Carteira de Ações Longo Prazo

Prezados Foristas, peço opiniões, quero incluir duas ações na carteira para fechar 12 ativos, sempre para longo prazo, então na real o valor de entrada nesse momento não importa muito, vou sempre comprando aos poucos. Minha carteira atual é:

Bancos: ITSA
Seguradora: BBSE
Energia: ENBR, TAEE
Saneamento: SAPR
Indústria: UNIP, LEVE e FESA
Saúde: ODPV
Varejo: GUAR

Estou pensando em incluir:
Alimentos: CAML (sugerem avaliar outra?)

E não sei qual seria a décima segunda, estou muito confuso e sem nenhuma ideia. Sugestões???

Agradeço imensamente todas as sugestões. Um ótimo fds a todos.

2 curtidas

Avaliaria BRFS em alimentos e uma sugestão seria PARD, que daria um pouco de crescimento à carteira.

2 curtidas

AGRO3, SMTO3 ou SLCE3

1 curtida

Da uma olhada em MDIA para o setor de alimentos.
Fora ela pode analisar Fleury também.

2 curtidas

Eu li esta matéria e também já tinha visto o documentário de Bill Gates na netflix onde ele defende a energia nuclear. Acredito que será a energia do futuro. Pensando em carteira para longo prazo, não seria interessante ter empresas com participação em usinas nucleares? Eletrobras? Mais alguma? O que vcs acham?

Em minha opinião fundamentada como Engenheiro Mecânico e que, modéstia à parte, tem formação firme em Termodinâmica ou a humanidade abraça a energia nuclear ou terá que diminuir a consumo de energia nas suas mais variadas formas. A definição deste cenário ainda vai demorar algumas décadas e será gradual, talvez aos solavancos. O petróleo ainda estará bem presente por bom tempo. E a transição de uma fonte de energia para outra acho que não será muito tranquila.

7 curtidas

[Pela Passfolio tem a Cameco disponível. [quote=“heitorod, post:347, topic:2960”]
o, não seria interessante ter empresas com participação em usinas nucleares? Eletrobras? Mais alguma? O que vcs acham?
[/quote]

Da uma olhada no tópico “commodities”, acho que vale a pena ter um percentual em mineradoras de urânio, mas acho que Eletrobras não vai se beneficiar muito. Tem que ser no exterior.

Ideal abrir conta na Interactive Brockers.

Na Passfolio tem a Cameco que é uma boa opção

2 curtidas

Tem um fundo novo de Urânio na Vitreo. Como por ora não pretendo abrir conta no exterior, pensando em colocar um troco lá.

4 curtidas

Acho que pode ser interessante para quem não quer abrir conta fora.

Embora hoje em dia, acho que compensa muito ter conta fora do Brasil. Iniciei meus investimentos nos EUA assim que descobri que era possível, e fácil em 2017, melhor coisa que fiz em relação aos investimentos. Não da para comparar com a bolsa brasileira.

1 curtida

No meu caso, a idea do fundo seria pela falta de tempo no momento para gerir e acompanhar mais uma nova carteira, mesmo, no exterior.

1 curtida

Tava a espera disso…excelente

1 curtida

Atualmente estou com a seguinte composição:

Nome %
Caixa 3%
Ouro 23%
Irani 14%
BRF 11%
Hypera 10%
Pardini 10%
Bradesco 9%
Porto Seguro 9%
BB Seg. 7%
Banrisul 3%

Sobre esse montante, tenho um pequeno passivo de (1,3%) em termos, que devo ampliar para (2,0%), não mais. A partir do próximo mês, passo a contar com um aporte de 0,83% a.m. no patamar atual. Tenho pensado em ir para uma BDR, não mudaria radicalmente o perfil do portfolio, mas acrescentaria uma posição de cerca de 10% no exterior, porém estou esperando o dólar baixar um pouco, quem sabe. Isso na esteira do risco político para 2022. Mas o que vocês tem feito e planejado? Como está a carteira de ações de vocês e quais as suas idéias a respeito?

17 curtidas

Fiquei curioso com sua posição em ouro… bem maior do que a gente costuma ver por aqui.

Eu tenho uma carteira de ações com um número um pouco maior de ações, mas estou casa vez mais tentado a migrar para etfs lá fora uma parte ou mesmo um bdr de etfs. Isso porque apesar de eu gostar realmente de ver as apresentações das empresas e entender como elas funcionam, estou cada vez com menos tempo de acompanhar e quanto mais de tentar fazer um valuation.

Tinha colocado como meta ter 40% do portifólio em dólar, mas coloquei um aumento escalonado do % na minha planilha de alocação em relação ao que eu tinha. O que aconteceu é que com o aumento do dólar no ano passado meus aportes foram todos aqui no Brasil.

2 curtidas

40% é um patamar sólido em dólar, lembro o @cadu mencionar 50%, mas eu conseguiria ir para 30% em 1 ano e talvez 40% em 2. Acredito que a longo prazo 40-50% seria uma boa meta para mim. Se ir tudo para o escambau, sei que as empresas aguentam mas os preços cairiam vertiginosamente, essa dolarização é um pára-quedas. Você tem pego ETFs lá fora e feito stock picking aqui?

eu tinha uns 20% em 2019, quando decidi ter 40%. Só que pra evitar comprar tudo com o dólar “caro” que estava na época (4,20) fiz minha planilha ir aumentando a exposição de forma que se o dólar continuasse igual meus aportes fossem indo pra fora…

Isso, ETFs lá fora e ações aqui… principalmente porque com tempo limitado vale a pena concentrar onde imagino que o retorno vá ser maior e onde eu já conheço as empresas.

A carteira de ETF é liberadora. Nos últimos meses só abri a conta da avenue pra pegar o informe do IR ou reinvestir algum dividendo. E o número de opções, mesmo pra uma corretora não tão grande, como a Avenue, é enorme.

2 curtidas

Como explicar isso. Melhor abrir uma conta lá fora …

O dólar. O primeiro considera a variação em dólar, o segundo não.

7 curtidas

Sigo firme com meu humilde projeto amador de investimentos.

31 curtidas

@tfreitas88

Parabéns pela iniciativa e coragem de mostrar sua evolução patrimonial e seus aportes.

O segredo da evolução realmente está na constância dos aportes e, é claro, na evolução destes. Com certeza você está no caminho certo!

Concordo totalmente com você que não é nenhuma vergonha aportar no fracionário, vergonha seria não investir quando se tem condições para tal e ficar gastando dinheiro com coisas desnecessárias. Eu mesmo estaria bem melhor hoje se tivesse feito isto anteriormente…

Espero que sua maneira de investir sirva de exemplo para muitas pessoas! :chart_with_upwards_trend: :clap:

17 curtidas

Parabéns pelo projeto!!! Você está no caminho certo, independente de aportar no fracionário, esse é o caminho. Você é um dos poucos que define parte do orçamento para investir, a grande maioria mal consegue pagar as dívidas…

Eu demorei muito tempo pra investir, pois imaginava que precisaria de muito dinheiro para isso. Imagina aí quanto tempo deixei passar… Comecei a investir apenas em 2019 e os dividendos recebidos nesse mês (o maior em valor desde que iniciei nos investimentos) me deram uma sensação semelhante a sua…Vamos em frente!!!

4 curtidas