Debate sobre Carteiras - 3ª parte

Segue abaixo o desempenho da minha carteira em 2020 e 2021:

Quem tem uma carteira assim não precisa fazer teste cardíaco! :rofl:

Fechei o ano de 2021 com 30% de rentabilidade que é muito acima do que eu esperava! Este foi o ano que contou para mim, porque no ano de 2020 eu dei sorte de entrar na mínima da bolsa, o que alavancou minha rentabilidade anual ao conseguir 20% e 30% nos dois primeiros meses…

A volatilidade da minha carteira se deveu basicamente a 2 fatores positivos e 1 fator negativo:

• CASH3 (era 10% da minha carteira no início) chegando a bater 300% de rentabilidade e depois recuando para 120% de valorização. Depois disto a cotação voltou a subir, então acabei vendendo 3/4 da posição com quase 200% de ganho, e depois encerrei minha posição restante com quase 500% de ganho. Este foi o meu maior ganho percentual que já tive!

• FHER3 era 5% da minha carteira, mas a cotação disparou sem parar e então passou a ser 25% da minha carteira na máxima. Contudo, o ativo derreteu cerca de 65%, passando a ser 10% quando a cotação bateu 16 reais. Neste ponto eu aumentei muito minha posição nela e isto gerou meu maior lucro bruto que já tive na bolsa ao triplicar posição e vender tudo que foi aumento de posição com 50% de lucro em média (enquanto a maioria dos meus ativos caíram no período)! Atualmente estou mantendo apenas a posição inicial.

• MOSI3: venda com cerca de 40% de prejuízo no dia em que anunciou a incorporação ao BPAN4 (afinal eu não tinha interesse em ser sócio do BPAN). Foi disparado meu maior prejuízo tanto percentual quanto bruto!

Outros destaques positivos: venda de SANB3 com lucro de cerca de 65%; venda de BRSR6 com perda de 4% (se tivesse mantido estaria perdendo 32%); JBSS3 batendo 80% de valorização e mais 15% de dividendos; INTB3 com mais de 50% de valorização.

Outros destaques negativos: venda de BRML3 com 15% de prejuízo; GUAR3 e LVTC3 com 20% de desvalorização; FLRY3 com 15% de queda; não ter comprado AMBP3 e VITT3…

Atualmente tenho 18 empresas na carteira e 12 ações estão com valor abaixo do meu PM e apenas 6 estão com cotação acima. Estou muito confiante em aumentar posição em todos ativos, principalmente nos que estão abaixo do PM.

Carteira atual:

LOGG3: 10%
FHER3: 10%
ALLD3: 9%
NEOE3: 8%
BBAS3: 8%
FLRY3: 7%
ALUP3: 6%
SAPR3: 6%
PCAR3: 6%
JBSS3: 5%
LVTC3: 4%
GUAR3: 4%
INTB3: 4%
RANI3: 3%
EVEN3: 3%
KLBN4: 3%
MDNE3: 3%
SOJA3: 1%
OBS: 100% em ações e só deixo na conta o valor que vou gastar nos próximos meses.

19 curtidas