentab Mes % Rentab no ano Rentab Acum
CAFI -1,18% -25,04% 121,54%
Small -1,98% -18,11% 21,93%
IBOV -1,63% -9,76% -12,60%
DJI (R$) -1,88% 48,22% 347,17%
IFIX 1,54% 8,59% 95,14%
CDI 1,06% 11,96% 85,69%
IPCA* 1,01% 9,41% 49,67%
Dolar -2,20% 42,10% 92,77%
Ouro -5,88% 30,18% 119,39%
Poupança 0,63% 7,30% 54,21%
4 curtidas

Não me leve a mal, entendo sua impaciência em bater benchmarks, mas continuarei votando em ambas as três.

13 curtidas

O diferencial, muitas vezes, está na acumulação de patrimônio no período - e não em ficar rodando a carteira o tempo todo.

8 curtidas

Olhando no gráfico vemos que este deslocamento ocorreu mesmo em 2015, e me parece que o gráfico neste ano está repetindo a mesma tendência. Se for, ano que vem devemos engatar uma forte tendência de alta.

8 curtidas

Relaxa, não estou impaciente, até porque nem sigo o CAFI, só acompanho. A ideia é provocar essa discussão mesmo.

5 curtidas

Geralmente o pessoal vota nas ações que estão apanhando, então o índice CAFI é baixista. Quando o ativo sobe há menos recomendações e acaba saindo da carteira, então não captura as altas expressivas.

2 curtidas

A ideia foi boa. Espero que muitos venham opinar.

2 curtidas

Mas na CAFI não existe essa questão do patrimônio, subir 10% hoje ou depois de um ano é a mesma coisa

2 curtidas

Pois é, a lógica da CAFI é momento.

1 curtida

Eu havia feito esse levantamento por curiosidade. O giro da Cafi é relativamente pequeno, em média há 4 ações que nunca saem da carteira e são eleitas em todas ou quase todas as votações por anos a fio.

EZTC - 2009 a 2017
ITSA - 2016 a 2021
CGRA - 2014 a 2017
ETER - 2011 a 2013
BBAS - 2011 a 2013
GRND - 2011 a 2013
ENBR - 2019 A 2021
VALE - 2011 A 2012
ELPL - 2010 A 2011

Peguei a carteira de 2021 e fiz o total das votações. 5 empresas apareceram em 100% das carteiras até agora: SAPR, BBAS, ENBR, ITSA e LOGG. Apareceram na maioria delas TRIS e BBSE. Em 3x ou mais, EGIE, HYPE E PSSA. As ações de giro seriam apenas BEEF, SULA, CPLE e COGN.

A carteira, para ter idéia da representatividade de cada ativo. somando tudo e desconsiderando o giro, ficaria: (note que só as 5 primeiras são 3/4 do total):

Ação %
SAPR 22%
BBAS 16%
ENBR 14%
ITSA 12%
LOGG 9%
TRIS 7%
BBSE 6%
EGIE 3%
HYPE 3%
PSSA 2%
BEEF 2%
SULA 2%
CPLE 1%
COGN 1%
19 curtidas

Outro fator que pode atrapalhar o “índice” é que normalmente as ações de maior peso (+20% da carteira) estão em movimento de baixa por serem, na visão dos foristas, oportunidades claras.

12 curtidas

É uma boa provocação… Fazendo “mea culpa”, acho que todos temos o viés de votar olhando o retrovisor. Sobrevalorizamos o histórico de resultados passados de cada empresa e consideramos uma empresa barata com base em indicadores fundamentalistas. Nesse sentido, a Cafi acabou apanhando demais na pandemia.

Por um lado, deixamos de fazer uma avaliação de quais empresas poderiam se sobressair em um cenário de tanta incerteza, alta do dólar e aumento de demanda por commoditties. Por outro, deixamos de conjecturar sobre quais setores e empresas poderiam passar por “maus bocados” na pandemia, como as seguradoras.

Falo por mim que, por insegurança, dexei de fazer boas “apostas” em embr3, csna3, brkm5, crpg5, prio3, unip6, etc.

Talvez uma “Cafi prospectiva” pudesse capturar os ativos com maior potencial de valorização em períodos de turbulência. De toda forma, seria uma carteira com risco muito maior e com perfil diferente da maioria dos foristas. Entretanto, não deixaria de ser interessante uma votação direcionada pelo potencial de cada empresa e os cenários futuros.

11 curtidas

Acho que é uma questão de metodologia também.

A CAFI, pela sua estrutura, deveria ser quase uma carteira de swing trade. Você escolhe as ações que você acha que vão desempenhar naquele mês.

Isso em teoria.

O que acontece (e eu mesmo faço isso) é que a gente vota nas ações que a gente considera a melhor compra no momento, mesmo que o resultado só venha daqui a anos. Como a carteira “fecha” no mês seguinte, a boa escolha de hoje pode nunca dar frutos na CAFI (se os foristas não carregarem as posições nas votações).

8 curtidas

Carteira do CAFI é carteira para buy hold, focada em dividendos, muito concentrada no setor financeiro e elétricas.
Setores que vêem sofrendo desde o ano passado.
Carteira bem parecida com a de alguns fundos focados em dividendos, que performaram muito bem em 2019, mas em 20/21 vêem sofrendo bastante.

2 curtidas

Com essa inflação, 2022 vai ser o ano dos dividendos e da CAFI!

1 curtida

Os dividendos são incluídos no calculo da rentabilidade? como quase todos aqui pendem para a analise fundamentalista, a maioria das empresas selecionadas são ótimas pagadoras, o que influencia na rentabilidade.

Dividendos são incluidos sim… Discutimos sobre isso aqui recentemente (eles tambem sao inclusos no calculo do ibov)

1 curtida

Poderia ser criada uma carteira nesse padrão, tipo “carteira otimizada para o proximo mes”, “carteira visando o curto prazo” ou “carteira para swing trade no mes xx” em que se escolhe as ações que a pessoa acha que vão performar bem no curto prazo, no proximo mes, etc…
O que acham?

1 curtida

Acho legal a ideia, seria uma CAFI momentum. O duro é achar alguém para tocar isso e organizar. Se tiver algum voluntário…rsrs

1 curtida