Carteira de Ações Longo Prazo

Esse é um ponto interessante… diferentes filosofias de investimentos, não necessariamente melhor ou pior… pelo que conheço do teu perfil, nossa lógica acaba sendo parecida. Qualquer dia temos que falar sobre macro alocação. Abraço

1 curtida

É uma abordagem que aprendi nas cartas da Berkshire. Eles divulgam o crescimento anual do Book Value, fazem isso desde os primórdios da empresa. Acabei incorporando informações como lucro consolidado, DY, ROE etc. Já até cheguei no passado a montar um balanço completo, rs… Mas dava trabalho e tomava tempo. Isso me ajuda a tomar decisões óbvias às vezes e manter o rigor quantitativo, que costuma ser minha abordagem, apesar de conceder cada vez mais ao qualitativo (os dois nunca estão dissociados, porém). Obrigado pelas explicações, bons investimentos!

3 curtidas

@maicon a carteira está boa.

Mas como tem muitos ativos vc pode abordar as expectativas de uma maneira individual para cada um.

E depois somar tudo para se ter uma ideia.

Eu acho todas suas escolhas interessantes…

A dica q te dou é estudar a fundo ler o referencial de todas e ir eliminando as menos promissoras.

Vc ja investe bem, e saberá oq è melhor.

Mas pulverizar pode ser uma forma de ter maior segurança. Ru só n yenho tempo p seguir tantos ativos.

2 curtidas

Eu já tenho uma posição diferente.

Quanto mais ações você possui, menor o risco não sistemático da sua carteira. Eu diria que o ideal seria algo entre 10 a 40 ações a depender do capital investido.

No meu caso, eu tenho 25 ações e dependendo dos novos IPOS, eu posso incluir tantas outras que eu considerar interessante como fiz com Petz e iria fazer com a Br Partness.

Há um mito, sem qualquer fundamentação técnica, que um grande número de ações se caracteriza como pulverização e não diversificação. Mas os estudos apontam em sentido diverso, quanto maior o número de ações menor o risco da carteira de ações.

É evidente que aqueles que tem uma filosofia de concentração de ativos podem alcançar maior rentabilidade, mas também incorrem em maior risco.

Fiz somente esse contraponto, pois já percebi que você segue um pouco a linha do Buffet de concentrar seu capital em poucas ações, mas não há erro em uma filosofia de concentração ou diversificação. O importante é a tolerância de risco de cada investidor.

5 curtidas

Concordo contigo… mas sim, maioria das pessoas que tem ativos…seja 2 ou seja 200… nao conhecem as empresas… nesse cenario maior pulverização melhor…

…o ponto válido é que é difícil acompanhar bem tantos ativos… concordo… e nisso qto mais entende e mais focado melhor…

…o meu outro ponto é que por mais que tu PF estude e acompanhe, SEMPRE corre risco de ser sacaneado ou ficar pra trás… seja pelo governo,controlador ou quem tem info privilegiada. Aí entram trap values (por exemplo todas as pessoas que seguiam a tese IRB por ser a melhor do setor).
Diversificacao vejo como um seguro pra incertezas… assim, por exemplo, hoje prefiro manter bbdc, bbse e itsa na carteira.

5 curtidas

uma coisa q funciona e justamente fazer uma tese q diga os pqs vc investe nela e quais seriam os motivos q vc abandonaria a tese
exemplo: www.safra.com.br/central-de-conteudo/analisar/analise-de-acoes-itausa-itsa4.htm

A frase mais genial que li no livro do Graham é a seguinte: Se alguém afirmar que sabe para onde vai o preço de um ativo, só existe aí uma verdade. Esse alguém está enganado.

5 curtidas

Estimar não é saber até
Vide q escrevi tese : É uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Do grego “thesis” que significa “proposição”. A expressão “em tese” significa “de modo geral”, “de acordo com o que se supõe”, “em princípio”, “em teoria”.

1 curtida

as 3 empresas de energia são diferentes entre si, apesar de estarem no mesmo setor.
engie - distribuição
taee - transmissão
enbr - geração, distribuição, transmissão e comercialização

2 curtidas

Então, até concordo que estou com muito itub e itsa, porém acredito, de verdade, que itsa dependerá cada vez menos de itub.
E pretendo levar a carteira pra aposentadoria 20+ anos

Cadu, qual o racional para vender TOTS, B3SA, PRIO, LEVE BBDC, MDIA, BRDT, RADL?

Os FIIs de 1% são os que eu tenho já há muito tempo e não pretendo mais comprar. Como o lucro com os dividendos mensais são bons, não tenho intenção em vender por agora. Menos HUSC que é um hospital da unimed (único) da maior cidade do sul do ES.

1 curtida

Pouco potencial de valor (única exceção é PRIO), além disso estas empresas tem um percentual muito pequeno na sua carteira, melhor vender estes e comprar outra com maior potencial de valor, concentrando um pouco mais o capital.

2 curtidas

cadu quais enxerga como potencias de valor num prazo maior

1 curtida

Hoje, eu pensaria na compra de 3 empresas, como foco no LP: Bbas, Logg e Itsa. Os dois bancos estão com um ótimo preço, e ambos possuem um alto potencial de valor, sendo Bbas um potencial maior por ser uma estatal, e Itsa um pouco menor por ter um fluxo de caixa mais estável. Já Logg tem um bom potencial de crescimento, em um setor que ainda tem muito a crescer no país.

13 curtidas

Gostaria de aproveitar mais uma vez a oportunidade de ler opiniões diversas e jogar aqui uma curiosidade.
Sei que qualquer resposta a este questionamento será meramente especulativa, mas, gostaria de saber dos colegas, prováveis cenários e impactos especialmente na nossa bolsa com as eleições americanas, certamente muitos aqui já viveram está experiência.

Cenários bons para eleições americanas: Biden ganha, mas congresso é republicano, ou trump ganha com congresso equilibrado.

Cenário ruim: Biden ganha e democratas ganham no congresso, agenda de alta tributação e de gasto púlbico maior é implementado com facilidade…

Cenário catastrófico: Biden ganha, democratas vencem na camara e no senado, seis meses depois Biden falece e a ala radical dos democratas assumem o poder, guerra declarada contra o facebook, tesla, amazon, google e decidem implementar políticas populistas …

Cenário Otimista: Biden ganha mas republicanos dominam todas as casas legislativas, o impeto de aumento de tributação é contido, em contrapartida tb é contido programas populistas e de gasto público dando sobrevida a divida americana… por outro lado china, india e emergentes passam a ter acordos comerciais com os EUA, sem radicalismos… o mundo pode ter um folego de crescimento… Biden não causa conflito e muito menos deteriora o cenário institucional americano neste cenário.

Ruim para os EUA ruim para o Brasil, ruim para Europeus ruim para o Brasil, ruim para China ruim para o Brasil… precisamos do dinheiro de todos estes entes para bolsa, para financiar dívidas e para vender produtos…

5 curtidas

No longo prazo, não vejo um porquê as coisas se modificarem muito. Independente do lado econômico, espero vitória do Biden. Não me sinto confortável com Trump sendo a pessoa mais poderosa do mundo…

Meu cenário de curto prazo:

  • A eleição vai ser contestada nos tribunais até início de 2021… e temos uma suprema corte mais alinhada com republicanos do que democratas.
  • Uma eleição de Biden / congresso democrata daria um cenário de maior incerteza inicial, com maior tensão para os mercados.

No curto-médio prazo:

  • Com biden: melhores perspectivas de relações externas, e menor risco de guerras comerciais. Esperaria aumento de juros e menor crescimento relativo (apesar de que 2021 será forte anyway por ser pós covid).

Longo prazo:

  • Insolvência do Estado americano segue como uma preocupação, independente do governo, e precisa ficar de olho nas balance sheets do FED.

O que eu vou fazer de diferente… aumentar um pouco mais a exposição em ouro… hoje está uns 2%… ir para uns 5-6% (próximos aportes e um pouco da RF)

5 curtidas

Cadu, quais pontos de entrada recomenda nessas ações? Pensando na bolsa no patamar atual em 95k, e em possíveis correções

1 curtida

@lawyermg, @maicon, obrigado pelas respostas, a pergunta tem vários sentidos a curto e médio prazo, aprendizado, me preparar melhor para o que pode vir pela frente e como estou somente a 1 ano na bolsa, tentar tomar uma postura mais defensiva, sei que são dois momentos bem diferentes mas em março fiquei muito perdido.
Vendi um veículo e até agora só investi 1/3, estou segurando tanto pelo momento atual do mercado como pelas eleições, tenho somente corrigido algumas posições e acredito estar no caminho, podemos ter quedas significativas na semana das eleições como por exemplo no Moro Day, ou é pouco provável?

LOGG3 27,45
BBAS3 27,20
ITSA4 8,60

6 curtidas