Carteira de Ações Longo Prazo

Quem segue a estrategia de buy and hold raiz, eh praticamente impossivel estar com a carteira positiva nos ultimos 2/3 anos.
Quem ficou positivo girou a carteira.
Fica de aprendizado, quando acao alcalçar seu preço alvo venda, principalmente commodities.

7 curtidas

Pode ter certeza que a grande maioria está no prejuízo, é o que falaram, vai postar quem se deu bem apenas kkkk

Eu por exemplo estou com patrimônio estagnado há dois anos.

6 curtidas

Aqui 2022 foi bem proximo ao ibov. Acoes mais “classicas” aqui do forum: BBAS, ITSA, LOGG, TRIS, MOVI, SAPR, ENBR, CPLE, BBSE, SULA, TUPY, etc

5 curtidas

Eu continuo acumulando patrimônio . Empresas indicadas aqui no fórum continuam com ótimos fundamentos e altamente descontadas . Uma hora a cotação destrava e retoma tendência de alta ….

Veja pelo lado positivo. Se vc eh que nem eu , que aporto todo mês oq sobra do salários , os dois anos q se passaram e os q virão serão ótimos para acumular patrimônio e está bem posicionado em ações boas, assim qnd a cotação destravar vc vai ganhar muito com elas .

Eh esse pensamento que tenho . Me lembro qnd indicaram trisul a primeira vez aqui ela estava nos 5 reais, contudo não tinha muita grana para aportar , ela bateu 17 reais tempos depois e aí , rentabilidade top , mas lucro merreca , pq tinha uma merraca investido . Agora não, se alguma voltar a subir estou com boa grana e multiplico meu patrimônio bastante.

11 curtidas

Usando a taxa interna de retorno consegui finalizar 2022 com +11,75%. A renda fixa representou cerca de 30% da carteira. Considerando apenas ações o resultado foi de +16,62%.

Em 2021 consegui apenas +2,43%

Em 2020 consegui +6,92%.

5 curtidas

Tenho o mesmo pensamento do colega em cima, ir comprando as boas oportunidades e surfar a próxima alta com muito mais ações.

2 curtidas

Também penso assim… Sempre lembro do ASVID falando que muita gente prefere ações que se comportam como o gráfico da esquerda, mas que o melhor é, obviamente, o da direita:
image

7 curtidas

Acredito que a muita gente está bom baixa rentabilidade também, como @murilo2206 e @luizlh falaram.

Eu devo ter uma das piores rentabilidades daqui em 2023, com trágicos -12% no ano e quase -17% em relação ao Ibovespa:

Claro que o ano de 2021 tinha sido muito bom pra mim, mas o que vale é a rentabilidade atual. Em 2021 alguns investimento pontuais renderam muito, como expliquei aqui: Debate sobre Carteiras - 3ª parte - #811 de fabio_barbosa . Em 2022, apenas BBAS3, ALUP3 e RANI3 deram resultados (além de NEOE3, KLBN3, MDNE3, JBSS3, BLAU3, TTEN3 e VITT3 quase no zero a zero), já os destaques negativos foram muitos, principalmente LOGG3, PCAR3, FLRY3 (recuperei um pouco fazendo algumas trocas entre ela e PARD3 após fusão), ALLD3, LVTC3 e GUAR3.

Atualmente estou com 94% em ações, sendo que tenho 20 empresas e, destas, estou positivo em apenas 5 hoje.

Segue a evolução da minha rentabilidade:

Por fim, outro ponto muito positivo foi a evolução patrimonial de quase 30% em 1 ano, apesar de ter rentabilidade negativa de 12%:

Em 2022 eu aportei mais de 40% em relação ao que eu tinha em 2021 porque tive evolução salarial (importante focar na vida profissional). Em 2023 eu devo conseguir aportar cerca de 50% em relação ao que tenho hoje, sendo que o meu patrimônio já é relevante em relação à minha renda anual.

Por isto, penso que nem o @a103 : se as empresas se mostrarem boas realmente, podemos ter ganhos agressivos, desde que continuemos com os aportes aproveitando os momentos de baixa.

11 curtidas

De acordo com a rentabilidade já mastigada fornecida pela XP, eu fiquei com -6% de em 2022.
Isso pra mim indica que é bom momento para aportar nas mesmas ações que já tenho em carteira.
O patrimônio diminuiu -23% pois foi um ano que fiz resgates para pagar uma reforma no apt.
Minha carteira esta:
71% ações
4% fiis
25% RF

Em ações tenho:
Aesb3
Bbas3
Brsr6
Cxse3
Gold11
Irbr3
Ivvb11
Klbn4
Logg3
Petr4
Rani3
Sapr4
Taee11
Tris3
Trpl4
Vbbr3

Ultimamente tenho aportado mais em bbas3 e rani3 .

8 curtidas

bom, vamos lá. Minha carteira de ações no BR (já acrescida dos dividendos) fechou em -10%.
PRIO e HYPE salvaram a tragédia de ser maior. EALT e CPLE também ajudaram. Meus papéis da Natura, Marfrig, Banco Inter, dentre outros, foram dizimados.

minha carteira de fundos imobiliários, também já acrescida dos dividendos, fechou em 0.21%, bem abaixo do IFIX que fechou em 2.22%.

minha carteira de fundos, onde tenho ações no exterior (sobretudo tech), criptomoedas, canabidiol (conseguiu ser o pior investimento do ano com quase 80% de queda), além de ouro, fechou com -23.7%

o rendimento positivo da renda fixa não salvou o ano de ter uma rentabilidade negativa de quase 6%, somando o total da minha carteira.

não vendi nada e comprei pouquíssimo. Sigo aguardando.

8 curtidas

Fabio, também uso o Gorilla para investir, tive uma situação semelhante quanto a rentabilidade. Mas estou desconfiado que há algum problema com o Gorilla. Ao contrário de você, quase não aportei no ano passado, apenas passando recursos de uma corretora para outra, e mesmo assim tive um bom aumento do patrimônio apesar da queda da rentabilidade, o que não faz muito sentido. Vou precisar revisar todas as negociações ainda.

Quanto a rentabilidade da XP, se for igual ao da Rico, é furada. Do começo do ano passado, até pra lá agosto, eles apresentavam diversos problemas na consolidação da carteira, mostrando ativos que já não estavam na carteira. Se você reparar ainda a entrada de recursos entra direto como patrimônio e não como saldo em conta, o que causa grandes distorções já no cálculo da rentabilidade visto o valor não ter sido cotizado ainda.

Ainda estou na busca por um sistema bom, de preferência de graça ou barato que calcule certo. rs

2 curtidas

Boa tarde fera!

Dessas eu tenho apenas Gold11

Quais ações da lista pagam dividendos?

2 curtidas

Minha carteira segundo a rico e nuinvest rendimentos totais foi de 11,05% ,nao tenho tanto conhecimento em análise de empresas ,venho acompanhado o fórum e lendo alguns livros.
A disciplina e sangue frio tenho aprendido aqui e alguns canais fundamentalistas .

4 curtidas

Para mim tbm calculou errado,comecei ano passado começei a investir em BDR e deu um pouco mais de -20% a rentabilidade em BDR, sendo que só tenho 1, e no meu preço médio estava somente com -2% , cadastrei no Gorila, status investi, trademap e todos davam perto dos -20%, pelo que entendi ele fazia a rentabilidade somente pela minha primeira compra do BDR, mesmo eu cadastrando todas a compras depois, depois disso desconfio que a carteira de ações tbm deve estar bem errada, mas é difícil fazer na mão

1 curtida

Você lança alguma informação manualmente? Ou usa a forma automática? Se for manualmente, é bom vc revisar as operações porque é bem fácil errar/inverter (Compra x Venda) alguma operação. Eu uso o Gorila e StatusInvest e as informações sempre batiam…

Eu só opero por um banco e a minha evolução patrimonial não tem como estar errada porque eu também uso uma planilha pessoal, sempre consolidando o saldo ao final de cada ano. Esta informação bate na casa dos centavos sempre que confiro…

Outra coisa que bate é a rentabilidade de cada ação, já que eu também tenho esta informação na minha planilha. O meu lucro total no período também confere totalmente com o da minha planilha, já que eu calculo isto não só para a carteira atual, como também nos poucos movimentos que faço.

No meu caso, a única coisa que pode conter erros é no cálculo da rentabilidade percentual da carteira ao longo do tempo, já que isto eu não cálculo e uso estes sites justamente pra isto… rs :smiling_face: Contudo, acho difícil haver erros pois todo o restante confere.

2 curtidas

Faço manualmente a inserção no aplicativo. Tenho diversos outros problemas de usar esses aplicativos. rs Eu opero por duas corretoras, mas com dois CPFs, meu e da minha esposa, para aproveitar a isenção dos 20 mil (por conta disso quase nunca paguei imposto, ou quando precisaria, usei meus prejuízos acumulados). Por esse motivo os aplicativos não conseguem capturar tudo de forma atuomática (já que ele só captura de uma conta, até onde tinha visto a um tempo atrás). Outro problema que tenho é que invisto desde 2006, então não consigo lançar compras mais antigas, o que gera algumas distorções na minha rentabilidade de posições que permaneci.

Costumo revisar as compras, mas geralmente perto do imposto. rs

Não faço muitas operações, só uma vez ao mês para rebalanceamento e aporte… Só que com o tempo a carteira vai ficando muito grande e o que acaba acontecendo é que quando vou aplicar em ações com mais baixa liquidez, às vezes só consigo operacionalizar se eu fragmentar as operações, visto não haver liquidez.

Mesmo assim, valeu, vou reconferir depois as informações. =)

Do Status, nunca fui afundo nele. No começo de 2021 postei até aqui no fórum uma comparação de vários desses sistemas de cálculo de carteira e do Status não tinha gostado, tando que desisti dele no meio. rs. Vou ver se mudou.

1 curtida

Lanço manualmente normalmente somente em subscrição de FIIs, mas como você colocou do seu, o meu tbm bate tudo exato a quantidade de ações, preço médio, evolução patrimonial, o problema para mim é a rentabilidade percentual da carteira.

Percebi isto porque começei comprar um BDR em 2022 por $67,27, fui comprando e hj o preço médio está $51,00, e o ativo hj esta cotado 51,08, pelo preço médio estou quase no 0X0, acabei de olhar no status invest, esta com rentabilidade de -19,81%.

Para mim a rentabilidade % teria que estar um pouquinho positiva pois a cotação esta acima do preço médio, ou estou fazendo confusão?

1 curtida

Bom dia fera!
Todas pagam bons dividendos, exceto os ETFs.
Minha carteira tem foco em dividendos. Estratégia previdenciária.
Tem Logg3 e tris3 de crescimento, mas que mesmo assim pagam bons dividendos.

3 curtidas

Deixando minha contribuição, para ajudar a continuar na luta os que montaram carteira em 2022, minha carteira em 2022:

• Teve uma perde -5,13% já descontado dividendos da cotação inicial;
  • Destaques positivos CIEL3, MDIA3, TGMA3;
  • Destaques negativos SEER3, NTCO3, YDUQ3;
  • Minha carteira atual tem 47 ativos, sendo 44 empresas e 3 ETFs Exterior (XINA11; IVVB11 e EURP11);
  • Minha carteira tem 15 anos de existência, sendo somente incluído empresas novas e aportado nas existentes, além é claro de OPAs que ocorreram pelo caminho e dos FIIs que acabei vendendo para comprar mais empresas.

AGORA O QUE IMPORTA no longo prazo, para quem monta uma carteira buy and hold; minha carteira tem o rendimento médio anual de 41,35% desde do inicio até hoje, em resumo:

• Ficar de fora das grandes altas é pior que participar das quedas;
  • No longo prazo uma carteira com empresas lucrativas, que tem crescimento de lucro e com IPO a mais de 10 anos, ganha do IBOV, CDI e IMAB de lavada;

PS: faço meus trades, são mais lucrativos, mas não entrou nas contas esse é separado, e faço por que gosto de gráficos e de operar, mas é esporádico sem compromisso, ai fica divertido não um fardo.

20 curtidas

https://twitter.com/infomoney/status/1613061215252512768?t=8W3aY5hZFoZsaQHkFo68Yg&s=19

6 curtidas