Acredito que a muita gente está bom baixa rentabilidade também, como @murilo2206 e @luizlh falaram.
Eu devo ter uma das piores rentabilidades daqui em 2023, com trágicos -12% no ano e quase -17% em relação ao Ibovespa:
Claro que o ano de 2021 tinha sido muito bom pra mim, mas o que vale é a rentabilidade atual. Em 2021 alguns investimento pontuais renderam muito, como expliquei aqui: Debate sobre Carteiras - 3ª parte - #811 de fabio_barbosa . Em 2022, apenas BBAS3, ALUP3 e RANI3 deram resultados (além de NEOE3, KLBN3, MDNE3, JBSS3, BLAU3, TTEN3 e VITT3 quase no zero a zero), já os destaques negativos foram muitos, principalmente LOGG3, PCAR3, FLRY3 (recuperei um pouco fazendo algumas trocas entre ela e PARD3 após fusão), ALLD3, LVTC3 e GUAR3.
Atualmente estou com 94% em ações, sendo que tenho 20 empresas e, destas, estou positivo em apenas 5 hoje.
Segue a evolução da minha rentabilidade:
Por fim, outro ponto muito positivo foi a evolução patrimonial de quase 30% em 1 ano, apesar de ter rentabilidade negativa de 12%:
Em 2022 eu aportei mais de 40% em relação ao que eu tinha em 2021 porque tive evolução salarial (importante focar na vida profissional). Em 2023 eu devo conseguir aportar cerca de 50% em relação ao que tenho hoje, sendo que o meu patrimônio já é relevante em relação à minha renda anual.
Por isto, penso que nem o @a103 : se as empresas se mostrarem boas realmente, podemos ter ganhos agressivos, desde que continuemos com os aportes aproveitando os momentos de baixa.