Carteira de Ações Longo Prazo

por sinal, eu aumentei minha posição em Cogna recentemente. Tenho até que rever os % na carteira, pois escrevi esta mensagem já faz um ou dois meses, para outro tópico aqui.

Escrevi alguns fundamentos sobre ela no tópico exclusivo da COGN3, se possuir interesse pode dar uma olhada.

Natura é um caso pessoalmente interessante. Lá pelos idos de 2014, no meio daquela crise toda, estava auxiliando minha mulher com relação ao mercado acionário, e a principal “tarefa” foi de escolher uma empresa, dentre todas as disponíveis na bolsa à época, que fosse uma empresa para ela guardar para a vida toda. Em outras palavras, disse a ela: esqueça o preço, pense no produto, aquele que você mais acredita, e que vai durar por décadas. A empresa que ela escolheu foi Natura e lá fizemos o primeiro aporte. Acontece que errei o timing. Pagamos 20 reais, e alguns meses depois, já estava 15. 25% de queda. Compramos mais. E da-lhe queda. 1 ano depois o aporte tinha perdido 50% do valor. Foi uma escola na prática. Mantivemos a Natura na carteira este tempo todo, e foram anos de “decepções” e, confesso, muitas análises pendendo para a venda. Mas sempre que pendia para a venda, conversava com ela, que me lembrava de suas premissas. “A imagem da Natura é incrível”. “Empresa verde”, “empresa bonzinha”, o “produto da Natura é o melhor”. Já há muitos anos falávamos que a empresa tinha tudo a ver com a Europa, justamente por esta imagem verde muito bem construída, e não deu outra. Não só imagem, mas produto: há muita coisa ali na Natura, de shampoos a cremes, que estão entre os melhores do mundo. Quando penso quem é melhor que nós Brasileiros neste mercado, penso que talvez os Japoneses. Bem, venho a Aesop, que não é Japonesa, mas Australiana, mas preencheu o mercado boutique dominado pelos Japoneses.
eu vejo um futuro excepcional para a Natura. Acredito tanto nela, que se tivesse que escolher apenas cinco empresas e vendar as outras, uma das cinco seria a Natura. E sim, eu acredito no retorno em médio prazo dos dividendos.

4 curtidas

mas bom, não tenho só historinhas felizes com retornos incríveis, como se acha muito por aí. Tenho Ambev há muitos anos na carteira e creio que minha perda de capital esteja em torno de 20-25%. Os dividendos também se esvaíram, ou seja, se vendesse hoje, teria sido um péssimo investimento. Na verdade, o longo prazo aqui terá de ser realmente longo, para um dia compensar o custo de oportunidades destes anos todos de perdas. No entanto, lá estou eu com Ambev na carteira, ano após ano, esperando o tal retorno que nunca vem. Até aumentei o aporte este ano, pós crise. E ela segue firme na carteira, e assim seguirá. E por que? Porque tenho orgulho da Ambev, uma empresa tupiniquim, que se tornou a maior cervejaria do mundo. São Brasileiros “dominando” o mundo. Somos os melhores. E isto é um critério fundamental das empresas do “Brasil que acredito”. São todas “tops do mundo” (marfrig = hamburgueres, logo espero que também o será em proteína vegetal; Cosan = via raizen, açúcar e etanol, produtos que se confundem com nossa história; Natura como já explicado acima, e Ambev, em um produto global como a cerveja. Bem, temos também a Cogna, mas aí vamos dizer que, assim como a SLCE está entre a carteira de dividendos e a “brasil que acredito”, a Cogna reside na fronteira entre o “brasil que acredito” e o “consumo interno”. Bem, já escrevi demais. Enquanto eu sentir orgulho de no exterior dizer a gringos que a maior cervejaria do mundo é Brasileira, terei Ambev na carteira.

8 curtidas

A Natura tem uma história incrível, não me surpreende ter sido esta a escolha. Se não me engano, a compra da Bodyshop veio após um período de declínio das vendas diretas e a impossibilidade de replicar este modelo no exterior. Já existia a boutique em Paris, mas não era suficiente para escalar as vendas. É uma empresa que me mantenho atento a respeito. Aliás, não só ela, mas temos algumas estrelas decaídas por aí: CCR, Hering, BRF e outras. Apesar da NTCO ao que me parece, já estar precificando bem mais este retorno.

É uma boa estratégia, também procuro trazer a análise do mundo real ao lado da financeira e muitas vezes é quem dá a palavra final. Tivesse aprendido isso no início, não teria “quase” investido em DROG, LREN, ODPV ao invés de perder estas grandes oportunidades para apenas investir em múltiplos atrativos.

Obrigado pelas explanações. Todos temos boas e más histórias e me parece que nenhuma delas de fato terminou para você. Esses dias mesmo pensei em Ambev. É a característica da gestão, o estilo, não sei. Mas há um excesso de conservadorismo para uma empresa tão madura que a meu ver muito atrapalha o valuation dela. Virtualmente, poderiam devolver quase a totalidade do patrimonio líquido para os acionistas e se financiar com endividamento, como a Coca-cola faz. Até gostaria de monitorar se isso um dia pode acontecer, mas acho difícil.

Algumas empresas que creio não ter visto na sua lista:
Tenda - uma das construtoras mais eficientes do mundo
Irani, consumo interno, papel e papelão
BRF, líder mundial em proteína de frango
Embraer, é difícil e problemática, mas uma referência nacional
Vale, dispensa apresentações
Ferbasa, uma das maiories minas de minerio de cromo do mundo, referência na commoditie

Até pensando além, se um dia você expandir para o exterior, não seria errado pensar que ao investir no Starbucks, você estaria fazendo uma aposta no café brasileiro. Uma forma lucrativa de vendê-lo pelo menos, já que se trata de um hábito global abastecido em grande parte por nossas terras.

6 curtidas

Pessoal, postei minha carteira de fiis no fórum de fundo imobiliário pra escolher o que tirar e vou aproveitar pra colocar aqui minha carteira de ações que venho fazendo ao longo dos últimos anos. Ocorre que estou querendo reduzir no mínimo 5…tá ficando trabalhoso acompanhar tudo…
gostaria muito da sugestão dos colegas

1- EGIE3 / ENBR3
2 - ITUB3 / ITSA4 /BBAS3
3 - IRBR3 / PSSA3 / SULA11
4 - EZTC3 / TRIS3
5 - COGN3
6 - SAPR3
7 - MDIA3
8 - LREN3
9 - FLRY3
10 - PETR4
11 - B3SA3
12 - VALE3
13 - ARZZ3
14 - KLBN3
15 - VULC3
16 - LOGG3
17 - MOVI3
18 - WEGE3
19 - BEEF3

5 curtidas

Uma possibilidade:

Mantém ARZZ, vende LREN e VULC
Mantém TRIS, vende EZTC
Mantém PSSA e SULA, vende IRBR
Mantém BEEF, vende MDIA
Mantém MOVI, FLRY e B3SA, vende COGN (nada contra)
Mantém o restante:

BEEF, ARZZ, TRIS, MOVI, ENBR, EGIE, LOGG, BBAS, ITUB, WEGE, VALE, PETR, PSSA, SULA, B3SA e FLRY.

Ainda estudaria trocar BEEF por BRFS ou JBSS.

5 curtidas
  1. Não são exatamente a mesma coisa, mas eu escolheria entre ITUB e ITSA e ficaria com somente uma delas. Mantém BBAS.

2. Se já tem IRBR eu manteria junto com PSSA (se o seu foco é longo prazo vai que ela se recupera), caso não tenha iria de PSSA + SULA.

3. Gosto de EZTC, mas iria de TRIS como smallcap com alto potencial de crescimento.

4. Retiraria COGN por não gostar muito da empresa, mas é totalmente pessoal.

5. Escolheria a mais promissora (na sua opinião) entre MDIA e BEEF. Eu particularmente invisto em MDIA.

6. Manteria ARRZZ, removeria LREN e VULC. Eu gosto muito de LREN, mas está atrás na parte digital por enquanto.
    Obs.: caso queira mais um setor de varejo/comércio, recomendaria olhar RADL ou PETZ para diversificar.

Está muito boa a carteira, bem diversificada. Só esses pontos acima mesmo para dar uma enxugada em alguns setores.
Sucesso nos investimentos!

4 curtidas

Pq vender LREN?

As opiniões dos colegas sobre a carteira estão ótimas.
Vou deixar a minha. Venderia: EGIE, ITUB, IRBR, MDIA, B3, WEGE, BEEF

2 curtidas

Opiniões:

• EGIE - acho que está cara perto de outras boas empresas do setor. Pensaria em TRPL e TAEE
  • ITUB - trocaria por ITSA, mas é questão de opinião
  • EZTC - acho que está cara perto de outras boas empresas do setor, tipo TRIS
  • KLBN - da uma olhada no case de SUZB e veja se curte. Acho q tem maior potencial pra 2021
  • FLRY - talvez eu mudaria pra PARD por uma questão de preço, mas não deixa de ser uma ótima empresa
  • ARZZ - eu acho a empresa muito boa e redonda, porém não sei se justifica o preço atual dela. A marca é forte, então talvez justifique neste sentido
  • VULC - não gosto dos resultados
  • MOVI - mudaria para LCAM

Não sei comentar sobre: MDIA, LOGG e BEEF, mas manteria BEEF pois acredito na pecuária para 2021

De resto, nota 10

4 curtidas

Minha cadeira atual no BTG para longo prazo.
Enbr3
Neoe3
Sapr4
Bbas3
Itsa4
Tris3
Guar3
Cogn3
Irbr3
Tupy3
Opa sula4 também

17 curtidas

Inclusão de egie3 e ugpa3 ( peguei na terça) beef3 hoje. Fui.obrigado a vender tupy3 pelas subida muito forte e rápida, voltando aos 17/18 reais ela volta para a carteira.
O restante mantido .

6 curtidas

Cadu, essa é a hora de fazer caixa?

3 curtidas

Acho válido para quem ainda não fez sim.
O Ibov rapidamente voltou pro viés de alta.
Eu estou agora no modo stand by. Não estou comprando, mas tb não estou vendendo.

5 curtidas

Estou usando metade do aporte mensal para aumentar posições em ativos que ficaram para trás na carteira e a outra parte para reforçar caixa.

6 curtidas

Ainda teremos o rali de final de ano, sera que vamos aos 120mil pts?

1 curtida

Então, sou novo na bolsa, acompanhando, final do ano passado tivemos aquele rally, entrando janeiro, percebi que muitos foristas realizaram, muitos venderam FIIs que tiveram uma alta considerável, tem tudo para acontecer novamente concorda?

1 curtida

Rally vem por expectativas. Ano passado veio no embalo da reforma previdenciaria e pelo que deveria vir em 2021. Veio a pandemia e desestabilizou o governo. Essa subida foi só um balanceamento global do fundos já que eles estavam com posição muito reduzida no BR e está sobrando grana pra cacete !!! Se o governo conseguir se organizar e entregar algumas reformas até o final do primeiro semestre de 2021 ai vamos ter um raly de verdade.

4 curtidas

Carteira atual com.algumas inclusões.
Enbr3
Neo3
Egie3
Sapr4
Itsa4
Bbas3
Brsr6
Guar3
Tris3
Gfsa3
Cogn3
Irbr3
Tupy3
Ccro3
Sula4
Dmfv3
Ccro3
Ugpa3
Oibr3
Essas eu não faço giro em hipótese alguma !
Pela clear faço giro com algumas das que estão para longo prazo. Quero uma.hora tentar vender umas.call para rentabilizar essa carteira mas não consigo fazer tudo ao.mesmo tempo .

5 curtidas

Muito bacana, tantos ativos resilientes como de maior risco. Quais critérios elegeu para selecionar as de maior risco, como a oi? Sentir falta da SHUL4