Carteira de Ações Longo Prazo

Como tá sua divisão , macro?

Ações Br
FIIs
Renda Fixa
Exterior

1 curtida

Ações BR = 64,48%
FIIs = 12,29%
Renda Fixa = 22,30%
Startups = 0,93%
Exterior = 0,00%

6 curtidas

Coisa linda esse gráfico de evolução dos proventos e a Renda Passiva superando a Renda Ativa, um claro sinal que você já alcançou uma certa tranquilidade financeira.

Parabéns pela dedicação e esforço nesse projeto, que você alcance seus objetivos financeiros o quanto antes! :clap: :clap: :clap:

9 curtidas

Obrigado. Sem dúvidas é uma boa quantia, mais ou menos a média do que o brasileiro ganha. Entretanto, sempre vamos querendo viver um pouco melhor e essa quantia ainda está longe do que acredito ser o suficiente pra ter uma vida bem confortável.

Seguimos na luta, trabalhando muito, poupando e investindo bastante.

10 curtidas

tem esses caras dessa empresa, clube do valor, que defendem uma abordagem mais ou menos nessa linha. eles tem um fundo de investimento no qual eu já tentei investir.

Estava disponível apenas na warren, e foi uma experiência terrível, coloquei o dinheiro lá, mandei a ordem de investir no fundo e NUNCA ia… ficou quase um mês nessa novela, dinheiro parado na conta da corretora, até que eu retirei o dinheiro e desisti.

Consultando o fundo na CVM, vemos que em agosto a composição da carteira tinha: KEPL3, PETR4, ENAT3, VLID3, SAPR11, RAPT4, RANI3, TECN3, etc…

3 curtidas

Neste ano de 2023 minha rentabilidade foi bem positiva, mas apenas pouco superior ao IBOV. Acredito que deve ter muita gente aqui com rentabilidade melhor! Foram + 28,5% no ano e cerca de + 6% em relação ao Ibovespa:

OBS: O Gorilla fez alguns ajustes no ano de 2020.

Minha Carteira atual:

NEOE3: 10,3%
RRRP3: 7,9%
BBAS3: 6,8%
KLBN3: 6,1%
AMBP3: 5,8%
MDNE3: 5,6%
LOGG3: 5,5%
ALLD3: 5,4%
SAPR3: 5,4%
RANI3: 5,3%
JHSF3: 5,0%
BLAU3: 4,9%
JBSS3: 4,5%
ALUP3: 4,4%
FLRY3: 4,3%
MATD3: 3,0%
JALL3: 2,8%
SPYI11: 2,3%
LVTC3: 2,0%
TTEN3: 1,4%
VITT3: 1,3%

Pretendo entrar na SLCE3 se o ano de 2024 for ruim pra ela, como se espera…

Em 2023, apenas AMBP3, RRRP3 (quase no zero a zero), LVTC3, BLAU3 e VITT3 não deram resultados positivos; já as operações com altas foram muitas, principalmente MDNE3 (129%), BBAS3 (74%), SAPR3 (75%) e PFRM3 (69%), mas já sai desta última.

Atualmente estou com 95% em ações, sendo que tenho 20 empresas, e 2% em ETF de renda variável, ou seja, apenas 3% de caixa. Atualmente estou positivo em 14 ações e negativo em 6.

Segue a evolução da minha rentabilidade:

Por fim, outro ponto muito positivo foi a evolução patrimonial de quase 67% em 1 ano, onde a rentabilidade da carteira já foi um pouco superior aos aportes:

Em 2023 eu aportei mais de 30% em relação ao que eu tinha em 2023. Em 2024 eu devo conseguir aportar cerca de 20-25% em relação ao que tenho hoje.

Em 2024 eu devo ser mais conservador nos aportes por não enxergar oportunidades tão claras como via em 2023, mas não pretendo reduzir minha posição por ainda ver grande potencial. Pretendo aumentar minha exposição internacional através do SPYI11, escolhi este ETF por causa da estratégia de opções que reduz perdas caso o S&P500 tenha uma realização, além de estar exposto à variação cambial, o que tende a reduzir perdas com o aumento do risco percebido. Devo também aumentar meu percentual de caixa.

Minha estratégia atual é definir uma banda de % para cada empresa da minha carteira. Vou ajustando estes percentuais com os aportes futuros e, em casos esporádicos, ajusto através de redução de posição, principalmente quando o % fica muito superior ao definido.

24 curtidas

Tive um ano espetacular em rentabilidade…a melhor da série histórica. Acho q dificilmente irei repetir. Minha carteira não passa dos 5 ativos. Gosto muito de concentrar. Girei a carteira em alguns momentos de forma acertada. Cometi poucos erros. É muito arriscado mas ao longo dos anos estou tendo sucesso. Estômago e paciência eu tenho…então…vou seguir…hehe…Hj estou com 3 ativos…minha maior posição foca em dividendos daqui a alguns anos… e estou com um pouco de caixa para possíveis quedas futuras. Que em 2024 permaneça no foco!

17 curtidas

2023 foi o segundo melhor ano, perdendo apenas para 2019. Mas com o crescimento do patrimônio fui migrando mais pra FIIs e outros ativos que geram renda passiva recorrente.

rentabilidade

15 curtidas

Parabéns a todos pelos resultados! Esse ano eu mudei bastante minha forma de investir. Fiz mais trades em 2023 do que fiz no resto da minha vida inteira somada!

Mas tudo isso deu frutos bastante positivos. Eu fiz satisfatórios IBOV + 40 (62%), com quase nenhuma alavancagem.

Minha carteira variou muito ao longo do ano. Em algum momento tive mais de 20 ações (o que costumo não gostar). Vou entrar 2024 com as seguintes ações na carteira, por ordem de tamanho:

image

Mas, ao longo do ano tive, além dessas: MRFG, ALLD, SAPR, KLBN, GUAR, CEAB, JSLG, INBR, PTBL, PRNR, DEXP, MTRE, ENJU, AMBP, VALE etc etc etc…

Citei as que lembrei de cabeça, só para terem noção do tanto que eu girei a carteira esse ano.

Meu maior acerto foi, sem dúvidas, MDNE. É um empresa que já está na minha carteira há alguns anos e que continua barata. Foi um acerto e tanto. Era minha maior posição e eu diminuí quando deu uns 120%.
O acerto mais curioso foi MRFG. Eu fiz 60% em 30 dias e saí da posição. Muita sorte.

Meus maiores erros do ano foram: não ter BBAS, que era uma compra bastante óbvia e de baixo risco. E eu fiquei sempre esperando um momento pra entrar e não entrei.
Do lado comprado, foi AMBP. Eu ainda acho que o negócio tem potencial, mas a governança é uma decepção muito grande. Eu dei duas chances pra eles esse ano, na terceira eu zerei aos 17 reais com um prejuízo bastante razoável.

As minhas expectativas para o ano que vem é girar menos a carteira (porque eu não enxergo mais tantas barganhas dando sopa pra ficar pulando de galho em galho). Se for conveniente, quero concentrar a carteira em 8 a 12 ativos.

18 curtidas

Relatório de investimentos 2º semestre de 2023 (Ano 2023)

Apesar de um ano bem volátil, tivemos um bom ano em 2023 com a carteira Brasil rendendo 40,74%, e carteira internacional 10,60%. Em termos reais nossa carteira rendeu 31,95% Brasil, e 3,68%.
Destaque positivo da carteira ficou para MDNE3 com 111%, e o destaque negativo ficou para PFE -25%.
Tivemos 3 mês negativos: fevereiro -2,68%, março -0,66% e outubro -5,63%.
Melhor mês foi o de dezembro 7,92%.
ENAT3 foi a última compra do ano (29/12/23), embora tenhamos entrado um pouco atrasado mas a empresa ainda tem bastante potencial.
Nossos erros foram: 1) ter girado mais do normal a carteira no 1º semestre, reduzimos esse giro no 2º semestre. 2) Não ter saído de Ambipar, apesar da empresa ter potencial, mas o risco de governança é bem alto, o que nos faz refletir se esse vale a pena tomar este risco.
Yield on Cost da carteira ficou em 4,50%. Pretendemos nos focar em empresa pagadoras de dividendos. Este ano de 23 foi o recebemos mais dividendos e esperamos que 24 recebemos mais dividendos do que este ano.
Nosso patrimônio líquido cresceu 57% no ano de 23.
Manteremos a nossa estratégia com empresa de dividendos e de crescimento. Ou seja, não pretendemos mexer muito na carteira, e pretendemos fazer mais caixa.

Evolução dos dividendos:

image

Desempenho da carteira em 2023:

image

Carteira no final de 2023:
image

11 curtidas

Boa tarde, prefere RRRP3 à PRIO3? Eu tinha PRIO3, mas subiu demais e acabei vendendo. Com o preço mais baixo de RRRP3 aparenta ser uma oportunidade de compra. O assessor da XP estava recomendando também há pouco tempo.

3 curtidas

Atualmente eu acho RRRP3 a melhor relação risco X retorno da bolsa! Mas a PRIO3 é uma empresa muito melhor, eu discordo de quem acha que ela está cara, na verdade eu acho a Prio barata e com risco baixíssimo; só que a 3R teria mais upside e com algum risco, na minha opinião. Vou usar o quadro abaixo pra explicar a minha escolha de forma muito resumida:

EMPRESAS VALOR DE MERCADO VALOR DA FIRMA PRODUÇÃO 9M PRODUÇÃO TRIMESTRAL PRODUÇÃO POTENCIAL EBITDA 9M EBITDA 3M
PRIO3 40,857 bi 49,153 bi 57 mil 100 mil 160 mil 6,526 bi 3,038 bi
RRRP3 6,307 bi 14,067 bi 30 mil 43 mil 100 mil 1,184 bi 0,829 bi
RECV3 6,370 bi 6,569 bi 26 mil 28 mil 40 mil 1,234 bi 0,448 bi
ENAT3 5,340 bi 5,975 bi 12 mil - 60 mil 0,909 bi 0,265 bi

OBS 1: A Enauta praticamente não teve produção no 3T23, então pra calcular os 9 meses de 2023 fiz conta de padeiro usando os 6M2023 e usei o trimestral do 2T23 ao invés do 3T23.
OBS 2: A informação de produção é a média diária. No caso da Enauta usei 6M2023.
OBS 3: O preço do petróleo tem variado muito, então é bom usar estes valores de EBITDA com cautela.

Analisando isto, percebe-se que:

  • a 3R está alavancada;
  • as produções da Prio e da 3R estão em forte crescimento neste momento, devido às recentes aquisições; mas ambas ainda tem grande potencial de aumentar muito a produção;
  • a RECV não tem muito potencial de crescimento após o cancelamento de sua última compra;
  • A Enauta é muito concentrada hoje, mas, após os investimentos atuais, tem enorme potencial de aumentar sua produção;
  • A Prio é a mais eficiente.

Minha conclusão resumida: extrapolando estes números, eu acredito que a melhor relação risco X retorno está na RRRP3 por causa da sua precificação em relação à sua capacidade e devido ao seu potencial de melhora operacional. O mercado está precificando os problemas operacionais dela, mas pra mim é algo natural (muitas aquisições com necessidade de altos investimentos), ainda mais para uma empresa que saiu literalmente do zero para 6 mil boe/dia em 2021 e 12,5 mil em 2022, e vai fechar o ano de 2023 com cerca de 35 mil.


Algumas considerações:

  • A Prio trabalha com lifting cost baixíssimo (US$ 7), não usa hedge e opera offshore. Assim, é a mais eficiente, está totalmente exposta às oscilações do petróleo e tem menor tributação, podendo exportar diretamente sem pagar ICMS. Por ter baixa alavancagem e baixos custos, não precisa de hedge, mas creio que o petróleo entre 70-80 é mais provável do que entre 90-100. Fez grandes aquisições recentemente.
  • A PetroRecôncavo trabalha com lifting cost baixo (US$ 12), usa pouco hedge e opera onshore. Assim, tem boa eficiência, grande exposição ao preço do petróleo e tem custos relativamente mais baixos, só que com ICMS. Terá dificuldades em fazer novas aquisições após o cancelamento do Polo Bahia Terra.
  • A Enauta trabalha atualmente com lifting cost alto (US$ 21-26), mas já foi muito menor (14-16), não percebi uso de hedge e opera offshore. Assim, tem muito potencial de melhora operacional com os investimentos recentes, está exposta às oscilações do preço do petróleo. Um fator a se considerar é que está exposta aos riscos de prospecção (as outras 3 não tem), bem como aos potenciais grandes retornos desta atividade, sendo bem promissora a Bacia Foz do Amazonas, e é dependente do Campo de Atlanta. Tinha muitos problemas operacionais, os quais devem ser resolvidos com o Sistema Definitivo. Aparenta ter o maior potencial de retorno, mas também o maior risco.
  • A 3R Petroleum trabalha atualmente com lifting cost alto (US$ 23,5 no 2T23 e US$ 18,5 no 3T23), mas com potencial de ficar entre 10-15, grande utilização de hedge (faixa entre US$ 70-80) e opera majoritariamente onshore (apenas 17% offshore). Assim, tem muito potencial de melhora operacional após a redução da necessidade dos investimentos iniciais nos campos recém adquiridos, o hedge garante uma boa rentabilidade e a sobrevivência da operação caso o petróleo oscile muito pra baixo, mas também diminui os ganhos quando oscila muito pra cima, e tem maior tributação na operação onshore. Fez uma aquisição transformadora recentemente, onde teve grande aumento de investimentos, de custos operacionais e despesas financeiras, mas com grande aumento da produção.
  • É importante considerar as reservas de cada empresa também.
15 curtidas

Para incentivar o pessoal do buy and hold, carteira pulverizada com qualidade, para redução de risco (Vide Americanas, CVC, IRBR e tantas outras que não param de surgir).

Minha carteira esse ano rendeu 28,12%, um pouco acima do IBOV, mas na esperança que no ano que vem será a vez das smals, e ai sim vai dar para dar uma boa descolada.

Destaques positivos:

VLID3 143,76%
YDUQ3 123,08%
UGPA3 114,66%
CYRE3 93,57%
EVEN3 92,04%

Destaques negativos:

GUAR3 0,31%
ABEV3 -1,29%
WEGE3 -4,15%
VALE3 -5,75%
ARZZ3 -15,08%

Carteira toda da maior posição para menor (Conforme movimentação de longo prazo):

UGPA3
VLID3
PORT3
YDUQ3
TGMA3
CYRE3
EQTL3
ALOS3
CSUD3
PSSA3
RADL3
ITSA3
ITUB3
VIVT3
EVEN3
ENAT3
LEVE3
SEER3
AESB3
ROMI3
EGIE3
ODPV3
WEGE3
TRIS3
MULT3
VALE3
TOTS3
B3SA3
FLRY3
GRND3
PNVL3
RENT3
NTCO3
BBDC3
TAEE3
EZTC3
MRVE3
SIMH3
MDIA3
ABEV3
DXCO3
ARZZ3
GUAR3

15 curtidas

Obrigado pela excelente explanação.

2 curtidas

Entre erros e acertos (e susto em fev/mar), +51,75%. :raised_hands:t3:

Carteira longo prazo/previdenciária terminou assim:

image

Destaques positivos (com ótimo desempenho das estatais):

MDNE3 +143,25% (peguei “apenas” parte da alta +114,77%)
SAPR4 +70,72%
COGN3 +70,24%
BBAS3 +66,54%
ENAT3 +49,93%
PETR3 +48,95%
USIM5 +32,15%
PRIO3 +25,27%
MRFG3 +16,73%
JHSF3 +14,14%

Destaques negativos:

INEP3 -30,89%
GOAU4 -16,78%
FESA4 -10,65%
SLCE3 -9,87%

Sigamos resilientes e que venha 2024! Sorte e sucesso a todos!

19 curtidas

Cateira córvica principal teve retorno total de 21,38%, em linha com o IBOV.
É um portfólio para poventos, sem grandes emoções. Meu arrependimento foi não ter comprado BBAS no começo do ano por 30 e poucos reais. No mais, faço aportes regulares todo mês e reforço a mão quando as quedas são mais acentuadas. Feijão com arroz.

16 curtidas

:eyes::dart:

18 curtidas

Foi um ano muito bom.

Ações +29,45%.
ScreenHunter 525

RF +11,55%
Total geral: +20,59%

15 curtidas

Destaques 2023:

  • +27,80% de renda (salários, carteira de investimentos, etc);
  • 37,97% de taxa de poupança;
  • R$ 2.900,12 de renda passiva média;
  • +46,06% na renda dos investimentos (passiva + ativa);
  • +46,25% no patrimônio líquido.

Carteira de investimentos:

TIR de 21,71% na carteira de ações em 7 anos.
TIR de 25,34% na carteira geral em 2023.

Confere:

16 curtidas

Começando os trabalhos em 2024, vamos para atualização anual. Irei começar pelos dividendos recebidos e finalizo mostrando minha carteira atual.

Dividendos 2023

Captura de tela 2024-01-10 104113

Captura de tela 2024-01-10 104232

Indo para o 5º ano de aportes mensais, sem falhar um mês sequer, é gratificante ver a escadinha de renda passiva mensal crescendo à cada ano.

Captura de tela 2024-01-10 104429

BBSE3, CPFE3, BBAS3 e TAESA foram os destaques na distribuição de dividendos em minha carteira.

Carteira de ações

Captura de tela 2024-01-10 110030

Captura de tela 2024-01-10 111822

Captura de tela 2024-01-10 111953

  • As commodities GGBR4, PETR4, VALE3 entraram na composição da carteira aproximadamente no meio do ano, juntamente com o banco ABCB4 que, inclusive, entrou na carteira para a saída de Santander e Bradesco. ENBR3 saiu da carteira logo que anunciou OPA, foi substituída por CPFE3. Por fim, Copel também saiu da carteira, acumulou uma boa valorização e não tinha perspectivas de bons dividendos no curto/médio prazo.

Um aspecto interessante é que finalmente estou conseguindo formar um caixa na renda fixa para aproveitar eventuais quedas do mercado. Isso foi possível graças ao represamento dos últimos dividendos que recebi, além do aporte da 1ª parcela do 13º salário na renda fixa e também pelo fato de não ter aportado em Dezembro (pois considerei a maioria dos meus ativos acima do preço-teto), então todos esses recursos foram destinados para o caixa. Minha meta para esse ano é destinar, prioritariamente, todos os dividendos recebidos para ir engordando esse caixa, pretendo ter no mínimo 15% do meu patrimônio em Renda Fixa.

Lembrando que, no início, o meu foco foi aportar mensalmente nas ações e não era possível formar um caixa (comecei aportando 500 reais por mês). Isso só está sendo possível agora pois minha carteira está tomando forma e os dividendos já estão contribuindo e muito para isso. Então, para quem é iniciante e aporta esse valor, recomendo focar em aumentar o número de ações e com o tempo, naturalmente, você conseguirá formar um caixa de oportunidades.

Por fim, não penso em inserir um novo ativo na carteira, embora tenha algumas empresas no radar: RANI3, LEVE3, AURE3, CSMG3. Se ocorrer uma eventual oportunidade posso inserir algum desses ativos na carteira, mas a prioridade é aumentar a quantidade de ações em cada ativo que já tenho e também o caixa de oportunidade.

Evolução Patrimonial

Meu foco nunca foi no aumento patrimonial (buscando valorização dos ativos), mas a evolução acaba ocorrendo naturalmente, uma vez que estou acumulando ativos.

Perceba que em Jun, Jul, Ago, Set, Out meu patrimônio meio que “ficou andando de lado” e deu um boom (guardado as devidas proporções) em Nov, Dez. Da mesma forma que sofri na pandemia, agora estou surfando essa alta da maioria dos meus ativos (exceto GGBR4). Isso ilustra que é importante você definir sua estratégia e não sair do mercado. Ficar vendendo tudo e recomprando tudo depois (baseado em notícias), só irão atrasar seus objetivos.

50k é uma marca simbólica e no ritmo que estou indo (aportes+dividendos+valorização) é bem provável que eu alcance essa marca ao final deste ano.

Conclusão

No início tudo é muito difícil, meu primeiro dividendo foi de incríveis R$ 0,25 do Banco Itaú. Pra romper a barreira de 10k de patrimônio demorei cerca de 1,5 anos. Fora a questão psicológica: ficar olhando cotação toda hora, simulando e imaginando quando você alcançará uma renda mensal com dividendos que superam seu padrão de vida ou ainda que, você poderia estar gastando seu suado aporte com viagens, adquirindo um automóvel, diversão e etc. Enfim, é muito sofrido esse caminho, mas olho para trás e não penso um momento sequer que está sendo em vão ou que irei desistir.

Sucesso para todos nós em 2024, bora pra mais um ano firme nos aportes!

36 curtidas