CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Não penso pois pelo menos da minha parte, faltaria tempo para dar continuidade a LP. Porém temos o indice da Penserico, na nossa area do Express, que tem Fiis na sua composição.

1 curtida

Cadu so confirmando a FESA4 caso venha fechar capital teria algum mecanismo de proteção ? pois vi que nao possui TA

1 curtida

Veja aqui: FESA4 - Ferbasa - #6 por cadu

1 curtida

CAFI dezembro 18

Ação Votos Peso
ABCB4 14 20%
SAPR4 14 20%
FESA4 9 13%
FLRY3 9 13%
ITSA4 7 10%
TAEE11 6 9%
UGPA3 6 9%
GRND3 5 7%
8 curtidas

Valeu!

1 curtida

Cadu, desculpe-me pela minha ignorância mas a CAFI funciona mais ou menos focando os aportes nas eleitas em cada mês em que aparecem enquanto a carteira vai rodando no longo prazo? Por exemplo, a grosso modo, se ITSA4 n aparecer no mês tal, não compramos e damos espaço às outras do mês e vamos mantendo tudo na carteira e assim por diante, certo? Abraço

1 curtida

São oito empresas selecionadas, cujo o peso de cada uma na carteira equivale ao número de votos. Vamos supor então que temos 8 empresas na CAFI de novembro, incluindo ITSA. Se em dezembro ela não entrasse na votação p/ a composição da CAFI do mês seguinte, ela sai da carteira, não sendo mais computada sua valorização, e entra outra empresa escolhida no seu lugar.

A rentabilidade da CAFI é verificada com os retornos do mês de cada um dos 8 ativos que compõem a CAFI naquele mês, levando em conta o peso de cada um.

Entendi… eu pensava que era um foco mais a longo prazo de buy and hold mesmo… Mas então o gráfico da rentabilidade mostrado é seccionado mês a mês com as 8 de cada mês e não tem uma interligação. Tipo, teoricamente o cara venderia a carteira para entrar na do próximo mês?

2 curtidas

Isso.
Porém cabe ressaltar que a carteira não tem grandes variações nos ativos de um mês para outro, o que muda mais são os pesos.

A ideia quando montei a Cafi há quase dez anos atrás foi mostrar como um investimento focado em AF pode ser lucrativo no LP. Além disso algo que acredito ser mais lucrativo é esta abordagem mais dinâmica da AF, com ajustes mensais na carteira, por isso implementei este esquema.

3 curtidas

@cadu

Já li que você estava analisando a possibilidade de montar algo como a CAFI voltada para os FII´s. Tem algum projeto em andamento sobre o tema?

1 curtida

Não tenho planos para tal, falta tempo disponível para tocar mais um projeto no LP.

Boa tarde pessoal!

@cadu pensando em aproveitar o 13º para fazer novos aportes em ações e a princípio iria fazer nos ativos da minha carteira que é a seguinte:
ABVE3
EZTC3
GRND3
HGTX3
ITSA3
KROT3

Obs: Tenho posições na MPLU também mas devido a todo o imbróglio envolvido você já me respondeu em outro post sobre evitar novos aportes e com isso não estou considerando esta.

Pelas AF existe um ponto de atenção com ABVE3, EZTC3 e KROT3, o que me diz da carteira e de novos aportes nas mesmas citadas?

2 curtidas

Eu iria de EZTC3.
Ambev eu acho uma empresa cara do pto dr vista de valor, e em termos de crescimento não faz justiça ao seu p/l elevado.
Kroton eu esperaria mais alguns trimestres para aumentar a posição, ainda quero ver o efeito dos financiamentos no caixa da empresa, conforme expliquei no último resultado dela.

5 curtidas

@cadu, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo trabalho desenvolvido, acompanho a carteira há alguns meses com o intuito de comparar a perfomance com alguns fundos que invisto e tentar entender melhor o “custo” de se investir através de assets.

Em Janeiro pretendo iniciar na bolsa tomando como base a CAFI porém tenho algumas dúvidas, a ideia é que todos os meses com a divulgação da carteira eu venda os ativos que ficaram de fora e compre os novos? Assim como ajuste as posições de acordo com os pesos de cada ação? E considerando, no futuro, uma carteira com um montante maior investido no qual para que eu me desfaça de uma posição (ação que saiu da CAFI) eu precise realizar uma venda com um valor superior à isenção de 20k?

Obrigado!

3 curtidas

Obrigado pelos elogios @andreeddede
Exatamente isso, a resposta para todas as perguntas que fez seria “sim”.
A Cafi é como se fosse um índice, assim como o Ibov, Ifix, Smll, e os outros benchmarks do mercado. Logo ele tem algumas particularidades, como o fato de não computar gastos com IR e corretagem. Por outro lado também não leva em conta o poder do reinvestimento dos dividendos, algo que a LP faz uma boa diferença na rentabilidade.

Último dia do ano e ninguém votou na CAFI ainda. Vou abrir a votação, calcado em fundamentos, ranking da plataforma e desconto do ativo:
FESA4
QGEP3
CIEL3
SAPR4

3 curtidas

Seguem meus votos p/ a CAFI janeiro 19, com base no ranking da nossa plataforma, e também já pensando em um cenário econômico mais favorável p/ o ano que vem:

FESA4
BRSR6
ABCB4
SAPR4
TAEE11
TRIS3
GRND3
UGPA3

4 curtidas

Meus votos para a CAFI/JAN 19:
ABCB4
SAPR4
TAEE11
TRIS3

4 curtidas

Meus votos:

WIZS3
KROT3
QGEP3
CIEL3
TIET11
CARD3
ECOR3
SHUL4

4 curtidas

Votos para janeiro:

ITSA
ABCB
SAPR
AGRO
MTSA
MRVE
TAEE
KROT

4 curtidas